

Em sua segunda edição, o Data & AI Forum, evento proprietário da Oracle, reuniu líderes, especialistas, entusiastas da tecnologia e clientes no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. O encontro destacou as mais recentes inovações em dados e inteligência artificial (IA) no Brasil e na América Latina, com soluções pioneiras projetadas para gerar valor e criar oportunidades de crescimento para as organizações. Além do potencial da IA em termos de produtividade e otimização de processos em diversos setores, o fórum também debateu os desafios na implementação.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Alexandre Maioral, CEO da Oracle no Brasil, abriu o evento abordando a importância da IA e da nuvem para escalar a transformação digital das empresas. Mas, para isso ser possível, segundo ele, também é necessário o investimento na formação de profissionais na área de IA – como é o caso do ONE, programa de educação e empregabilidade com objetivo social de capacitar pessoas em tecnologia e conectá-las com o mercado de trabalho. “Quando aplicada de forma correta e consistente, a IA pode ser um motor de crescimento e diferenciação do negócio”, disse o executivo.
Maioral ainda explicou que o Data & AI Forum é uma iniciativa que reforça o compromisso da empresa com a inovação e com o apoio aos clientes e demais parceiros. “Com a IA generativa da Oracle, as empresas podem aproveitar novos casos de uso, otimizar processos e acelerar a obtenção de insights, aumentando a produtividade e a eficiência com mais de 100 recursos de IA e mais de 50 agentes integrados em nossas soluções, com controle rigoroso sobre segurança e governança de dados”.
O evento também contou com a participação do economista Ricardo Amorim, que apresentou uma visão ampla sobre tendências econômicas globais, oportunidades no Brasil e o papel da tecnologia para impulsionar a produtividade em diversos setores.
Para Amorim, a expectativa é de um crescimento maior com a Inteligência Artificial (IA), e as organizações precisam entender como utilizar essas tecnologias para inovar e aumentar sua produtividade. Segundo a pesquisa Gartner Hype Cycle para Inteligência Artificial 2024, 59% das empresas entrevistadas estavam testando ou já utilizam IA em suas operações, em comparação a 19% no ano anterior.
Segundo Gabriel Vallejo, Vice-Presidente Sênior de Marketing de Operações para a Oracle América Latina, as empresas atualmente se dividem em três grupos em relação à adoção da IA: Disruptores, Construtores e Adopters. No primeiro, estão as organizações cujo modelo de negócio está baseado em AI; no segundo, estão aquelas que investem em equipes de IA internamente; e, no último, as que utilizam IA como serviço. Mas, para os três grupos, a integração e gestão de dados é essencial para gerar valor.
Transformação Digital e Realidade Mista: Georg Beyschlag, da TeamViewer, revela
Durante a Hannover Messe 2025 — o maior e mais influente evento global dedicado à tecnologia industrial — a TeamViewer…
Via Appia abre vaga para Coordenador de Infraestrutura
A Via Appia, está com processo seletivo aberto para a contratação de Coordenador de Infraestrutura para atuar em São Paulo….
RedMagic 10 Air chega em abril como o smartphone gamer
A RedMagic está prestes a lançar mais um dispositivo voltado ao público gamer. O RedMagic 10 Air chega no dia…
VibeSound desenvolve tecnologia que garante som sem distorções ou ruídos
Quem deseja uma experiência sonora diferenciada em casa, nas festas ou naquele esquenta com os amigos antes do fim de…
“Vivemos uma guerra silenciosa”: Geraldo Guazzelli, da NETSCOUT, comenta alta
Os ataques cibernéticos, especialmente os de negação de serviço distribuído (DDoS), deixaram de ser apenas ações criminosas isoladas e passaram…
App Day da Amazon oferece 15% de desconto em notebook
Nos dias 23 e 24 de abril, a Amazon realiza o App Day, uma promoção especial com ofertas exclusivas para…
Dessa forma, as organizações podem usufruir da Inteligência Artificial (IA), com agentes de IA, por exemplo, com modelos projetados para executar tarefas complexas de maneira eficiente, otimizando o uso de recursos. Eles interagem com o ambiente para coletar dados, identificar as etapas necessárias para atingir um objetivo e podem elaborar planos estratégicos, utilizar ferramentas e diversas fontes de dados. Além disso, possuem autonomia na tomada de decisões fundamentadas e de alta qualidade e são capazes de colaborar com outros agentes para realizar suas atividades de forma integrada.
A Inteligência Artificial Generativa será fundamental para a economia global e a transformação digital. Segundo dados da McKinsey & Company, a IA generativa irá aumentar o PIB global em US$ 4,4 Trilhões.
Entretanto, para Vallejo, o ponto central desse desenvolvimento tecnológico novamente são as pessoas. Segundo o executivo, é necessário que as organizações tenham a preocupação de engajar e treinar os seus funcionários para utilizarem as ferramentas da melhor maneira possível.
O evento contou com a presença de executivos de grandes empresas, profissionais de tecnologia e líderes de mercado que discutiram como a IA está redefinindo modelos de negócios em diversos setores, de forma a torná-los mais ágeis e competitivos.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.