A Embratel, marca da Claro para o segmento corporativo, estará no Futurecom 2024 apresentando seu amplo portfólio de soluções, desenvolvidas para levar negócios, nas mais diversas verticais, ao próximo nível. Para esta edição, o foco está nas demonstrações de aplicações que fazem uso de tecnologias emergentes como IA (Inteligência Artificial); ML (Machine Learning); Big Data; SD-WAN; SASE; e Redes Privativas LTE | 5G integradas à Nuvem, de forma segura, para habilitar inovações que exploram o potencial que essas tecnologias podem prover aos negócios e à sociedade.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Além da prática, executivos da Claro e Embratel também participarão de uma série de painéis, comentando sobre tendências e tópicos como 5G, Inteligência Artificial, Cloud, Satélites, Cibersegurança, Redes Privativas, Analytics e Cidades Inteligentes, entre outros temas, que devem influenciar a dinâmica de mercado nos próximos anos.
A programação está disponível no link. Entre as tecnologias apresentadas, Marcello Miguel, diretor-executivo de Marketing e Negócios da Embratel, destaca o grande potencial representado pelas redes privativas empresariais para impulsionar a inovação em diversos setores da economia. “Em função de sua alta capacidade, resiliência, disponibilidade, baixíssima latência, segurança e volume de coisas conectadas, nossa solução de redes privativas possibilita que aplicações críticas sejam implementadas com total eficiência, incluindo aquelas que fazem uso de IoT, automação e visão computacional, por exemplo”, afirma.
O executivo ressalta que a solução é uma moderna infraestrutura digital que atua no centro de ecossistemas tecnológicos de companhias e governos, habilitando e tornando possível a implementação de inovações para diversas áreas. “Estamos muito animados para mostrar na prática, durante o Futurecom, exemplos do que essa tecnologia é capaz de oferecer”, diz.
As redes privativas podem aumentar a eficiência e a segurança de processos diários, contribuindo para aprimorar as operações das empresas, nas áreas de produção, logística, manutenção e segurança, por exemplo. Sendo fundamentais para alavancar o processo de transformação digital e a aplicação de outras tecnologias emergentes com grande potencial para elevar a precisão, a eficiência e a rapidez de processos, quando aplicadas com outras tecnologias, como por exemplo, a Inteligência Artificial, que vem ganhando cada vez mais espaço e sendo utilizada para o processamento e análise de dados, viabilizando inclusive aplicações voltadas para Big Data.
“Em junho deste ano, anunciamos o lançamento do nosso Centro de Excelência Operacional em Inteligência Artificial (CeO-IA). Com essa nova frente de trabalho, ampliamos o nosso portfólio de soluções digitais baseadas em IA e estamos ainda mais preparados para escalar o desenvolvimento de soluções desse tipo e, em especial, de aplicações de IA Preditiva e GenAI (Inteligência Artificial Generativa)”, explica Miguel. “No Futurecom, queremos demonstrar algumas dessas utilizações e, especialmente, promover a adoção e o uso responsável de tecnologias da Inteligência Artificial para inovar, automatizando e personalizando os processos, gerando vantagens competitivas para as companhias e uma melhor experiência para os usuários”, afirma o executivo.
Durante o evento, os visitantes poderão acompanhar diversos exemplos de soluções envolvendo IA, Big Data, SD-WAN, SASE e Redes Privativas, que respondem a desafios complexos de negócio e têm potencial de levar empresas, governos e setores da sociedade a outros patamares em suas jornadas de transformação digital. As demonstrações serão realizadas no espaço Embratel Claro, localizado na rua F, estande 89.
Confira abaixo algumas das soluções que serão apresentadas no evento:
IA Client Flow – É a solução de IA Generativa (GenIA) da Embratel para a Análise de Contato. A aplicação da IA no Costumer Experience vai muito além do chatbot. Com a ferramenta de Speech Analytics, as empresas podem elevar seu conhecimento sobre as oportunidades de melhoria dos processos internos e das interações com seus clientes, seguindo uma estrutura data-driven que contempla: reconhecimento de contexto; análise de sentimento; e análise de intenção.
