A Apple anunciou por meio de um comunicado à imprensa, um novo iPad Mini. Este é o primeiro upgrade do menor tablet da Apple desde 2021. O novo Mini começa a ser vendido a partir de US$ 499. Ele já está disponível para pré-venda e chegará às lojas na próxima quarta-feira.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
O novo Mini é, em sua essência, uma atualização de especificações: ele conta com um novo chip A17 Pro, que a Apple afirma ter uma CPU 30% mais rápida, uma GPU 25% mais rápida e um Neural Engine duas vezes mais rápido que o modelo anterior. O dispositivo também é compatível com o novo Apple Pencil Pro, o que é uma ótima adição para os artistas que usam o Mini, e vem com 128GB de armazenamento na versão base, em vez dos 64GB anteriores. (Esses modelos de IA precisam de todo o espaço que conseguem.) O chip Wi-Fi 6E é mais rápido, a porta USB-C é mais rápida, e tudo no iPad Mini é basicamente o mesmo de antes, só que mais rápido desta vez.
A única mudança real de design no novo Mini são as cores. A Apple adotou um estilo mais colorido em muitos de seus produtos este ano, e o Mini está disponível em novas cores roxa e azul. Nas fotos, elas parecem mais suaves do que vibrantes, então não espere as cores chamativas do novo iPhone 16.
O Mini da geração anterior passou por uma grande reformulação, com um novo design e uma porta USB-C, além de várias melhorias nas especificações. Dado que essa foi a primeira reformulação desde o Mini original em 2012, não é surpreendente que este Mini se pareça muito com o anterior. A grande atualização nas especificações também faz sentido: à medida que a Apple se dedica totalmente à IA e à Inteligência Apple, ela precisa de todo o poder que puder em praticamente todos os dispositivos de sua linha. A Apple também mencionou em seu comunicado que o novo dispositivo pode realizar ray tracing acelerado por hardware, o que deve melhorar a qualidade de alguns jogos de alto nível, mas essa é claramente uma atualização voltada para a IA.
A Apple atualizou o restante da linha de iPads no início deste ano, adicionando o chip M2 mais poderoso ao iPad Air, reformulando o iPad Pro e reduzindo o preço do modelo básico para US$ 349. O Mini, como aconteceu no passado, parecia ser o tablet que ficou de fora, o que levou algumas pessoas a questionar se a Apple realmente planejava continuar fabricando o Mini. Mas parece que a Apple está feliz em manter o Mini em um ritmo de atualização um pouco diferente do restante de seus tablets.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Leandro Lima
Graduado em tecnologia e design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.