O brasileiro gosta de usar o celular e pode ser considerado um consumidor experiente no assunto: quase dois terços deles (70%) tiveram quatro ou mais smartphones ao longo da vida e apenas 5% são proprietários de primeira viagem. Esta é a constatação da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – O brasileiro e seu smartphone, que consultou 2.067 brasileiros que acessam a Internet e que possuem um celular, entre os dias 17 e 24 de maio de 2024.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
A pesquisa apurou também que quase um terço (30%) troca de aparelho a cada dois anos e 28% faz a troca a cada três anos. Um terço (33%) espera quatro anos ou mais para fazer a troca e uma minoria (7%) tem um celular novo a cada ano.
e-commerce lidera na preferência dos brasileiros: praticamente a metade (49%) da atual base de smartphones no Brasil foi adquirida em lojas online, enquanto 45% em lojas físicas e 6% diretamente de outras pessoas. Nas compras online, 49% dos pedidos foram a sites ou apps de redes varejistas e 43% em marketplaces.
Desejo de compra cai em 12 meses
A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – O brasileiro e seu smartphone também quis saber se o brasileiro tem plano para trocar de aparelho nos próximos 12 meses e apurou que caiu de 53% para 48% a proporção de brasileiros que pretendem comprar um aparelho novo e que subiu de 25% para 29% a proporção que não pretende fazer a troca “porque não precisa”.
Para aqueles que desejam a troca, a característica mais importante para os homens é a capacidade de processamento do aparelho, apontada por 34%. Para as mulheres é a memória do dispositivo que é o que vale mais, para 29% delas.
Smartphone velho guardado em casa
A maioria (63%) possui ao menos um smartphone velho guardado, que ainda funciona, um hábito que independe de classe social: 66% nas A e B, 64% na C e 61% na D e E. Na média, o brasileiro tem 1,7 aparelho antigo guardado.
Quase a metade dos brasileiros (48%) já vendeu um smartphone usado, uma prática mais comum entre os jovens de 16 a 29 anos, onde 56% afirmam terem vendido um aparelho usado. Na faixa de 30 a 49 anos, a proporção cai para 50% e no grupo de 50 anos ou mais, apenas 37% já venderam.
O smartphone velho descartado como lixo eletrônico é considerado por 25% dos brasileiros, e o percentual chega a 45% nas classes A e B.
Uma conclusão que se destaca nesta pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – “O brasileiro e seu smartphone” é que, ao mesmo tempo em que vai se tornando um usuário mais maduro de smartphone, o brasileiro prolonga o tempo de vida de seu aparelho atual, provavelmente porque a cada troca investe em um aparelho melhor.
Outras descobertas da pesquisa podem ser conhecidas no relatório completo que pode ser baixado gratuitamente AQUI.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Rafael Oliveira
Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.