
O governo federal, por meio do departamento de infraestrutura de dados públicos da Secretaria de Governo Digital, com a colaboração do Serpro, lançou uma cartilha destinada aos servidores sobre o melhor uso de IA generativa para atendimento ao cidadão. Iniciativa já faz parte do Núcleo de IA do Governo, hospedado na SGD, e que será formalizado neste trimestre.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Inicialmente, o Serpro teria a sua cartilha, e a Secretaria de Governo Digital, uma outra, mas houve um consenso no Núcleo de IA que uma cartilha conjunta com as melhores práticas de todos era o melhor a ser apresentado ao servidor público. “Essa cartilha será sempre atualizada e queremos a colaboração dos outros órgãos”, afirmou Renan Gaya, diretor de infraestrutura de dados públicos da SGD.
Presente ao anúncio oficial da cartilha – no evento IA em Ação, realizado pelo Serpro, nesta terça-feira, 18/02 – o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, foi taxativo ao afirmar que a jornada de uso da inteligência artificial e da transformação digital não tem fim. “O que temos de fazer é inserir a IA nos processos de trabalho dos servidores públicos para a melhoria do atendimento ao cidadão. A cartilha não será estanque. Ela será sempre atualizada”, afirmou.
Cielo abre inscrições para o segundo ciclo do Programa de
A Cielo, referência em soluções de pagamentos no País, está com inscrições abertas até o dia 27 de abril para o…
Brasil ganha novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial em
Um novo hub de pesquisa em Inteligência Artificial acaba de ser inaugurado em São Paulo por meio de uma parceria…
STF derruba taxa de R$ 26 mil cobrada por Poços
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que é inconstitucional a cobrança de uma taxa de R$ 26,3 mil…
Investir em energia solar no Brasil deve ficar mais caro:
O investimento em energia solar no Brasil está prestes a enfrentar um novo obstáculo. Desde novembro de 2024, a tarifa…
Demissões na Dataprev geram reação de entidades e sindicatos: 92
A Dataprev anunciou nesta sexta-feira, 17 de abril, a demissão de 92 funcionários, provocando forte reação entre entidades representativas e…
Coinbase vê sinais de novo “inverno cripto” e adota postura
A Coinbase, uma das maiores plataformas de negociação de criptomoedas do mundo, emitiu um sinal de alerta para o mercado….
O presidente do Serpro, Alexandre Amorim, afirmou que a IA veio não para tomar o lugar do humano, mas para agregar valor à produção das pessoas. A estatal de TI está qualificando 2500 funcionários com o intuito de melhorar a tomada de decisões. “A ideia da cartilha conjunta é a forma de dizer que há uma coordenação. A IA tem de somar e trazer conhecimento para todos”, destacou.
A cartilha traz informações e boas práticas aos servidores. Uma delas fala dos modelos voltados aos sistemas fechados, como a Maritaca AI destaca-se com o Sabia-7B, voltado para o idioma português, demonstrando performance equivalente a um custo reduzido. Com relação aos riscos, adverte para o risco de alucinações da IA. Acesse aqui e leia a íntegra da cartilha.
Via: Convergência Digital
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.