Qualcomm quer comprar a Intel

O The Wall Street Journal noticiou que a Intel foi abordada pela gigante de chips Qualcomm sobre uma possível aquisição. Embora o negócio seja descrito como “longe de ser certo”, segundo fontes anônimas do jornal, representaria uma queda significativa para a Intel, que já foi a empresa de chips mais valiosa do mundo, baseada principalmente na sua tecnologia de processadores x86, que durante anos superou os chips Arm da Qualcomm fora do mercado de smartphones.

Essa transação também seria um grande triunfo para a Qualcomm, que voltou ao mercado de processadores para desktops este ano, como parte da estratégia de PCs com IA da Microsoft, após anos de domínio nos processadores móveis.

Enquanto isso, a Intel está, sem dúvida, em sua posição mais fraca em anos embora muitos de seus negócios ainda sejam lucrativos, a empresa anunciou cortes substanciais, mudanças de estratégia e uma redução de mais de 15% em sua força de trabalho em agosto, após registrar uma perda de US$ 1,6 bilhão.

Na época, o CEO da Intel, Pat Gelsinger, disse que a empresa interromperia todo trabalho não essencial e, desde então, anunciou que irá desmembrar sua unidade de fabricação de chips, uma parte da empresa que ela sempre havia exaltado como um diferencial em relação à rival AMD e aos muitos fabricantes de chips fabless que dependem de entidades como a TSMC, de Taiwan, para produzir todo o seu silício.

Recentemente, a Intel também teve que recorrer parcialmente à TSMC para produzir seus chips mais avançados, enquanto continua a reconstruir seus próprios esforços de fabricação (cujos custos são responsáveis pela maior parte das recentes perdas da Intel). E seu próprio processo de fabricação 18A supostamente enfrentou alguns problemas recentemente.

Embora a principal rival da Intel, a AMD, também tenha enfrentado dificuldades ao longo dos anos e tenha lutado para se recuperar, os jogadores de videogame apoiaram a AMD em cada etapa do caminho. Com exceção do Nintendo Switch, cujos processadores são fabricados pela Nvidia, todos os principais consoles de jogos da última década contam com um chip AMD e a Intel supostamente perdeu a chance de mudar isso com o futuro PlayStation 6.

A Intel também perdeu recentemente a confiança de alguns jogadores de PC, após duas gerações de seus chips principais terem sido vulneráveis a falhas incomuns, embora a empresa tenha concordado em estender as garantias por vários anos e tenha emitido atualizações que podem prevenir danos.

Muitos dos problemas da Intel estão relacionados à liderança em silício, e não apenas à fabricação ou aos lucros a empresa ainda não é um grande nome em chips para servidores de IA, onde a Nvidia domina, e nem mesmo um jogador pequeno notável, como a AMD. Até mesmo suas tentativas de produzir suas próprias GPUs para jogadores e criadores ainda não impressionaram.

E embora Qualcomm, AMD e Apple ainda sejam jogadores menores em laptops, a Intel já reformulou duas vezes como fabrica seus chips principais para laptops, a fim de combater a crescente ameaça das vantagens aparentes de seus rivais em duração de bateria e gráficos integrados. Estamos esperando para ver se seus novos chips Lunar Lake terão sucesso em outubro e nos próximos meses.

Fonte: TheVerge

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!