
O governo federal instituiu institui o Serviço Biométrico Federal, sistema que permitirá a identificação e verificação biométrica de cidadãos que solicitarem a Carteira de Identidade Nacional (CIN). Até o momento, já foram emitidos 20,3 milhões de documentos em todo o país.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
De acordo com a resolução, os órgãos estaduais de identificação e o Distrito Federal deverão adotar o novo serviço para compartilhar dados biográficos e biométricos, garantindo a interoperabilidade entre as bases. A medida facilitará, por exemplo, a emissão de segunda via da CIN em qualquer estado, além de permitir a verificação cruzada com outros sistemas biométricos.
“Estamos materializando uma infraestrutura essencial para melhorar serviços públicos. A CIN não é só um documento, mas um instrumento de cidadania”, afirmou Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A Cefic, criada pelo Decreto nº 11.429/23, reúne ministérios como Casa Civil, Saúde, Justiça e Fazenda, além do MGI, para definir padrões técnicos, de segurança e normativos do Serviço de Identificação do Cidadão (SIC). O grupo terá 90 dias para apresentar um plano detalhado de implantação do Serviço Biométrico, elaborado por seus Grupos de Trabalho Técnicos.
Segundo Mascarenhas, a iniciativa trará impactos diretos em políticas públicas: “A identificação precisa permitirá planejar melhor programas como Bolsa Família, BPC e benefícios do INSS, além de combater fraudes”.
Redmi Turbo 4 Pro vaza antes do lançamento e impressiona
Previsto para ser lançado oficialmente na próxima semana, o Redmi Turbo 4 Pro teve suas especificações completas e imagens reveladas…
Exportadores da China recebem ajuda de gigantes da tecnologia para
As gigantes chinesas de tecnologia Tencent e Douyin (da ByteDance) lançaram novos programas para apoiar comerciantes internacionais que buscam vender…
Coinbase critica Oregon por reprocessar regulamentação colapsada da SEC por
A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta…
Binance anuncia distribuição da criptomoeda Initia (INIT) via Launchpool
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta quinta-feira (17) a distribuição da nova criptomoeda Initia (INIT) por…
Cielo abre inscrições para o segundo ciclo do Programa de
A Cielo, referência em soluções de pagamentos no País, está com inscrições abertas até o dia 27 de abril para o…
Brasil ganha novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial em
Um novo hub de pesquisa em Inteligência Artificial acaba de ser inaugurado em São Paulo por meio de uma parceria…
A IPD de Identificação Civil, prevista no Decreto 12.069/24, tem como pilares o uso restrito a dados essenciais de identificação e a garantia de segurança da informação, em resposta a preocupações históricas com vazamentos.
A infraestrutura integrará a base da CIN ao Gov.br, plataforma digital com mais de 164 milhões de usuários e 4,5 mil serviços. Além do setor público, a IPD poderá ser usada por instituições privadas — como bancos na análise de crédito —, desde que respeitados os protocolos de segurança.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.