
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira (4), a obrigatoriedade da implementação do sistema de autenticação de chamadas Stir Shaken nas redes das operadoras móveis. A medida tem como objetivo combater fraudes com o uso de números falsos – o chamado spoofing – e também reduzir o número de ligações indesejadas recebidas por usuários de celulares em todo o país.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
O Stir Shaken (sigla em inglês para Secure Telephone Identity Revisited) é uma tecnologia que autentica as chamadas telefônicas, garantindo que o número exibido na tela do celular é, de fato, o número verdadeiro da origem da ligação. A verificação é feita diretamente nas redes das operadoras, evitando que golpistas usem números falsos para enganar as vítimas.
De acordo com o novo Regulamento Geral de Serviços de Telecomunicações (RGST), aprovado pelo Conselho Diretor da agência, as operadoras terão prazo de até três anos para implementar a ferramenta em suas redes. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, destacou que a autenticação, que antes era opcional, agora se torna mandatória. O prazo poderá ser prorrogado pelo próprio Conselho, caso necessário.
Vazamento de especificações do Xiaomi 16
O Xiaomi 16 tem uma nova rodada de especificações vazadas, cortesia da prolífica conta do Weibo, Digital Chat Station. Segundo ele, o…
Samsung é multada em US$ 117 milhões por violação de
A Samsung foi condenada a pagar US$ 117,7 milhões (cerca de R$ 643 milhões) em danos à empresa japonesa Maxell,…
Como proteger sua empresa dos riscos da Inteligência Artificial Generativa:
O uso de aplicações de Inteligência Artificial Generativa (genAI) disparou nas empresas ao redor do mundo, transformando a produtividade e…
Bitcoin pode superar US$ 1 milhão até 2030, apontam especialistas;
Diversos analistas e figuras influentes do setor financeiro projetam que o Bitcoin (BTC) poderá atingir ou até mesmo ultrapassar a…
Cogna oferta mais de 50 vagas em tecnologia em diversas
A Cogna Educação está com mais de 50 vagas abertas no setor de tecnologia, com opções de trabalho híbrido distribuídas…
Entrevista: André Varga, diretor de produtos da Jovi, revela a
A Jovi fez sua estreia oficial no mercado brasileiro nesta noite (28), em um evento em São Paulo. A nova…
“Estava como optativo, as empresas teriam que aderir ao Stir Shaken. E são duas coisas: autenticar e garantir que o número no visor é de fato quem está ligando. Essa parte de autenticação deixou de ser facultativa e passou a ser obrigatória”, afirmou Baigorri.
Segundo o relator da proposta, conselheiro Alexandre Freire, 48 operadoras já adotaram o sistema, enquanto outras 25 estão em processo de adesão com a autoridade autenticadora. Com isso, mais de 95% dos acessos móveis já estão cobertos por operadoras que aderiram à tecnologia. A entidade responsável pela verificação das chamadas é a ABR Telecom, que continuará exercendo esse papel com a nova norma.
Para Freire, a definição de um prazo mais amplo é uma forma de respeitar o equilíbrio entre a urgência do combate às fraudes e os investimentos necessários por parte das operadoras. “É a solução adequada para equilibrar todos os pontos de vista, resguardando os investimentos necessários que precisam ser feitos”, justificou.
A nova regra integra um conjunto de mudanças promovidas pela Anatel no marco regulatório do setor e tem como objetivo fortalecer a confiança nas telecomunicações, protegendo consumidores e contribuindo para a redução de fraudes e abusos nos serviços móveis.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.