O provedor de tecnologia financeira Base39 revolucionou sua operação por meio de soluções de arquitetura sem servidor AWS, plataforma de serviços de computação em nuvem e inteligência artificial. Ao integrar soluções generativas de inteligência artificial, a fintech reduziu os custos de análise de empréstimos em 96% e o tempo de decisão de três dias para menos de uma hora. O modelo também reduziu os gastos com infraestrutura em 84%, os gastos com desenvolvimento em 75% e os gastos com manutenção em 100%.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link.
Antes da migração, os clientes da Base39 realizavam avaliações de empréstimos manualmente, com limite máximo de 50 por dia por pessoa. Esse processo resultou em custos elevados para a empresa e atrasos de até três dias na aprovação de empréstimos, comprometendo a experiência do cliente. Pensando neste desafio, a consultoria AWS e o programa MongoDB for Startups propuseram em conjunto à Base39 uma integração do Amazon Bedrock, uma solução que permite aos desenvolvedores construir e escalar aplicações generativas de Inteligência Artificial, com o MongoDB Atlas Vector Search e o AWS Anthropic Claude, que auxilia na pesquisa de dados e cria linguagens personalizadas, implementando tecnologias capazes de melhorar significativamente a eficiência, a satisfação do cliente e a inovação. Para permitir que suas soluções generativas de IA forneçam resultados relevantes e confiáveis, a Base39 usou o MongoDB Atlas Vector Search para implementar o ajuste fino da geração aumentada de recuperação (RAG) para o LLM com seus dados proprietários armazenados no MongoDB. Com a integração, a Base39 conseguiu aprimorar as soluções financeiras na América Latina.
O compromisso da Base39 com a fidelização dos clientes inspirou a busca por processos mais flexíveis e otimização do tempo, resultando em uma escalabilidade aprimorada e na satisfação de seus consumidores. Como o MongoDB Atlas utiliza um modelo de dados baseado em documentos flexível e escalável, que suporta praticamente qualquer tipo de dado e oferece capacidades nativas de vetores, ficou claro que era a solução ideal de banco de dados. “Em apenas duas semanas, a IA generativa baseada na AWS, impulsionada pelo Amazon Bedrock e pelo MongoDB Atlas Vector Search, transformou a Base39 ao reduzir significativamente os custos e acelerar o processamento de empréstimos”, destaca Bruno Nunes, CEO da Base39. Os resultados foram alcançados por meio da tecnologia Gen AI e da equipe da AWS, que esteve disponível para guiar continuamente o uso das ferramentas.
Object First cresce 347% no terceiro trimestre de 2024 e
A Object First, fornecedora do Ootbi (Out-of-the-Box-Immutability), dispositivo de armazenamento de backup à prova de ransomware desenvolvido especificamente para a…
Oracle firma parceria com startup para potencializar healthcare no Brasil
Segundo pesquisa realizada pelo Medscape em 2019, 65% dos profissionais da saúde gastam mais de 10 horas semanais apenas com…
Solução de IA generativa da AWS reduzem custos de analise
O provedor de tecnologia financeira Base39 revolucionou sua operação por meio de soluções de arquitetura sem servidor AWS, plataforma de serviços de computação…
19 Anos da Lei do Bem: avanços, desafios e o
Por Rafael Costa Completando 19 anos de existência neste mês de novembro, a Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005) firmou-se como o principal…
DigiCert revela previsões de segurança digital para 2025
A DigiCert, empresa provedora líder global de confiança digital, divulga hoje seu estudo anual de previsões de segurança cibernética para…
SumUp abre mais de 130 avgas para diversas áreas no
A SumUp, empresa de tecnologia voltada para soluções de pagamento, anunciou um novo processo seletivo com mais de 130 vagas…
Essa transição para uma arquitetura serverless permitiu à Base39 expandir o acesso a uma gama de ferramentas e serviços da AWS e eliminar camadas adicionais de computação, melhorando o desempenho e a eficiência de custos, além de reduzir o atraso por meio de soluções personalizadas que oferecem facilidade de uso. “Nosso objetivo é possibilitar a integração tecnológica e o suporte à infraestrutura, enquanto nossos clientes se concentram em agregar valor como organização para seus consumidores”, afirma Karina Lima, Head de Startups na AWS.
Outro aspecto essencial das soluções de otimização tecnológica é a segurança: com backup, arquivamento e armazenamento de documentos protegidos pela nuvem, é possível gerenciar um grande volume de dados de forma eficiente, com acesso rápido para análises orientadas por IA. Para isso, a Base39 utilizou uma combinação de Claude 3.5 Sonnet e Claude 3 Haiku da Anthropic no Amazon Bedrock, com o suporte do LangGraph, um ambiente de desenvolvimento integrado especializado na criação de agentes de IA. Essa combinação permite à Base39 gerenciar a complexidade da análise de crédito de maneira modular e adaptável, aprimorando sua capacidade de oferecer soluções de crédito precisas e personalizadas.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.