
Escolhida como cidade-laboratório para testes da criação de um sistema de controle de tráfego de voos feitos por drones de delivery, Curitiba reforçou, nesta quarta-feira (26/3), mais uma marca de seu DNA inovador. O prefeito Eduardo Pimentel recebeu o primeiro delivery dos Correios feito por um desses veículos não tripulados. A entrega foi realizada na Ligga Arena, no Smart City Expo Curitiba 2025.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
O voo simbólico foi realizado pela Atech, empresa do grupo Embraer e que escolheu Curitiba para os testes práticos do software que está desenvolvendo para o controle aéreo de voos de drones seguros em ambientes urbanos, passando sobre pessoas. E dois novos parceiros aderiram ao teste: os Correios e a Speedbird Aero, fabricante de drone com autorização da ANAC a realizar entregas de produtos com uma aeronave não tripulada no Brasil (sem sobrevoar pessoas).
“Curitiba é uma cidade que sempre esteve na vanguarda tecnológica do país. O grupo Embraer também tem a inovação em seu DNA. Esse ‘casamento’ para o desenvolvimento desse projeto tão importante para o futuro da mobilidade de transporte logístico no país não podia ser mais vencedor, trazendo agora os Correios e a Speedbird”, ressaltou o CEO da Atech, Rodrigo Persico.
Em respeito à regulamentação da Anac, o delivery por drone desta manhã foi realizado em uma rota evitando o fluxo de pessoas, decolando da Praça Afonso Botelho e sobrevoando a Ligga Arena com o uso do sistema BVLOS (sigla para Beyond Visual Line of Sight, em que o piloto não tem contato visual direto com o veículo).
O pouso foi feito com precisão no local previsto na área externa do estádio, onde está a exposição do Tomorrow Mobility, evento dentro do Smart City Expo Curitiba que debate e apresenta soluções para a mobilidade do futuro.
Uma profissional dos Correios retirou a “encomenda” do drone e entregou ao prefeito Eduardo Pimentel. No pacote, uma miniatura do veículo aéreo da Speedbird Aero que fez o delivery, acompanhado de duas placas de agradecimento pela parceria com Curitiba.
Made in Brasil
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ressaltou que a capital paranaense faz parte do desenvolvimento de uma revolução logística que será utilizada em todas as cidades e que está se tornando realidade com tecnologia 100% brasileira.
Além da Atech, responsável pelos software usados para controle de voos na aviação brasileira, a Speedbird Aero também é uma empresa nacional que atua no mundo todo, contou o CEO da companhia, Manoel Coelho. “Geralmente, pensamos que estamos atrasados aqui, no Brasil, em tecnologia. Não é verdade. A Speedbird já comprovou isso no exterior. O Brasil está à frente, tem empresas como a Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo”, ressaltou Coelho.
Globo desliga sinal digital das parabólicas antigas no dia 30
Os usuários de parabólicas tradicionais, aquelas grandes com furinhos, devem ficar atentos: a Globo encerrará a transmissão digital por esse…
Cibersegurança no Brasil: como manter a proteção de dados diante
Por Sthevo Batista O Brasil possui um lugar de destaque e ascensão no mercado de segurança cibernética, e essa crescente tende…
NICE e Deloitte Digital fecham parceria para aprimorar fluxos de
NICE (Nasdaq: NICE) e Deloitte Digital fecharam uma parceria para transformar o atendimento ao cliente. O objetivo é oferecer IA…
WhatsApp agora permite adicionar música ao status
O WhatsApp está trazendo uma novidade que promete animar os usuários: a possibilidade de adicionar trechos musicais aos status. A…
Starlink pressiona Anatel e limita clientes à espera de mais
A Starlink, empresa de banda larga via satélite de Elon Musk, iniciou a recusa de novos clientes e a redução…
Prince of Persia: The Lost Crown Mobile chega para dispositivos
A Ubisoft acaba de anunciar que o game Prince of Persia™: The Lost Crown será lançado para dispositivos móveis com…
Sandbox e “estradas do céu”
“O delivery por drones vai se tornar realidade em todas as cidades do mundo e vai diminuir o tempo de entrega, tirar veículos das ruas, melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito. Por isso, temos de trabalhar em conjunto, os governos e as entidades privadas para que se desenvolva esse sistema dentro da regulamentação”, disse Eduardo Pimentel.
A parceria da Prefeitura com a Atech foi possível pelo Sandbox Regulatório de Curitiba, criado por decreto municipal em 2021 e que autoriza, de forma experimental e temporária, testes de produtos e serviços inovadores na cidade, sem a necessidade da totalidade de licenças e alvarás normalmente exigidos.
*Com informações da prefeitura de Curitiba, no Paraná
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.