
A Starlink, empresa de banda larga via satélite de Elon Musk, iniciou a recusa de novos clientes e a redução da velocidade de conexões enquanto aguarda a aprovação da Anatel para expandir sua frota de satélites no Brasil. A companhia argumenta que a alta demanda superou a capacidade dos 4,4 mil satélites atualmente em operação e justifica a limitação de velocidade a 5 Mbps para usuários ativos.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Em dezembro de 2023, a Starlink solicitou à Anatel autorização para quase triplicar sua frota, adicionando mais 7,5 mil satélites. Desde então, o pedido tem passado por análise regulatória, incluindo a necessidade de informações sobre espectro e coordenação com outras constelações de satélites já em operação no Brasil.
A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 2022 e rapidamente se tornou a principal fornecedora de internet via satélite no país. Atualmente, são 334,7 mil acessos ativos, representando cerca de 60% das 563 mil conexões de banda larga fixa via satélite em funcionamento.
Globo desliga sinal digital das parabólicas antigas no dia 30
Os usuários de parabólicas tradicionais, aquelas grandes com furinhos, devem ficar atentos: a Globo encerrará a transmissão digital por esse…
Cibersegurança no Brasil: como manter a proteção de dados diante
Por Sthevo Batista O Brasil possui um lugar de destaque e ascensão no mercado de segurança cibernética, e essa crescente tende…
NICE e Deloitte Digital fecham parceria para aprimorar fluxos de
NICE (Nasdaq: NICE) e Deloitte Digital fecharam uma parceria para transformar o atendimento ao cliente. O objetivo é oferecer IA…
WhatsApp agora permite adicionar música ao status
O WhatsApp está trazendo uma novidade que promete animar os usuários: a possibilidade de adicionar trechos musicais aos status. A…
Starlink pressiona Anatel e limita clientes à espera de mais
A Starlink, empresa de banda larga via satélite de Elon Musk, iniciou a recusa de novos clientes e a redução…
Prince of Persia: The Lost Crown Mobile chega para dispositivos
A Ubisoft acaba de anunciar que o game Prince of Persia™: The Lost Crown será lançado para dispositivos móveis com…
O pedido de ampliação da frota chegou ao Conselho Diretor da Anatel em novembro de 2024. Em março de 2025, o relator do caso, Alexandre Freire, solicitou esclarecimentos sobre os impactos do aumento da frota na soberania nacional, considerando a possibilidade de operação fora da jurisdição brasileira.
A decisão da Anatel sobre a ampliação da frota será fundamental para definir o futuro da Starlink no Brasil e sua capacidade de atender novos clientes sem comprometer a qualidade do serviço.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.