
O governo federal instituiu institui o Serviço Biométrico Federal, sistema que permitirá a identificação e verificação biométrica de cidadãos que solicitarem a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até o momento, já foram emitidos 20,3 milhões de documentos em todo o país.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
De acordo com a resolução, os órgãos estaduais de identificação e o Distrito Federal deverão adotar o novo serviço para compartilhar dados biográficos e biométricos, garantindo a interoperabilidade entre as bases. A medida facilitará, por exemplo, a emissão de segunda via da CIN em qualquer estado, além de permitir a verificação cruzada com outros sistemas biométricos.
“Estamos materializando uma infraestrutura essencial para melhorar serviços públicos. A CIN não é só um documento, mas um instrumento de cidadania”, afirmou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A Cefic, criada pelo Decreto nº 11.429/23, reúne ministérios como Casa Civil, Saúde, Justiça e Fazenda, além do MGI, para definir padrões técnicos, de segurança e normativos do Serviço de Identificação do Cidadão (SIC). O grupo terá 90 dias para apresentar um plano detalhado de implantação do Serviço Biométrico, elaborado por seus Grupos de Trabalho Técnicos.
Segundo Mascarenhas, a iniciativa trará impactos diretos em políticas públicas: “A identificação precisa permitirá planejar melhor programas como Bolsa Família, BPC e benefícios do INSS, além de combater fraudes”.
Proteger informações do paciente ainda é desafio para o setor
por Inon Neves, vice-presidente da Access Com o avanço da tecnologia e a digitalização dos serviços de Saúde, o setor ficou…
Cofre de senhas: Especialista em direito digital explica como a
Por: Manuela Oliveira é advogada especializada em Direito Digital Para muitas pessoas, guardar senhas é uma prática desafiadora. Contas bancárias, redes…
Positivo Tecnologia inaugura duas lojas da SecuriCenter na Grande São
A Positivo Tecnologia reforça sua presença no setor de segurança eletrônica com a inauguração de duas unidades da SecuriCenter na…
Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Ministério da Saúde lançam curso
O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao…
FI Group investe mais de R$ 3 milhões em inovação
O FI Group, consultoria especializada em gestão de incentivos fiscais e financiamento à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), tem intensificado seu…
TIVIT lança suíte completa de soluções apoiada em IA para
A TIVIT, multinacional brasileira que conecta tecnologia para um mundo melhor, anuncia o lançamento do TIVIT People, uma solução inovadora…
A IPD de Identificação Civil, prevista no Decreto 12.069/24, tem como pilares o uso restrito a dados essenciais de identificação e a garantia de segurança da informação, em resposta a preocupações históricas com vazamentos.
A infraestrutura integrará a base da CIN ao Gov.br, plataforma digital com mais de 164 milhões de usuários e 4,5 mil serviços. Além do setor público, a IPD poderá ser usada por instituições privadas — como bancos na análise de crédito —, desde que respeitados os protocolos de segurança.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.