No mês em que celebramos o Dia Mundial da Ciência e Tecnologia, o Instituto Verdescola reafirma o compromisso com a inclusão digital por meio de cursos de tecnologia da informação (TI) para a população da Vila Sahy, comunidade do litoral norte de São Paulo, gravemente afetada pelas chuvas de fevereiro de 2023. Em nosso país, de acordo com pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 57% dos usuários brasileiros não contam com acesso pleno à internet e, somente, 22% da população tem conexão estável e com amplo acesso.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Os cursos oferecidos em parceria com a SoulCode Academy, renomada Edtech brasileira, jovens em situação de vulnerabilidade estão encontrando novas oportunidades no universo da programação e desenvolvimento de jogos. A formação tem transformado a realidade de moradores da região, que aprendem desde a programação em 2D até o desenvolvimento de jogos em 3D.
O primeiro projeto com a Edtech se deu por meio de uma oficina de programação para jovens de 13 a 14 anos, atendidos na ONG, em 2023. A partir dessa experiência, o Instituto abriu suas portas para a comunidade com o curso de Programação Full Stack, formando 12 jovens que agora possuem habilidades para analisar informações e contribuir para o crescimento de empresas locais. O aluno José Lindemberg, que também é colaborador do Instituto, exemplificou o sucesso do curso ao desenvolver uma plataforma para facilitar processos de ações sociais promovidas pela ONG, como o Mutirão da Saúde, realizado anualmente, em parceria com o Ensino Einstein.
Ofertas do dia: os melhores smartphones Xiaomi com até 28%
Se você está em busca de um novo smartphone, não perca as ofertas incríveis de hoje! A Xiaomi, famosa por…
Nokia amplia parceria estratégica com a Microsoft para fortalecer infraestrutura
Em um movimento que reafirma sua posição de destaque no setor de tecnologia, a Nokia anunciou a extensão de um…
Caiu o preço do DualSense para a Black Friday da
Se você está esperando a chance de renovar ou expandir sua experiência com o PlayStation 5, a Amazon Brasil tem…
Black Friday na JBL tem descontos de até 40%
A Black Friday começou para a JBL com oportunidades únicas. A líder mundial do segmento de áudio preparou diversas promoções…
Infoblox Threat Intel identifica novos hackers de DNS ligados ao
A Infoblox Threat Intel lançou um relatório alarmante sobre ataques de sequestro de domínios, conhecidos como “Sitting Ducks”, destacando novos…
Google está trabalhando em um laptop Pixel, afirma relatório
O nome Pixel foi usado pela primeira vez pelo Google no Chromebook Pixel original em 2013. Embora a linha Chromebook…
Em 2024, o Instituto Verdescola deu um passo ainda mais inovador lançando o curso pioneiro de Programação em Games, que ensinou os alunos a programar em 2D na plataforma Unity, no primeiro semestre. O sucesso foi tão grande que a instituição ofereceu uma segunda etapa do curso, focando agora na produção de jogos em 3D.
Yuri Nogueira é um dos jovens selecionados para o curso de Programação em Games | Crédito: Instituto Verdescola
Yuri Rafael Nogueira dos Santos, de 22 anos, é um dos alunos que não deixou a oportunidade escapar. “Eu sempre fui apaixonado por videogames e tinha curiosidade de entender como as mecânicas dos jogos funcionavam. Quando vi a oportunidade de estudar isso mais a fundo, agarrei com todas as forças. Já tinha feito o curso de Full Stack, o que me deu a base necessária para seguir com a programação de jogos. Esse curso gratuito aqui na região é único. Meu objetivo é criar jogos que possam alcançar o maior número possível de pessoas, transmitindo mensagens por meio deles.”
Ana Luiza vê o curso como porta de entrada para o mundo da Tecnologia | Crédito: Instituto Verdescola
Já a Ana Luiza Barbosa da Silva, de apenas 16 anos, vê o curso como uma porta de entrada para o universo da tecnologia. “Eu não pretendo seguir na área de games profissionalmente, mas vejo a tecnologia como um campo vasto que quero explorar. A SoulCode é como um solo fértil, e estou plantando minha semente aqui. Eu vejo a estrutura do curso como muito motivadora, e já até envolvi minha irmã, que quer fazer o design dos meus jogos”, contou, entusiasmada, a jovem.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.