IBM: dicas de cibersegurança para empresas durante o final de ano

Os últimos meses do ano representam uma boa oportunidade para as empresas alcançarem mais consumidores por meio de iniciativas focadas no comércio eletrônico, como a Black Friday, CyberDays e outras datas, incluindo o Natal. Segundo a FecomercioSP, no Brasil, o comércio eletrônico apresentou um crescimento significativo de 286,7% nos últimos sete anos, consolidando-se como um pilar fundamental da economia do País.

Mas é precisamente nesse período aquecido de compras e transações que os cibercriminosos também podem tentar tirar vantagens. Segundo a IBM, o Brasil continua sendo o principal alvo de ataques na América Latina, representando quase 68% dos incidentes apontados pela equipe IBM X-Force na região – que segue observando campanhas novas e melhoradas, focadas no comércio eletrônico.


Para proteger os negócios online durante as festas de fim de ano, aqui estão cinco recomendações da IBM para empresas:

Treine funcionários e clientes

Programas de educação contínua sobre potenciais ameaças cibernéticas ajudam mais pessoas a compreenderem a importância de senhas fortes e de uma boa higiene de segurança. Também permite que as empresas recebam informações sobre incidentes, como phishing, antes que se tornem ataques cibernéticos.

Proteja a superfície de ataque 

As vulnerabilidades podem ser encontradas tanto nas tecnologias que você precisa para que os negócios estejam em operação, quanto nos códigos QR que a companhia usa nas lojas para receber pagamentos. É fundamental realizar testes para identificar violações de segurança e ter planos de detecção e resposta.

Cuide a identidade de quem interage com sua organização. 

Em 2023, os cibercriminosos viram mais oportunidades de ‘fazer login’ com contas válidas do que hackear redes corporativas. A implementação de um sistema para a gestão de identidades e acessos, também conhecido como Identity Fabric, simplifica o gerenciamento de usuários e permite maior controle de acessos.

Proteja seus dados e os de seus clientes

 No Brasil, 47% das violações de dados envolveram informações armazenadas em múltiplos ambientes. Como não é possível proteger o que não se pode ver, é necessário que todas as empresas compreendam o panorama dos respectivos dados para protegê-los adequadamente.

Aproveite a inteligência sobre ameaças

 Conhecer e compreender as tendências das ameaças cibernéticas no setor ou região de atuação da companhia permitem que as empresas estejam um passo à frente para se protegerem e tomem medidas eficazes e baseadas em dados para prevenir, detectar ou responder a ataques cibernéticos mais rapidamente.

Dado o aumento das ciberameaças no Brasil e considerando que toda vez que há uma violação de dados a recuperação custa em média R$ 6,75 milhões para uma empresa, é essencial que medidas sólidas sejam tomadas para salvaguardar os negócios e proteger os clientes, agora. Esta é uma ótima maneira de proteger os interesses e a reputação, demonstrar comprometimento e construir confiança, não apenas durante as festas de fim de ano, mas também no futuro.

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Redação tecflow

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