*Por Ricardo Maravalhas
Sancionada há seis anos, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sem dúvidas, representa um grande marco na forma como nós tratamos informações pessoais no Brasil, principalmente no setor varejista, um dos maiores da economia do país que representa uma fatia de 20% do PIB e emprega mais de 10,3 milhões de brasileiros.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Para as pequenas e médias empresas (PMEs), que representam 99% das empresas no país segundo o Ministério da Economia, essa legislação pode trazer desafios, mas também, ao mesmo tempo, oferece oportunidades valiosas que podem impulsionar o crescimento e a inovação.
Muitas dessas empresas carecem de recursos financeiros e expertise para implementar as mudanças necessárias em seus processos e sistemas dentro das conformidades da lei. Além disso, há ainda um longo caminho a ser percorrido, porque a falta de conhecimento sobre proteção de dados e a necessidade de criar políticas de compliance podem gerar insegurança e apreensão em relação a possíveis sanções.
Um outro obstáculo significativo é o custo de adequação, ainda mais quando o cenário econômico é desafiador por sofrer diversas oscilações ao longo do tempo. Contratação de profissionais especialistas que fazem revisão de práticas de coleta, armazenamento e tratamento de dados requer investimentos que podem ser desproporcionais para empresas menores.
Mas, ao mesmo tempo, a LGPD pode ser vista também como uma oportunidade para as PMEs se destacarem no mercado, porque ao se comprometerem com a proteção de dados, essas empresas podem conquistar a confiança dos consumidores. Felizmente, com as evoluções tecnológicas, há hoje empresas no ecossistema de startups e inovação que oferecem soluções personalizadas e democratizam a LGPD para empresas de todos os portes.
Nokia amplia parceria estratégica com a Microsoft para fortalecer infraestrutura
Em um movimento que reafirma sua posição de destaque no setor de tecnologia, a Nokia anunciou a extensão de um…
Caiu o preço do DualSense para a Black Friday da
Se você está esperando a chance de renovar ou expandir sua experiência com o PlayStation 5, a Amazon Brasil tem…
Black Friday na JBL tem descontos de até 40%
A Black Friday começou para a JBL com oportunidades únicas. A líder mundial do segmento de áudio preparou diversas promoções…
Infoblox Threat Intel identifica novos hackers de DNS ligados ao
A Infoblox Threat Intel lançou um relatório alarmante sobre ataques de sequestro de domínios, conhecidos como “Sitting Ducks”, destacando novos…
Google está trabalhando em um laptop Pixel, afirma relatório
O nome Pixel foi usado pela primeira vez pelo Google no Chromebook Pixel original em 2013. Embora a linha Chromebook…
TeamViewer integra sua nova ferramenta baseada em IA com Microsoft
A TeamViewer, fornecedora líder global de soluções de conectividade remota e digitalização de ambientes de trabalho, anuncia na edição 2024…
Com a privacidade sendo cada vez mais valorizada, as empresas que mostram transparência e responsabilidade no tratamento das informações podem ter maiores índices de fidelização, além de uma recuperação positiva perante ao mercado. O compliance, portanto, não é apenas uma obrigação, mas, uma oportunidade de se construir relacionamentos mais sólidos com os clientes.
A necessidade de se adaptar à LGPD também pode levar às PMEs a reavaliar e otimizar os processos internos, reestruturando não só a gestão de dados, como também abre portas para inovações e novos serviços que atendam melhor às expectativas dos consumidores que estão cada vez mais exigentes.
Por fim, a meu ver, embora a LGPD traga desafios significativos para as pequenas e médias empresas do setor varejista, ela também abre um grande leque de oportunidades. Cabe a essas organizações a capacidade de transformar essas exigências legais em um diferencial competitivo que pode ser a chave do sucesso em um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e com foco no consumidor. As PMEs que abraçam a LGPD não apenas evitam futuras penalidades, como também ajudam a promover um mercado mais justo, transparente e sustentável.
Ricardo Maravalhas é fundador e CEO da DPOnet, empresa com mais de 4.000 clientes, que nasceu com o propósito de democratizar, automatizar e simplificar a jornada de conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) por meio de uma plataforma SaaS completa de Gestão de Privacidade, Segurança e Governança de Dados, com serviço de DPO embarcado, atendimento de titulares, que utiliza o conceito de Business Process Outsourcing (BPO) e IA integrada (DPO Artificial Intelligence).
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.