Na quarta-feira, 2 de outubro de 2024, os brasileiros terão a chance de presenciar um dos fenômenos astronômicos mais aguardados do ano: o eclipse solar anular, conhecido como “anel de fogo”. Esse efeito ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, mas por estar mais distante, não consegue cobrir completamente o disco solar, resultando em um anel brilhante ao redor.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
O fenômeno será parcialmente visível em várias regiões do Brasil, com destaque para os estados do Sudeste e Centro-Oeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Especialistas recomendam que os observadores busquem locais com vista desobstruída para o oeste, pois o eclipse ocorrerá próximo ao pôr do sol. Para assistir de forma segura, é importante utilizar equipamentos de proteção para os olhos, como óculos especiais para eclipses ou filtros solares adequados.
Este será o único eclipse anular visível no Brasil nos próximos anos. Quem perder o evento terá que esperar até fevereiro de 2027 para presenciar outro eclipse do tipo, que será visível em partes do sul da África.
Para quem não estiver em uma área favorável ou preferir acompanhar o fenômeno de maneira segura, o Observatório Nacional, em parceria com o projeto “Céu em sua Casa” e o portal Time And Date, fará uma transmissão ao vivo em seu canal do YouTube a partir das 12h30, permitindo que o público acompanhe cada momento do espetáculo.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.