Alexandre Marinho, CEO da SIACorp, explica o futuro da análise financeira com o CreditVision

A SIACorp, fintech brasileira especializada em análise de crédito e gestão de risco, lança o CreditVision, uma inteligência artificial generativa que promete transformar a análise de demonstrativos financeiros. Treinado com milhares de balanços, o sistema automatiza a identificação, extração e reclassificação de contas, reduzindo o tempo necessário para essas tarefas para apenas 15% do que seria demandado por um analista humano.

A principal inovação do CreditVision está na sua capacidade de lidar com a falta de padronização nos demonstrativos financeiros. Embora grupos como ativo, passivo e patrimônio líquido sejam obrigatórios, cada empresa adota nomenclaturas e formatos distintos, tornando a análise manual um processo trabalhoso. A solução da SIACorp utiliza IA para interpretar documentos, digitalizar dados e reclassificar as informações conforme o plano de contas definido pela empresa, além de calcular indicadores financeiros e gerar pareceres detalhados.

O CreditVision emprega modelos baseados em Transformers, garantindo alta precisão na interpretação de rubricas, valores e títulos contábeis. Além disso, a solução pode ser integrada ao CreditFlow, sistema da SIACorp para gestão de risco de crédito, e ao CreditChat, ferramenta que utiliza IA para emitir pareceres completos, sugerindo limites, prazos e condições para concessão de crédito.

O tecflow entrevistou Alexandre Marinho, CEO e fundador da SIACorp, para entender melhor o desenvolvimento do CreditVision e seus impactos para o mercado. Descubra como a inteligência artificial está revolucionando a análise financeira na entrevista completa:

tecflow: Como foi o processo de desenvolvimento do CreditVision e quais foram os principais desafios enfrentados para treinar a IA com milhares de demonstrativos financeiros?

Alexandre Marinho: O maior desafio foram os diversos tipos de formatos e nomenclaturas de rubricas nos balanços e balancetes. Os balanços variam muito em formato, estrutura, tamanhos de fontes, denominação de rubricas e modelos contábeis. A detecção de tabelas, colunas e hierarquia de contas também é um grande desafio, assim como a questão de layouts não padronizados ou rotacionados. Enfim, são muitos os desafios que vão surgindo e a gente tem que dar uma solução.

tecflow: O CreditVision pode ser adaptado para diferentes padrões contábeis internacionais, como IFRS e US GAAP, ou ele é focado no mercado brasileiro?

Alexandre Marinho: Com certeza, além do BRA GAAP suportamos o IFRS e o US GAAP, em função de termos muitos clientes que são empresas multinacionais e possuem esse requerimento. Atualmente temos clientes utilizando nossas soluções de automação de crédito em toda a América Latina.

tecflow: Como a tecnologia de Transformers e os mecanismos de atenção melhoram a precisão da extração e reclassificação dos balanços financeiros?

Alexandre Marinho: A tecnologia de Transformers e os mecanismos de atenção revolucionaram o entendimento de documentos complexos, como DREs, balanços patrimoniais e até notas explicativas. Os mecanismos de atenção permitem ponderar cada parte do texto, dependendo de sua relevância contextual. Em balanços, isso ajuda a distinguir termos ambíguos, associar corretamente valores às respectivas contas e relacionar títulos e subtítulos a valores numéricos. Após a extração, esta tecnologia também é aplicada ao processo de reclassificação, atuando no mapeamento dos dados para o plano de contas padronizado pela empresa.

tecflow: Empresas que já utilizam sistemas próprios de análise financeira conseguem integrar o CreditVision facilmente, ou são necessárias adaptações específicas?

Alexandre Marinho: Sim, o CreditVision oferece múltiplas opções de integração com sistemas legados e modernos. As principais formas de integração incluem APIs SOAP e RESTful, leitura e processamento automatizado de arquivos em diversos formatos via FTP ou armazenamento em nuvem, além de integração direta com bancos de dados relacionais por meio de queries ou stored procedures e sistemas de mensageria para ambientes orientados a eventos.

tecflow: Além da redução do tempo de análise, quais são os principais ganhos de eficiência e segurança que as empresas podem esperar ao adotar essa solução?

Alexandre Marinho: A Solução CreditVision possibilita reduzir drasticamente o tempo gasto em processos manuais como leitura e interpretação de balanços, reclassificação de contas contábeis e consolidação de múltiplos demonstrativos ou períodos contábeis. Sua implantação possibilita ganhos substanciais em escalabilidade operacional, além de padronização e consistência, através da parametrização de modelos de reclassificação uniformes, reduzindo erros por julgamento subjetivo.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!