
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou que a Apple suspenda imediatamente restrições relacionadas aos métodos de pagamento para compras em aplicativos, enquanto o órgão avança em uma investigação motivada por uma queixa do Mercado Livre, gigante latino-americano de comércio eletrônico.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
A Apple não comentou a decisão, e o Mercado Livre também não respondeu imediatamente às solicitações de declaração fora do horário comercial.
Entenda a disputa
A reclamação foi apresentada pelo Mercado Livre em 2022, tanto no Brasil quanto no México. A empresa acusou a Apple de impor restrições à distribuição de produtos digitais e compras em aplicativos, incluindo:
- Proibição de que aplicativos distribuam produtos e serviços digitais de terceiros, como filmes, músicas, videogames, livros e conteúdos escritos.
- Exigência de que desenvolvedores usem exclusivamente o sistema de pagamento da Apple para vendas dentro de aplicativos.
- Impedimento de redirecionar compradores para sites externos para finalizar transações.
BIGBOT, empresa brasileira, expande atuação global com autorização do Governo
A BIGBOT, empresa brasileira originária do Nordeste e especializada em trading e tecnologia financeira, acaba de dar um passo estratégico em…
Mais caro: YouTube Premium terá reajuste de preços no Brasil;
O Google anunciou hoje que o YouTube Premium ficará mais caro no Brasil. O reajuste de preços está sendo comunicado…
XP Inc. anuncia bootcamp de Inteligência Artificial e Engenharia de
A XP Inc., referência no mercado financeiro, anuncia o lançamento do Bootcamp XP: Cloud com Inteligência Artificial, um programa intensivo e…
Ransomware 3.0: a nova onda de ataquesque pode parar empresas
Empresas brasileiras enfrentam uma nova geração de ransomware, que vai além do sequestro de dados e agora busca a interrupção…
Projeto de Lei que proíbe bloqueio de WhatsApp e Telegram
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (2), o parecer favorável ao…
Imposto de Renda trava oferta de serviços do Gov.br e
A alta demanda pela declaração pré-preenchida do Imposto de Renda causou instabilidade nos sistemas da Receita Federal e do Gov.br…
Decisão do Cade
O Cade determinou que a Apple deve adotar as seguintes medidas enquanto a investigação prossegue:
- Permitir que desenvolvedores de aplicativos adicionem ferramentas para que os clientes realizem compras fora dos aplicativos, como por meio de hiperlinks para sites externos.
- Autorizar que desenvolvedores ofereçam outras opções de processamento de pagamento dentro dos aplicativos, além do sistema proprietário da Apple.
A empresa terá 20 dias para cumprir as medidas impostas, sob pena de multa diária de R$ 250.000 (cerca de US$ 43.000).
Impacto no mercado
A decisão pode gerar precedentes significativos para outros países da América Latina e regiões onde práticas semelhantes da Apple têm sido questionadas. A reclamação do Mercado Livre reflete uma preocupação crescente entre desenvolvedores e empresas digitais sobre o controle exercido pela Apple no mercado de aplicativos.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.