SpaceX suspende lançamentos após problema com Falcon 9 em missão tripulada

Um foguete Falcon 9 lança a missão de astronautas Crew-9 da SpaceX para a Estação Espacial Internacional em 28 de setembro de 2024. (Crédito da imagem: SpaceX)

A SpaceX suspendeu temporariamente os lançamentos do foguete Falcon 9 após um problema ocorrido durante a missão tripulada Crew-9, que transportava astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). O incidente ocorreu no último sábado (28), quando, após o lançamento bem-sucedido dos tripulantes, o segundo estágio do foguete não conseguiu pousar na área-alvo no oceano, embora tenha retornado com segurança.

O Falcon 9 é amplamente considerado um dos foguetes mais confiáveis da SpaceX, com uma baixa taxa de falhas. Entretanto, nos últimos meses, alguns problemas isolados têm chamado atenção. A SpaceX informou que o segundo estágio sofreu uma “queima de desorbitação fora do nominal”, levando a um pouso fora do local planejado. A empresa suspendeu temporariamente o uso do Falcon 9 para investigar a causa do erro e garantiu que os lançamentos serão retomados assim que o problema for compreendido.

Histórico de falhas recentes

Este não foi o primeiro contratempo enfrentado pela SpaceX com o Falcon 9. Em julho, o segundo estágio apresentou um problema similar, quando não completou a segunda queima e deixou os satélites em órbitas mais baixas do que o previsto. Uma investigação foi realizada e o problema corrigido, permitindo a retomada dos lançamentos após duas semanas. Já em agosto, o primeiro estágio do foguete falhou ao tentar pousar, embora a missão tenha sido bem-sucedida. Naquela ocasião, o intervalo para correção foi de apenas três dias.

Os membros da missão SpaceX Crew-9: Nick Hague, astronauta da NASA (comandante), e Aleksandr Gorbunov, cosmonauta da Roscosmos (especialista da missão), posando para o retrato oficial da tripulação no Centro Espacial Johnson, em Houston. Crédito da foto: NASA / Josh Valcarel

Lançamento da missão Crew-9

Apesar do contratempo com o segundo estágio, o lançamento dos astronautas da missão Crew-9 para a ISS foi concluído com sucesso. O foguete decolou do Complexo de Lançamento Espacial-40, em Cabo Canaveral, na Flórida, no sábado (28), às 14h17 (horário de Brasília). A Crew-9 levou o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta da Roscosmos Aleksandr Gorbunov, ambos encarregados de conduzir pesquisas científicas e caminhadas espaciais na ISS.

Além disso, um dos principais objetivos da missão é o retorno dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, que estão na ISS há mais de 100 dias. Eles devem retornar à Terra em fevereiro de 2025.

Próximos passos

A SpaceX continua monitorando o progresso da Crew-9, cuja chegada à ISS está prevista para este domingo (29), após uma viagem de 28 horas. A empresa permanece focada em investigar o incidente mais recente, destacando seu compromisso com a segurança e confiabilidade das missões.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!