IA pode escrever até 90% do código e reduzir empregos em tecnologia, alertam líderes da Zoho e da OpenAI

A revolução da inteligência artificial no desenvolvimento de software já está em curso — e ela promete transformar profundamente o papel dos engenheiros de software. Sridhar Vembu, fundador da Zoho, e Sam Altman, CEO da OpenAI, são duas das principais vozes da tecnologia que veem um futuro onde a maioria do código será gerada por máquinas, levantando questionamentos importantes sobre o futuro da profissão.

Vembu afirma que a IA será capaz de escrever até 90% do código, especialmente o chamado boilerplate — trechos repetitivos e padronizados que consomem grande parte do tempo dos desenvolvedores. “Quando as pessoas dizem ‘a IA escreverá 90% do código’, eu concordo prontamente porque 90% do que os programadores escrevem é boilerplate”, escreveu ele na plataforma X (antigo Twitter). Para ele, a IA tem grande capacidade de lidar com a “complexidade acidental”, termo da engenharia de software que se refere a obstáculos desnecessários no desenvolvimento. Já a “complexidade essencial”, ligada à lógica e à inovação, ainda exige intervenção humana.

Já Sam Altman, da OpenAI, aponta para um cenário de redução gradual na demanda por engenheiros de software. Em entrevista ao jornalista Ben Thompson, da Stratechery, Altman disse que “cada engenheiro de software fará muito, muito mais por um tempo. E então, em algum momento, sim, talvez precisemos de menos engenheiros de software”. Segundo ele, o domínio da codificação — que antes era a principal vantagem competitiva — está sendo substituído pela capacidade de usar ferramentas de IA com eficiência.

Altman revelou que, em muitas empresas, a IA já é responsável por mais de 50% da codificação, e essa proporção tende a aumentar com o avanço da chamada “codificação agêntica”, em que agentes autônomos de IA serão capazes de resolver problemas mais complexos. “Acho que a grande coisa virá com a codificação agêntica, que ninguém está fazendo de verdade ainda”, disse.

Outros líderes da indústria compartilham dessa visão. Dario Amodei, CEO da Anthropic, previu recentemente que a IA escreverá todo o código em até um ano. Mark Zuckerberg, da Meta, também declarou que a IA em breve será responsável por grande parte do código dos aplicativos da empresa, como revelou em entrevista a Joe Rogan.

Apesar do avanço da automação, ainda há espaço para o pensamento humano em áreas que exigem criatividade, julgamento e resolução de problemas complexos. Especialistas concordam que a transição não será imediata, mas a trajetória está clara: dominar a IA será essencial para profissionais que quiserem continuar relevantes na engenharia de software nos próximos anos.

Fonte.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!