
Um levantamento da Statista aponta que quase nove milhões de casos de golpes de “phishing” (engenharia social) foram registrados no mundo todo, tornando-o o tipo de cibercrime mais frequentemente relatado no Brasil. A violação de dados pessoais ficou em segundo lugar, com 1,66 milhão de incidentes. Diante do crescente aumento de ações de cibercriminosos, a Prove Identity, empresa global especializada na verificação e autenticação de identidade digital, vem consolidando sua presença no Brasil e intensificando esforços no combate a fraudes e golpes.
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A Prove Identity é reconhecida mundialmente por sua tecnologia avançada, para validar e autenticar a identidade digital, com base em três principais pilares: a propriedade do número do celular atrelado a um CPF (usuário) e o tempo deste número de telefone atrelado ao usuário; verificação da conexão, ou seja, se é ou não um celular com um chip (SIM ou eSIM) real ou é uma conexão simulando ser um celular (conexão VoIP); e a propriedade do número do celular e a posse do chip, que está dentro do aparelho com os dados do dispositivo móvel no momento da abertura de conta.
A Prove tem contribuído para que as organizações possam proteger seus negócios, especialmente em processos críticos, como a abertura de contas bancárias e transações financeiras via dispositivos móveis. Em um país onde a portabilidade do número do telefone é uma prática comum, a solução da Prove Identity valida o tempo que a pessoa possui o número do celular, independentemente se houve mudança de operadora (portabilidade) e de aparelho, estabelecendo um score relativo à identidade digital do cliente.
A Prove foi uma das principais empresas responsáveis pelo desenvolvimento de novas metodologias de verificação e autenticação, incluindo a solução Trust Score – uma medida quase em tempo real da reputação do número do telefone e risco comportamental associado a ele, visando mitigar fraudes no momento da integração ou durante uma transação. Isto, especialmente em contextos como: conexões simulando celulares reais; tempo do número atrelado ao usuário; troca de SIM constantes; SIM Swap, onde os criminosos atualmente tentam obter um maior volume de phishing a partir de uma tecnologia que emula um usuário, uma conexão ou números legítimos para abertura de contas laranja visando lavagem de dinheiro, fraudes, distribuição de dinheiro provenientes de golpes e ainda tentativas de acesso a dados bancários, e informações pessoais de forma fraudulenta.
“À medida que no Brasil o CPF está vinculado ao número do telefone celular de seu proprietário, nossa solução de verificação e autenticação de identidade tem sido fundamental para que as organizações possam identificar quando o número do dispositivo móvel pertence realmente a uma pessoa, e a quanto tempo e qual o comportamento deste usuário dono do número. Ao registrar comportamentos anômalos, como a abertura de conta por um usuário com um número recente de celular, por exemplo, causa estranheza. Nós usuários legítimos, temos nosso número há anos e a tecnologia da Prove permite apontar anomalias e prevenir fraudes, até as mais sofisticadas, antes que elas ocorram”, destaca Andrea Rufino, Head de Marketing na América Latina da Prove Identity.
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A executiva ainda completa que em vez de depender de métodos de verificação, como digitalizações de documentos e verificações de atividades, que são facilmente manipuladas pela tecnologia deepfake, a Prove valida a identidade digital por meio do número do celular atrelado a pessoa ao longo dos anos. “Com isso, podemos impedir que golpistas e fraudadores, que frequentemente utilizam táticas de engenharia social e de phishing para obter dados de vítimas, possam se passar por outras pessoas, garantindo uma autenticação robusta, ágil e difícil de ser violada”, completa Andrea.
Prove Identity traz Karina Portugal para fortalecer as operações no Brasil

Com o compromisso de consolidar ainda mais sua atuação no país, a Prove Identity traz a executiva Karina Portugal, que assume a posição de Diretora de Vendas Brasil na companhia. Karina – com vasta e sólida experiência em vendas, estratégia, inteligência artificial, prevenção de fraudes, ambiente com soluções em nuvem e analytics – se junta a um time de líderes da Prove Identity que inclui André Michelacci (Líder de Soluções de Engenharia na América Latina), e Andrea Rufino (Head de Marketing para América Latina). Juntos, unem competências únicas para alavancar as estratégias e os negócios da Prove.
“Nosso foco no Brasil é fortalecer a verificação e autenticação digital para bancos, fintechs, serviços digitais. Ou seja, se é digital, há abertura de conta e transações, então, há a necessidade de identificar a pessoa do outro lado do dispositivo móvel. A Prove Identity oferece a tecnologia ideal para ajudar as organizações nessa jornada, sem o risco de deepfake”, afirma Karina Portugal. “Com as novas regulamentações e a crescente sofisticação das ameaças digitais, a tecnologia da Prove está perfeitamente alinhada às necessidades dos players do mercado brasileiro, oferecendo autenticações rápidas, confiáveis e seguras”.
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Redação tecflow
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