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A Apple pode enfrentar um dilema com o lançamento do iPhone 16e, modelo que chega ao mercado por um valor US$ 200 mais baixo que o iPhone 16 e inclui recursos de inteligência artificial (IA). Segundo a consultoria eMarketer, a decisão pode canibalizar as vendas do modelo principal da linha.
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De acordo com a analista Grace Harmon, da eMarketer, a inclusão do Apple Intelligence no iPhone 16e, algo antes restrito aos modelos premium da Apple, pode reduzir o interesse dos consumidores pelo iPhone 16. “Se um consumidor que estava em dúvida sobre comprar um dispositivo de US$ 999 para ter recursos de IA agora pode obter as mesmas ferramentas por menos de dois terços do preço, há significativamente menos incentivo para atualizar para um iPhone 16”, afirmou Harmon.
Vendas e preços
Nos Estados Unidos, o iPhone 16 começa a partir de US$ 799 para a versão com 128 GB de armazenamento e tela de 6,1 polegadas. Já o modelo com tela maior de 6,7 polegadas e 256 GB de armazenamento custa US$ 999.
No Brasil, o iPhone 16e será vendido a partir de R$ 5.799, com pré-venda marcada para 28 de fevereiro. Já o iPhone 16 tem preço inicial de R$ 7.799 no país. Com um modelo mais acessível, a Apple busca equilibrar a participação de mercado diante do avanço de concorrentes chinesas que vêm investindo fortemente em dispositivos com IA.
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Concorrência acirrada
Em 2024, a Apple liderou as vendas globais de celulares, com 232,1 milhões de unidades vendidas e 18,7% de participação de mercado, uma leve queda de 0,9% em relação a 2023, segundo a consultoria IDC. A Samsung ficou na segunda posição, com 18% de participação e 223,4 milhões de unidades comercializadas, registrando um recuo de 1,4% em relação ao ano anterior.
Enquanto isso, as fabricantes chinesas Xiaomi, Transsion e Oppo registraram crescimento nas vendas, respectivamente 15,4%, 12,7% e 1,4%, mostrando que a competição no setor continua intensa.
Com o iPhone 16e, a Apple busca atrair consumidores interessados em IA sem comprometer a experiência premium do iPhone 16. No entanto, a estratégia pode afetar diretamente as vendas do modelo principal da linha, tornando o cenário de 2025 ainda mais desafiador para a gigante da tecnologia.
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Redação tecflow
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