A onda de calor prevista para o mês de setembro já impactou significativamente o comportamento dos consumidores no e-commerce. Segundo dados da plataforma Cuponomia, especializada em cupons de desconto e cashback, a busca por aparelhos de ar-condicionado aumentou 177% nas últimas quatro semanas. A procura por ventiladores também registrou crescimento, com alta de 63% no mesmo período.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
“Comprar esses itens online oferece vantagens como a comparação de preços, promoções e o cashback, que permite ao consumidor economizar ainda mais”, destaca Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia. “A praticidade das compras digitais garante que os consumidores encontrem as melhores ofertas sem sair de casa, o que é essencial em momentos de alta demanda como o atual”, completa Zeredo.
Esse movimento está diretamente relacionado ao aumento das temperaturas, uma tendência já prevista para o Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o mês de setembro de 2023 foi marcado por temperaturas superiores à média histórica em várias regiões, exacerbando a busca por soluções de climatização, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde os termômetros passaram dos 40°C .
Além do impacto imediato no comportamento de compra, a educadora financeira Luciana Ikedo alerta para o aumento no consumo de energia e a importância de adotar medidas de economia. “O ar-condicionado deve ser utilizado de forma estratégica. Programá-lo para operar entre 23°C e 25°C já é suficiente para manter o ambiente confortável sem um gasto excessivo de energia. Manter portas e janelas fechadas também ajuda a evitar sobrecarga do equipamento”, recomenda Luciana.
Com o aumento nas compras de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, os consumidores devem considerar a eficiência energética como fator decisivo. A escolha por produtos com selos de excelência, por exemplo, pode significar uma economia de até 30% na conta de luz . Além disso, os consumidores que optam pelo e-commerce têm a chance de planejar suas aquisições com mais cautela, aproveitando promoções sazonais, o que contribui para a saúde financeira familiar.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Rafael Oliveira
Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.