
A Apple pode enfrentar um dilema com o lançamento do iPhone 16e, modelo que chega ao mercado por um valor US$ 200 mais baixo que o iPhone 16 e inclui recursos de inteligência artificial (IA). Segundo a consultoria eMarketer, a decisão pode canibalizar as vendas do modelo principal da linha.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
De acordo com a analista Grace Harmon, da eMarketer, a inclusão do Apple Intelligence no iPhone 16e, algo antes restrito aos modelos premium da Apple, pode reduzir o interesse dos consumidores pelo iPhone 16. “Se um consumidor que estava em dúvida sobre comprar um dispositivo de US$ 999 para ter recursos de IA agora pode obter as mesmas ferramentas por menos de dois terços do preço, há significativamente menos incentivo para atualizar para um iPhone 16”, afirmou Harmon.
Vendas e preços
Nos Estados Unidos, o iPhone 16 começa a partir de US$ 799 para a versão com 128 GB de armazenamento e tela de 6,1 polegadas. Já o modelo com tela maior de 6,7 polegadas e 256 GB de armazenamento custa US$ 999.
No Brasil, o iPhone 16e será vendido a partir de R$ 5.799, com pré-venda marcada para 28 de fevereiro. Já o iPhone 16 tem preço inicial de R$ 7.799 no país. Com um modelo mais acessível, a Apple busca equilibrar a participação de mercado diante do avanço de concorrentes chinesas que vêm investindo fortemente em dispositivos com IA.
TIVIT implementa solução de IA para Seguros Unimed que reduz
A TIVIT, multinacional brasileira de tecnologia, anuncia uma parceria de sucesso com a Seguros Unimed, braço segurador do sistema Unimed,…
Estudo da Rockwell Automation aponta que 95% dos fabricantes estão
Diante de um cenário econômico volátil e da crescente escassez de mão de obra qualificada, a indústria global tem intensificado…
Ford abre inscrições para programa gratuito de formação em tecnologia
A Ford está com inscrições abertas para novas turmas do Ford <Enter>, programa gratuito de formação profissional voltado a pessoas…
Porto Digital lança Academia SAP com curso gratuito de tecnologia
O Porto Digital, em parceria com as multinacionais Accenture, Deloitte, EY e NTT DATA, acaba de lançar a Academia SAP,…
Rede Cidadã abre 2 vagas 100% home office para Desenvolvedor
A Rede Cidadã está com duas vagas abertas para Desenvolvedor de Sistemas, com salário entre R$ 4.000 e R$ 8.000,…
IA ajuda escritório do interior a aumentar em 80% sua eficiência
Os inúmeros dashboards e relatórios estão dando espaço para a IA generativa no mercado financeiro. Com isso, na 3P Capital, escritório focado…
Concorrência acirrada
Em 2024, a Apple liderou as vendas globais de celulares, com 232,1 milhões de unidades vendidas e 18,7% de participação de mercado, uma leve queda de 0,9% em relação a 2023, segundo a consultoria IDC. A Samsung ficou na segunda posição, com 18% de participação e 223,4 milhões de unidades comercializadas, registrando um recuo de 1,4% em relação ao ano anterior.
Enquanto isso, as fabricantes chinesas Xiaomi, Transsion e Oppo registraram crescimento nas vendas, respectivamente 15,4%, 12,7% e 1,4%, mostrando que a competição no setor continua intensa.
Com o iPhone 16e, a Apple busca atrair consumidores interessados em IA sem comprometer a experiência premium do iPhone 16. No entanto, a estratégia pode afetar diretamente as vendas do modelo principal da linha, tornando o cenário de 2025 ainda mais desafiador para a gigante da tecnologia.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.