
É absurdo e inaceitável que o governo queira, agora, mudar as regras do jogo e cobrar pelo uso das APIs dos sistemas da Receita Federal para a Reforma Tributária. A posição é da Associação Brasileira das Empresas de Software, defendida nesta quinta-feira, 20/2, durante a coletiva de imprensa de apresentação da sua agenda regulatória 2025.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
“Não tem o menor sentido. Nunca houve a discussão que traria custo para o desenvolvedor e para as empresas. Durante toda a tramitação da Reforma Tributária não se falou nisso. Isso é uma obrigação social imposta por uma lei e vamos ter de pagar? Na verdade, o que vai acontecer é que o consumidor vai pagar a conta”, reclamou o diretor jurídico da ABES, Manoel dos Santos.
A situação pode ficar ainda mais complicada e preocupante. De acordo com o conselheiro da ABES, Jorge Sukarie, poucas empresas estão se preparando para a transição da Reforma Tributária, que começa em janeiro de 2026, se nada mudar. “Faltam regras claras. Na minha empresa (Brasoftware) uso um ERP desenvolvido por nós. E agora vou ter de pagar por me adequar à Receita? Não entendo e acho um absurdo. E tem mais: a transição já traz obrigações acessórias, recolhimentos. Estamos em março e nada”, salienta o executivo.
James Webb captura imagem de buraco negro no centro da
Descobertas ajudam na compreensão de como os buracos negros moldam o entorno deles O Telescópio Espacial James Webb capturou uma imagem…
Moto Secure: A nova solução da Motorola para segurança digital
A Motorola lançou recentemente o Moto Secure, uma solução voltada para aprimorar a segurança e a privacidade dos dispositivos Android….
DIO e Bradesco oferecem programa de Java e Cloud gratuitamente
A DIO, maior plataforma gratuita de educação em tecnologia do mundo, e o Bradesco anunciam o lançamento do Bootcamp Java Cloud…
Microsoft anuncia Majorana 1 e encurta futuro quântico em duas
A Microsoft anunciou hoje um avanço inédito na computação quântica com o lançamento do Majorana 1, um chip revolucionário alimentado…
iPhone 16e pode impactar vendas do iPhone 16, alerta eMarketer
A Apple pode enfrentar um dilema com o lançamento do iPhone 16e, modelo que chega ao mercado por um valor…
Nova pesquisa do Team82 da Claroty destaca ameaças urgentes de
A Claroty, empresa líder na proteção de sistemas ciberfísicos (CPS), divulga um novo relatório revelando as exposições mais cobiçadas para exploração…
O vice-presidente da ABES, Andriei Gutierrez, disse que a ABES está dialogando com a Receita Federal e com o Ministério da Fazenda. “Nosso intuito é contornar as divergências e facilitar para todo mundo e avançar no melhor possível. O tempo está curto”, completou o executivo.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.