A Cloudera, a única plataforma verdadeiramente híbrida para dados, análises e IA, anuncia que alcançou o Nível 1 de conformidade com o Padrão de Segurança de Dados (DSS – sigla em inglês) da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI – sigla em inglês) para provedores de serviços. Essa certificação demonstra o compromisso da Cloudera com a segurança cibernética e a conformidade em sua missão de ajudar as instituições financeiras a desbloquear o valor comercial da IA. Com esse marco, a Plataforma como Serviço (PaaS – sigla em inglês) e a Nuvem Privada (PVC – sigla em inglês) da Cloudera estão em conformidade com o PCI DSS v4.0, a mais nova versão principal da estrutura.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Os padrões do PCI DSS definem controles e processos de segurança rigorosos para entidades envolvidas no ecossistema de pagamentos, bem como requisitos para desenvolvedores e provedores de soluções para criar e gerenciar com segurança dispositivos de pagamento, software e soluções para o setor de pagamentos.
Já que o crescimento do comércio eletrônico aumentou rapidamente o volume de dados gerenciados pelas instituições financeiras, a necessidade de proteger esses dados também cresceu. De acordo com o Relatório de Estabilidade Financeira Global de 2024, do Fundo Monetário Internacional, o setor financeiro é alvo de um quinto de todos os ataques cibernéticos, e esse risco é, em grande parte, impulsionado por sua dependência de provedores de TI terceirizados. A certificação com os mais recentes padrões de segurança para o PCI é uma prova da capacidade da Cloudera de se adaptar rapidamente aos mais recentes requisitos de segurança do setor financeiro, onde as ameaças estão em constante evolução e se tornando mais sofisticadas.
A IA também transformou o setor financeiro nos últimos anos, com instituições da área adotando assistentes virtuais, criando dados sintéticos para treinamento de modelos, gerando relatórios de pesquisa e resumos de investimentos, e aproveitando o aprendizado de máquina para detecção de fraudes. Como fornecedora de oito dos dez maiores bancos globais, a Cloudera ajuda as instituições financeiras a aproveitarem o poder da IA e da IA generativa enquanto navegam pelos riscos associados, fornecendo um ambiente seguro para gerenciar os grandes volumes de dados necessários para treinar modelos de IA.
“O setor de serviços financeiros está passando por uma transformação digital significativa, e a capacidade de trabalhar com provedores de soluções terceirizados confiáveis é fundamental para o sucesso”, afirma o analista do setor, Sanjeev Mohan. “As instituições financeiras podem ver a conformidade com estruturas rigorosas, como o PCI DSS 4.0, como um indicador de que o parceiro com o qual estão escolhendo trabalhar é aquele que pode navegar com segurança pelas complexidades de seus dados e prosperar neste futuro movido a IA.”
“A conquista dessa certificação pela Cloudera é uma prova de nosso compromisso com nossos clientes do setor financeiro”, ressalta Natalia Belaya, diretora de segurança da informação da Cloudera. “Nós nos esforçamos para fornecer e manter uma plataforma segura e confiável para apoiar nossos clientes com iniciativas de dados em evolução e capacitá-los a desbloquear maior valor da IA.”
Para saber mais sobre as certificações de conformidade da Cloudera e o compromisso da empresa com a segurança cibernética, visite o Cloudera Trust Center.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.