
A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve a retirada de postagens nas plataformas Instagram e Facebook (da empresa Meta) que continham desinformações sobre valores supostamente devidos pelo Governo Federal aos cidadãos. As páginas utilizavam vídeos que apresentam conteúdos fraudulentos e falsificavam páginas e perfis do Governo Federal.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Os falsos perfis apresentam desinformação a respeito de um suposto direito à indenização pelo vazamento da base de dados do Governo Federal, bem como da necessidade de pagamento de taxa para resgatar valores devidos a CPFs. No prazo previsto na notificação extrajudicial – 48 horas -, a Meta concordou com os requerimentos da AGU e promoveu e retirada do conteúdo do ar, conforme o Marco Civil da Internet e à luz da Constituição Federal.
Na notificação, a AGU menciona entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o qual afirma que um provedor de aplicação de internet pode, por iniciativa própria, remover, suspender ou tornar indisponíveis conteúdos de usuários que violem seus termos de uso. Nesse sentido, entendeu que os perfis incorreram em ilícito por meio da divulgação do conteúdo e que a plataforma, ainda que inadvertidamente, concorre para o ilícito ao tolerar que seus serviços sejam utilizados para a manutenção do conteúdo no ar.
Meta na berlinda: ofensiva judicial pode mudar o futuro das
A Meta, controladora de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, está sendo pressionada por uma série de ações legais que…
Add Value, Distrito, Quinto Andar e mais, abrem processos seletivos
Esta semana, grandes empresas do mercado de Tecnologia abriram processos seletivos em busca de novos talentos. Entre as oportunidades estão…
Redmi Turbo 4 Pro vaza antes do lançamento e impressiona
Previsto para ser lançado oficialmente na próxima semana, o Redmi Turbo 4 Pro teve suas especificações completas e imagens reveladas…
Exportadores da China recebem ajuda de gigantes da tecnologia para
As gigantes chinesas de tecnologia Tencent e Douyin (da ByteDance) lançaram novos programas para apoiar comerciantes internacionais que buscam vender…
Coinbase critica Oregon por reprocessar regulamentação colapsada da SEC por
A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta…
Binance anuncia distribuição da criptomoeda Initia (INIT) via Launchpool
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta quinta-feira (17) a distribuição da nova criptomoeda Initia (INIT) por…
A AGU ressalta que o conteúdo sequer está abrangido pelo direito à liberdade de expressão, uma vez ser pacífico que a divulgação de informações inverídicas não encontra proteção no referido princípio. Além disso, a desinformação, além de criminosa e intencionalmente disseminada com o objetivo de causar prejuízos tanto à União quanto aos usuários vítimas do golpe, tem o objetivo de deslegitimar a União e sua função pública.
A decisão é resultado da atuação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD/AGU), a partir de demanda da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI) da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.