O WhatsApp, o aplicativo de mensagens criptografadas mais popular do mundo, com mais de dois bilhões de usuários, permite que as pessoas troquem fotos e vídeos que desaparecem logo após serem abertos.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
No entanto, um bug na implementação do recurso “Ver Uma Vez” em sua versão web permite que qualquer destinatário mal-intencionado exiba e salve a foto ou o vídeo, que deveria sumir imediatamente após ser visualizado.
O recurso “Ver Uma Vez” foi projetado para funcionar apenas nos aplicativos móveis do WhatsApp para Android e iOS. O WhatsApp lançou essa funcionalidade em 2021.
Normalmente, quando um usuário recebe uma foto ou vídeo “Ver Uma Vez” enquanto utiliza o aplicativo de desktop ou a versão web, ele verá um aviso informando que a mídia só pode ser aberta no celular.
Como proteção adicional de privacidade, o WhatsApp impede que os usuários façam capturas de tela ou gravações de vídeos dos conteúdos “Ver Uma Vez” em seus aplicativos Android e iOS.
Tal Be’ery, um pesquisador de segurança que tem estudado questões de privacidade no WhatsApp há vários meses, descobriu recentemente o bug. Na segunda-feira, Be’ery publicou um post em seu blog detalhando suas descobertas.
“A única coisa pior do que não ter privacidade é a falsa sensação de privacidade, na qual os usuários são levados a acreditar que certas formas de comunicação são privadas, quando na verdade não são”, disse Be’ery, CTO e cofundador da carteira de criptomoedas Zengo, em seu post no blog. “Atualmente, o recurso ‘Ver Uma Vez’ do WhatsApp é uma forma grosseira de falsa privacidade e deve ser completamente corrigido ou abandonado”, escreveu Be’ery.
Be’ery reportou o bug à Meta, empresa controladora do WhatsApp, através de sua plataforma oficial de recompensas por bugs, no dia 26 de agosto. e dias após Be’ery ter enviado seu relatório de bug, o porta-voz do WhatsApp, Zade Alsawah, enviou uma declaração:
“Já estamos no processo de implementar atualizações para o recurso Ver Uma Vez na versão web. Continuamos a encorajar os usuários a enviar mensagens com esse recurso apenas para pessoas que conhecem e confiam.”
Be’ery não foi o primeiro a descobrir esse bug. Be’ery e o site TechCrunch encontraram postagens promovendo várias extensões de navegador que facilitam o processo de burlar o recurso “Ver Uma Vez” ao utilizar o WhatsApp na versão web. O site também encontrou discussões ativas nas redes sociais sobre como contornar o recurso. Até o momento WhatsApp não forneceu um prazo para a conclusão das atualizações do recurso Ver Uma Vez.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.