Um juiz no Brasil bloqueou as contas bancárias da Starlink no país em meio a uma disputa crescente com a X. A medida foi tomada enquanto o mesmo juiz do Supremo Tribunal Federal ameaçou encerrar as operações da X no Brasil, como uma resposta direta à batalha legal em andamento com a empresa de mídia social, conforme relatado pela Reuters.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
O proprietário da X, Elon Musk, vem se desentendendo há meses com o juiz do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, devido a exigências para bloquear certas contas no país. A empresa encerrou suas operações no Brasil no início deste mês em decorrência das ordens judiciais, as quais a X caracterizou como “ordens de censura”.
Agora, Moraes aparentemente está tentando usar uma das outras empresas de Musk, a Starlink, pertencente à SpaceX, como uma tentativa de fazer com que a X cumpra a ordem judicial. “Esta ordem é baseada em uma determinação infundada de que a Starlink deve ser responsável pelas multas impostas de forma inconstitucional contra a X”, escreveu a Starlink em uma declaração na X. “Foi emitida em segredo e sem garantir à Starlink qualquer dos direitos processuais assegurados pela Constituição do Brasil. Pretendemos abordar a questão legalmente.”
Moraes também ameaçou encerrar completamente as operações da X no país. Na quarta-feira, o juiz afirmou que a X seria fechada no Brasil se não nomeasse um representante legal no país. A X afirmou em uma atualização na quinta-feira, logo após o prazo determinado, que “em breve” espera que Moraes ordene o encerramento das operações.
“Não estamos insistindo que outros países tenham as mesmas leis de liberdade de expressão que os Estados Unidos”, escreveu a empresa em um comunicado publicado em inglês e português. “A questão fundamental aqui é que o juiz de Moraes exige que violemos as próprias leis do Brasil. Simplesmente não faremos isso.” A empresa afirmou que planeja publicar as “demandas ilegais de Moraes e todos os documentos judiciais relacionados” nos próximos dias.
Fonte: Engadget
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.