Sony anuncia o PS5 Pro de $700 com GPU maior, ray tracing avançado e upscaling com IA

O PS5 Pro é oficial. Após meses de vazamentos, a Sony anunciou uma versão mais poderosa do console PS5 durante uma apresentação técnica especial. Mark Cerny, o principal arquiteto do PS5, afirmou que o PS5 Pro melhora o console original em três áreas principais: uma GPU maior, ray tracing avançado e um upscaling personalizado movido por IA.

O PS5 Pro será lançado em 7 de novembro, com preço de $699,99, e tem uma aparência semelhante à versão slim do PS5 — exatamente como os vazamentos recentes sugeriram. Ele possui três listras ao lado e não vem com um drive de disco. Será possível adquirir um drive de disco Blu-ray 4K separadamente, além de capas opcionais para o console.

“É o console mais poderoso que já construímos”, disse Cerny. As melhorias no hardware resultarão em um tempo de renderização 45% mais rápido, de acordo com ele, o que deve melhorar o nível de detalhe em certos jogos e a taxa de quadros. Um dos principais objetivos do PS5 Pro é permitir que os jogadores não precisem escolher entre modos de desempenho e fidelidade gráfica. “Os jogadores escolhem desempenho cerca de três quartos das vezes”, afirmou Cerny.

A Sony atualizou a GPU do PS5 Pro com 67% mais unidades de processamento do que o atual PS5, além de uma memória 28% mais rápida. Tudo isso contribui para o aumento de 45% na renderização dos jogos e na capacidade de melhorar a taxa de quadros sem sacrificar a qualidade visual.

Esse poder extra também deve melhorar os jogos com ray tracing, e a Sony sugere que os desenvolvedores poderão permitir que “os raios sejam gerados ao dobro, e às vezes ao triplo, da velocidade do console PS5 atual”.

O PS5 Pro também inclui o novo recurso da Sony de upscaling movido por IA, chamado PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que é semelhante ao DLSS da Nvidia ou ao FSR da AMD, para melhorar a taxa de quadros e a qualidade da imagem dos jogos. Esse upscaling PSSR substitui as implementações de antialiasing temporal ou upsampling existentes dos jogos.

Cerny demonstrou brevemente alguns jogos rodando no PS5 Pro, incluindo The Last of Us Part II com mais detalhes enquanto ainda almeja 60fps, em vez dos 30fps do modo de fidelidade no PS5. A meta da Sony de gráficos semelhantes à fidelidade com taxas de quadros de desempenho estará disponível em jogos como Spider-Man 2 e Ratchet & Clank: Rift Apart.

A Sony também está incluindo uma opção chamada “Game Boost” no PS5 Pro, que será aplicada a mais de 8.500 jogos retrocompatíveis de PS4. “Esse recurso pode estabilizar ou melhorar o desempenho de jogos compatíveis do PS4 e PS5”, disse Hideaki Nishino, CEO do grupo de negócios de plataforma da Sony Interactive Entertainment. “A qualidade de imagem aprimorada para jogos de PS4 também está disponível para melhorar a resolução em jogos selecionados.”

O PS5 Pro também suportará conectividade Wi-Fi 7, VRR e resoluções 8K. Segundo Scott Stein, do CNET, que testou o console antecipadamente, ele agora vem com um SSD maior de 2TB e substitui uma de suas portas USB-A traseiras por uma porta USB-C extra. Ele também continua a incluir um slot SSD extra para expansão.

Os jogos precisarão de atualizações para tirar proveito de alguns dos recursos do PS5 Pro, e a Sony diz que os desenvolvedores estão preparando atualizações de software gratuitas para títulos existentes, que serão rotulados como “PS5 Pro Enhanced” — até 50 deles até o lançamento em 7 de novembro, de acordo com o CNET.

Os primeiros jogos PS5 Pro Enhanced incluirão Alan Wake 2, Assassin’s Creed Shadows, Demon’s Souls, Dragon’s Dogma 2, Final Fantasy 7 Rebirth, Gran Turismo 7, Hogwarts Legacy, Horizon Forbidden West, Marvel’s Spider-Man 2, Ratchet & Clank: Rift Apart, The Crew Motorfest, The First Descendant e The Last of Us Part II Remastered.

Dessa lista inicial, a maioria dos títulos deve apresentar resolução 4K e taxa de quadros de 60fps, mas o CNET também teve a oportunidade de experimentar Gran Turismo 7 em um novo modo 8K e um modo de ray tracing em 4K. Segundo informações, os desenvolvedores também podem adicionar iluminação volumétrica ou até mesmo mostrar mais personagens no fundo de uma cena.

O PS5 Pro também será compatível com o headset PlayStation VR2 — e Cerny disse ao CNET que eventualmente ele suportará jogos com resolução mais alta —, o console portátil PlayStation Portal e os controladores PS5 existentes. A Sony afirma que não mudará a interface do usuário nem os serviços de rede do PS5 Pro, que serão idênticos aos do console atual.

As pré-vendas do PS5 Pro começam em 26 de setembro, antes do lançamento nas lojas em 7 de novembro.

Fonte: The Verge

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!