IA do WhatsApp: mesmo sendo uma ferramenta transformadora, empresas precisam se atentar às regulamentações a favor da privacidade

Não se fala em outra coisa senão a exclusão do Brasil no mais recente lançamento da Meta: a plataforma de inteligência artificial (IA). Sem acesso à Meta IA, os brasileiros não conseguirão utilizar os recursos do chatbot e dos serviços de geração de imagem dentro das redes sociais da gigante, Instagram, Facebook e o tão utilizado WhatsApp.

O fator determinante dessa tomada de decisão? As “incertezas regulatórias locais” e o impasse entre a Meta e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). 

Após expectativas geradas com a novidade, a frustração recai entre aqueles que fizeram planos para testar a nova funcionalidade em suas estratégias de negócio. 

Para se ter uma ideia, somente no WhatsApp, cerca de 95% dos brasileiros que utilizam internet e estão entre 16 e 64 anos fazem uso da ferramenta, segundo dados da We Are Social e Meltwater de 2023. Isso representa quase 170 milhões de pessoas. Não à toa, muitas empresas optam por se comunicar com seus clientes por meio da plataforma e qualquer mudança atrelada a ela gera uma nova movimentação e transformação estratégica. 

Clique e saiba mais.

Mas como nem tudo são flores, ou facilitado com um chatbot, a preocupação com o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) alcança não só empresas como a Meta, mas qualquer outra instituição que trabalhe com dados e utilize as ferramentas da gigante tecnológica. 

Dessa forma, o olhar de quem já almeja uma atualização no aplicativo de mensagens precisa estar em outro lugar. “A tecnologia do Google atende aos requisitos da União Europeia, mas a multimodal da Apple e da Meta enfrenta retenções por questões de privacidade. Reguladores e grandes empresas oferecem aos usuários duas escolhas: pagar ou consentir. Empresas devem focar na coleta de dados first-party para se preparar de forma ética e responsável para qualquer ambiente regulatório. Possuir dados próprios permite que as empresas boicotem grandes plataformas e construam suas próprias experiências de cliente”, diz Paulo Carvalho, Líder de Prática do departamento de IA da Lima Consulting Group (LCG).

Na visão do executivo, qualquer pessoa responsável por criar uma experiência digital precisa estar atenta às mudanças no cenário tecnológico e regulatório. “Coletar dados sobre seus clientes é essencial para empresas que desejam construir experiências de cliente personalizadas e independentes, sem depender das grandes tecnologias,” conclui.

Anderson Paulucci, CDO e Co-founder da triggo.ai, também indica que o uso de IA em aplicativos de mensagens como o WhatsApp deve priorizar a privacidade das conversas e a transparência nas informações coletadas de cada usuário. “Informando claramente quais dados são coletados e fornecendo a opção de opt-out caso o usuário não concorde com a coleta. Também é crucial adotar práticas rigorosas de minimização de dados, coletando somente as informações indispensáveis para o funcionamento da IA, isso inclui limitar a coleta de informações pessoais, utilizar técnicas de anonimização para proteger a identidade dos usuários e armazenar dados de forma segura por um período limitado”, afirma. 

Ele ainda reforça que é fundamental que a IA seja treinada de maneira ética e inclusiva, considerando a diversidade dos usuários e evitando vieses discriminatórios. “Implementar essas medidas são cruciais para que o uso da IA seja ético e respeite a privacidade dos usuários”, explica.

Clique e saiba mais.

No entanto, apesar de a visão para a regulamentação e para a privacidade do usuário ser uma prioridade, essa é uma ferramenta poderosa e precisa ser acompanhada, segundo reforça Henrique Flôres, co-fundador e gerente da Contraktor.

“Integrar o WhatsApp com inteligência artificial está transformando o futuro dos chatbots. Essa integração permite uma comunicação mais natural com os clientes, eliminando a necessidade de árvores lógicas complexas. Além de melhorar o atendimento, o WhatsApp está se tornando uma ferramenta transacional poderosa, facilitando meios de pagamento diretamente no aplicativo. Isso torna o processo mais eficiente e conveniente tanto para empresas quanto para consumidores”. 

Dessa forma, cabe às empresas estruturarem seus processos de proteção de dados e estarem por dentro das novidades a fim de não se comprometerem com problemas futuros, ao mesmo tempo em que se modernizam e aproveitam ao máximo os recursos das novas tecnologias.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!