
O mercado global de telecomunicações registrou, em 2024, o pior desempenho das últimas duas décadas. De acordo com o Dell’Oro Group, as receitas dos principais fornecedores, como Huawei, Ericsson e Nokia, caíram 11% em relação a 2023, acumulando uma retração de 14% nos últimos dois anos. O resultado reflete estoques elevados, desafios macroeconômicos e investimentos abaixo do esperado em redes 5G.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Queda generalizada no setor
Apesar de uma leve recuperação no segundo semestre, impulsionada por crescimento na América do Norte e na região da EMEA (Europa, Oriente Médio e África), a demanda permaneceu fraca na Ásia-Pacífico, especialmente na China, que é o maior mercado do setor.
Os segmentos mais afetados foram Transporte Óptico, Roteadores para Provedores de Serviço (SP Routers) e Redes de Acesso Rádio (RAN), que juntos recuaram 14%. Já as categorias de Transporte por Micro-ondas e Redes de Núcleo Móvel (MCN) tiveram quedas menores, enquanto o segmento de Acesso à Banda Larga (Broadband Access) manteve estabilidade.
Oportunidade REAL: Brasil vai abrir 800 mil vagas em TI
Investir em capacitação em TI não apenas amplia as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, mas também posiciona o…
MediaTek anuncia Helio G200 com GPU levemente mais rápida e
A MediaTek anunciou nesta segunda-feira (12) o novo Helio G200, chipset que dá continuidade à sua linha voltada para smartphones…
Samsung Galaxy S25 Edge vaza em vídeo antes do lançamento
Faltando poucas horas para o lançamento oficial, o Samsung Galaxy S25 Edge foi alvo de mais um vazamento. Desta vez,…
Nutanix e Pure Storage firmam parceria para oferecer solução integrada
A Nutanix (NASDAQ: NTNX), líder em computação multicloud híbrida, e a Pure Storage (NYSE: PSTG), pioneira em TI que fornece…
Entrevista: Viviane Rosa, CEO da VR Energia, revela planos de
Em meio à crescente preocupação com a sustentabilidade e à busca por soluções que combinem eficiência energética e responsabilidade ambiental,…
Thiago Bertacchini, da Nethone, explica como se proteger das fraudes
O crescimento exponencial de setores como criptomoedas, NFTs e iGaming tem gerado grandes oportunidades no mercado digital, mas também uma…
Mudanças no mercado e perspectivas para 2025
Mesmo em um cenário desafiador, a Huawei e a Ericsson conseguiram melhorar suas posições no mercado global. A Huawei, inclusive, ultrapassou a Nokia como líder fora da China, ampliando sua participação em receita de 2 a 3 pontos percentuais desde 2021.

O setor segue altamente concentrado, com oito grandes fornecedores respondendo por cerca de 80% das receitas mundiais. Para 2025, a previsão é de estabilização, mas com crescimento próximo de zero. O relatório aponta que operadoras e fabricantes precisarão focar em eficiência e novas tecnologias para se adaptarem ao cenário de menor expansão.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.