IA Otimiza App – Com modelo GPT como motor de IA, a solução baseada em IA Generativa busca aprimorar a experiência do cliente ao automatizar a avaliação das reviews postadas nas lojas de aplicativos (PlayStore e AppStore), assegurando uma significativa oportunidade para analisar o nível de satisfação dos usuários em relação aos serviços, ao aplicativo e também às próprias marcas. Por meio dos dados analisados, a ferramenta consegue fornecer informações de sentimentos mais diretas; acompanhamento de dados em dashboards; e sugestões de feedbacks para o usuário, apoiando o humano na elaboração das respostas.
IA Media Engage – Proposta focada em gerenciamento de direitos de imagem. A solução resolve os desafios existentes nos canais televisivos para organizar, de forma prática e eficaz, as imagens e vídeos que compõem seus acervos. A Embratel desenvolveu uma solução que, utilizando Inteligência Artificial para automatizar o processo de reconhecimento e detecção, oferece um ganho significativo de eficiência e precisão.
IA Insights – Plataforma que faz uso de IA Generativa para análise de dados. Por meio de assistentes virtuais, a solução efetua a leitura dinâmica de documentos e outras fontes de informações, simplificando processos do dia a dia. A partir de perguntas e respostas baseadas na IA Generativa, a ferramenta extrai e resume automaticamente dados e insights de qualquer documento, sendo capaz de, por exemplo, identificar cláusulas sensíveis em contratos.
IA Safety – Aplicação de IA como ferramenta de segurança de trabalho. A partir de uma câmera, a inteligência artificial consegue detectar a presença ou ausência EPIs -Equipamentos de Proteção Individual, sinalizando ocorrências de não uso, permitindo uma experiência interativa com os modelos de visão computacional.
IA Mentor – Em um exemplo prático de uso em IA conversacional, a solução permite a interação por voz para controlar um robô colaborativo e também receber por voz as ocorrências do robô. Nesta demonstração do potencial de interação homem-máquina, o robô responde a comandos e é capaz de executar diversas funções, como: movimentos; alteração de velocidade; e fabricação de produtos.
Lakeit – Plataforma de Big Data que simplifica a jornada de dados com foco em gerar inteligência e eficiência para o negócio. A solução permite correlacionar informações de outros times e sistemas de forma fácil e segura, criando um Data Lake as a Service, ferramenta fundamental para a adoção, em definitivo, de uma cultura de decisão orientada a dados.
Redes Privativas LTE e 5G – Representação da solução 5G adotada em portos, com visualização detalhada dos aspectos, funcionalidades e vantagens da solução implementada pela empresa, facilitando a compreensão de como a tecnologia funciona e os benefícios oferecidos.
Comunicações Avançadas – A era da hiperconectividade tem tornado o ambiente corporativo cada vez mais complexo. As redes de dados corporativos são a espinha dorsal das empresas modernas, permitindo a comunicação, a troca de dados e a execução de vários processos digitais em diferentes locais e plataformas. Essas redes são projetadas para oferecer suporte a uma ampla gama de atividades operacionais, administrativas e ou comerciais, conectando e integrando empresas, profissionais e parceiros, com aplicações desde comunicação básica por e-mail até análises complexas de dados e serviços de computação em nuvem. Não se trata apenas de infraestruturas de TI, mas ativos estratégicos que apoiam a eficiência operacional, a vantagem competitiva, a inovação e a segurança. À medida que a transformação digital continua a evoluir, o planeamento estratégico, o desenvolvimento e a gestão de redes corporativas continuarão a ser um foco crítico para as empresas que pretendem prosperar na era digital.
Este ambiente vem se transformando por décadas. No entanto, com a aceleração dos projetos de transformação digital nas empresas e em um mundo acelerado e altamente distribuído, as redes digitais tornaram-se essenciais para os negócios, alimentando tudo, desde as redes sociais e o comércio eletrônico até o mercado financeiro e os cuidados de saúde. Mas a crescente necessidade de velocidade, escalabilidade e segurança traz consigo um sério desafio: as organizações precisam de garantias que as suas redes podem oferecer o desempenho e a confiabilidade que tanto os clientes como os funcionários esperam. O tema será abordado em sua plena amplitude, levando também, em um ambiente virtual, simulações de uma rede SDWAN, com direcionamento automático de tráfego em caso de degradação de links WAN, bem como a integração com Segurança na Nuvem (SASE) e funcionalidades de gestão via Portal Web.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.