
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) é o principal nome cotado para assumir o comando do Ministério das Comunicações, após a saída de Juscelino Filho, que pediu demissão nesta terça-feira (8). A mudança ocorre em meio à crise gerada pela denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Juscelino, acusado de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares durante seu período como deputado.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Apesar da turbulência, o governo pretende manter o controle da pasta nas mãos do União Brasil — partido que também comanda os ministérios do Turismo, com Celso Sabino, e da Integração e Desenvolvimento Regional, com Waldez Góes (PDT), mas indicado pela sigla. Segundo apurou a CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já teria sinalizado apoio à indicação de Pedro Lucas para a vaga.
Quem é Pedro Lucas Fernandes?

Natural de São Luís (MA), Pedro Lucas Fernandes é formado em Administração, com especialização em Planejamento Governamental, e iniciou a carreira política como vereador da capital maranhense, cargo que ocupou por sete anos. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2018 e reeleito em 2022, quando obteve 159.786 votos, sendo o segundo mais votado no estado.
Filho do ex-deputado Pedro Fernandes, atual prefeito de Arame (MA), Pedro Lucas foi presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem) do Maranhão em 2017, durante o governo de Flávio Dino, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do caso envolvendo Juscelino Filho.
Desde fevereiro de 2025, o deputado lidera o União Brasil na Câmara. Antes disso, atuou por dois anos como vice-líder do governo no Congresso Nacional e integrou comissões relevantes, como a CPI do Derramamento de Óleo no Nordeste.
Em março deste ano, Pedro Lucas integrou a comitiva presidencial em viagem à Ásia, ao lado de Lula, ministros e parlamentares, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O objetivo da missão era atrair novos investimentos para o Brasil e fortalecer relações bilaterais.
A queda de Juscelino

A saída de Juscelino Filho marca a décima troca ministerial do governo Lula 3. Denunciado pela PGR, ele é acusado de integrar um esquema de desvio de verbas de emendas parlamentares, que teriam sido utilizadas para beneficiar empresas ligadas a familiares e aliados. Com a saída do cargo, ele deve retomar o mandato de deputado federal.
A articulação para manter o União Brasil à frente do Ministério das Comunicações ocorre em meio ao receio da legenda de perder espaço na Esplanada dos Ministérios. A indicação de Pedro Lucas surge como um nome de consenso dentro do partido, com apoio do Palácio do Planalto.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.