
O Grupo Nossa Senhora do Ó (NSO), um conglomerado de transporte rodoviário formado pelas empresas Viação Santa Brígida, Urubupungá Transportes e Turismo, Viação Cidade de Caieiras, Primebus e Censo, modernizou sua infraestrutura de TI com as soluções de hiperconvergência da Nutanix. O projeto foi implementado pela Add Value, consultoria especializada em tecnologias de nuvem, hiperconvergência, networking, segurança e virtualização.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
O Grupo NSO atua principalmente no estado de São Paulo, atendendo tanto linhas municipais quanto intermunicipais e metropolitanas. Suas empresas, como a Urubupungá Transportes e a Viação Cidade de Caieiras, operam em importantes municípios da região, incluindo Cajamar, Santana de Parnaíba, Caieiras, e Franco da Rocha, conectando-os com grandes cidades como São Paulo, Barueri e Guarulhos.
A infraestrutura anterior contava com equipamentos obsoletos e estava dividida entre as diversas empresas do grupo, que possuíam seus próprios sistemas e servidores. Essa fragmentação dificultava a centralização e a escalabilidade dos serviços, além de gerar altos custos e demandas operacionais que já não acompanhavam o crescimento da empresa. Em busca de uma infraestrutura mais moderna e escalável para atender ao seu rápido crescimento, a companhia investiu na renovação completa de seu datacenter, substituindo sua infraestrutura computacional por uma solução hiperconvergente da Nutanix.
“Em parceria com Add Value, consolidamos toda a estrutura tecnológica das várias empresas do grupo em um único datacenter centralizado. A mudança, que ampliou a capacidade computacional de três para seis nós, foi acompanhada por uma simplificação no gerenciamento de TI e ganhos significativos em desempenho e produtividade”, Fábio Montanaro Junior, coordenador de infraestrutura da NSO.
De acordo com o executivo da NSO, a Nutanix trouxe uma estabilidade e performance essenciais para o ambiente de TI. Desde o ERP até os sistemas de arrecadação, a operação agora é muito mais estável e com uma disponibilidade de 99,97%, o que é fundamental para os serviços do Grupo, com um aumento de até 50% da produtividade da equipe responsável pelo datacenter.
“Nosso time agora trabalha em um ambiente consolidado, gerenciado com facilidade, e, com a hiperconvergência, conseguimos economizar tempo e otimizar recursos, o que é crucial para nosso tipo de operação. Além disso, o time da Add Value foi fundamental para extrairmos o máximo potencial da tecnologia Nutanix, onde recebemos o suporte necessário para garantir que nossa equipe estivesse bem treinada e, ao mesmo tempo, ganhássemos mais autonomia na administração do ambiente”, explica Montanaro.
Redmi Turbo 4 Pro vaza antes do lançamento e impressiona
Previsto para ser lançado oficialmente na próxima semana, o Redmi Turbo 4 Pro teve suas especificações completas e imagens reveladas…
Exportadores da China recebem ajuda de gigantes da tecnologia para
As gigantes chinesas de tecnologia Tencent e Douyin (da ByteDance) lançaram novos programas para apoiar comerciantes internacionais que buscam vender…
Coinbase critica Oregon por reprocessar regulamentação colapsada da SEC por
A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta…
Binance anuncia distribuição da criptomoeda Initia (INIT) via Launchpool
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta quinta-feira (17) a distribuição da nova criptomoeda Initia (INIT) por…
Cielo abre inscrições para o segundo ciclo do Programa de
A Cielo, referência em soluções de pagamentos no País, está com inscrições abertas até o dia 27 de abril para o…
Brasil ganha novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial em
Um novo hub de pesquisa em Inteligência Artificial acaba de ser inaugurado em São Paulo por meio de uma parceria…
Além disso, com a infraestrutura centralizada, a companhia simplificou a gestão dos dados e serviços críticos de todas as empresas do grupo, garantindo que os sistemas de arrecadação e os relatórios de transações, que dependem de um processo de sincronização de dados por Wi-Fi quando os ônibus retornam à garagem, sejam processados com precisão e rapidez.
“A jornada de renovação tecnológica do Grupo NSO reflete um caso de sucesso no setor de transportes, onde a modernização do datacenter com uma solução hiperconvergente trouxe ganhos expressivos de produtividade, estabilidade e eficiência operacional. Com uma infraestrutura unificada e otimizada, a empresa se posiciona estrategicamente para futuros avanços tecnológicos, assegurando a qualidade e a continuidade de seus serviços e abrindo caminho para novas iniciativas de inovação”, salienta Thiago Spósito, sócio da Add Value.
Com a estabilidade e confiabilidade da nova infraestrutura, o Grupo NSO já planeja novos passos: internalizar o sistema de bilhetagem, atualmente em nuvem, trazendo-o para o datacenter próprio. Esse movimento visa aumentar o controle e a governança sobre dados sensíveis e críticos, consolidando a infraestrutura em um ambiente centralizado e mais seguro.
“Essa implementação nos deu a tranquilidade necessária para pensar em novos projetos e investimentos. Com Nutanix e Add Value, hoje temos um datacenter robusto e escalável, pronto para as novas demandas do nosso grupo,” revela Montanaro.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.