Transformação Digital e Realidade Mista: Georg Beyschlag, da TeamViewer, revela como empresas estão inovando com computação espacial

Durante a Hannover Messe 2025 — o maior e mais influente evento global dedicado à tecnologia industrial — a TeamViewer apresenta sua solução de computação espacial imersiva voltada ao setor de manufatura, com destaque para treinamentos técnicos e processos de integração (onboarding) digitalizados. A feira, que acontece de 31 de março a 4 de abril em Hannover, na Alemanha, reúne as principais inovações da indústria 4.0, e contará com a presença de executivos de grandes players do mercado, como Siemens, Microsoft, SAP e GE Aerospace.

Como líder mundial em soluções de conectividade remota e Realidade Aumentada (RA) para ambientes industriais, a TeamViewer exibe casos de sucesso que demonstram como sua tecnologia está sendo aplicada para otimizar a capacitação de trabalhadores da linha de frente, reduzir custos operacionais e acelerar a transformação digital de empresas de engenharia, manufatura e aeroespacial.

Um dos destaques da participação será a demonstração do TeamViewer Frontline Spatial, ferramenta que utiliza computação espacial para criar experiências imersivas e interativas em treinamentos técnicos, com modelos 3D e gêmeos digitais aplicados diretamente aos fluxos de trabalho do chão de fábrica. A GE Aerospace, por exemplo, já adotou a tecnologia para treinar remotamente técnicos em centenas de locais ao redor do mundo, em parceria com a Siemens. O resultado: redução significativa no tempo e nos custos dos treinamentos, além de ganhos em eficiência e padronização.

Durante a feira, Georg Beyschlag, Presidente da TeamViewer Américas, detalha como a computação espacial está redefinindo os processos industriais e integrando-se com os principais parceiros tecnológicos da empresa, como Siemens, SAP e Microsoft, para ampliar a escala e o impacto dessas soluções no ecossistema industrial global.

Para compreender melhor o impacto dessa solução, confira a entrevista exclusiva concedida por Georg Beyschlag – Presidente da TeamViewer Américas, ao tecflow. Na conversa, ele compartilha insights sobre os benefícios da computação espacial imersiva, destaca resultados concretos obtidos por grandes empresas e apresenta as perspectivas da TeamViewer para o futuro dos ambientes digitais de trabalho.

tecflow: A computação espacial imersiva tem sido apontada como uma revolução para treinamentos industriais. Quais são os principais benefícios que a solução TeamViewer Frontline Spatial oferece para a indústria de manufatura?

Georg Beyschlag: A solução Frontline Spatial da TeamViewer oferece vantagens práticas para os clientes que buscam modernizar suas operações industriais. Ao integrar conteúdo interativo de Realidade Aumentada (RA) em vários fluxos de trabalho, ela permite que os funcionários da linha de frente sigam as instruções espaciais por meio de informações visuais, sejam elas em camadas sobre o maquinário ou apresentadas como modelos 3D interativos. Essa abordagem permite uma compreensão mais clara, um aprendizado mais rápido e uma execução de tarefas muito mais consistente. 

A orientação aprimorada por RA pode melhorar a qualidade e a velocidade do trabalho, principalmente em áreas como treinamento, integração e aprimoramento de competências. Ela também ajuda a reduzir os custos relacionados a viagens e instruções presenciais. A facilidade de uso do Spatial Editor – que não requer conhecimento de programação – permite que as empresas consigam criar e adaptar o conteúdo rapidamente à medida que as necessidades evoluem. 

Em última análise, o TeamViewer Frontline Spatial oferece uma maneira flexível de aumentar o envolvimento e a produtividade em ambientes em que a precisão e a eficiência são essenciais. Como a Manufatura continua a adotar a transformação digital, o Frontline Spatial é um grande aliado das empresas para preencher a lacuna entre as operações analógicas e os fluxos de trabalho imersivos e prontos para o futuro.

tecflow: A GE Aerospace já utiliza essa tecnologia para capacitação remota de técnicos de aeronaves em diversos locais do mundo. Quais resultados concretos já foram observados em termos de eficiência e redução de custos?

Georg Beyschlag: Na Hannover Messe, importante feira de tecnologia industrial que aconteceu entre os dias 31 de março e 4 de abril na Alemanha, o executive Jaswinder Walia, Diretor Executivo e CIO de Engenharia da GE Aerospace, explicou como a empresa está trabalhando com a TeamViewer e a Siemens para superar os desafios relacionados à escala, complexidade e disponibilidade de técnicos. 

Antes de implementar a solução TeamViewer Frontline Spatial, a GE Aerospace enfrentou um desafio significativo. Embora a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) já tivesse avançado rapidamente nos últimos anos, a GE Aerospace precisava treinar seus técnicos em um novo e complexo manual de serviço com 600 páginas e que incluía mais de 1.000 etapas de processos e 200 componentes. Isso gerou um aumento substancial na complexidade em comparação com os manuais anteriores. Os métodos de treinamento tradicionais, baseados em papel, não conseguiam atender à escala ou à velocidade necessárias para treinar os técnicos em locais globais. 

Para resolver esse problema, a GE Aerospace fez uma parceria com a TeamViewer e a Siemens para desenvolver uma nova abordagem por meio da qual digitalizaram o manual e criaram uma experiência de sala de aula imersiva e habilitada para RA usando um gêmeo digital do motor. 

As ferramentas intuitivas de fluxo de trabalho ‘arrasta e cola’ da TeamViewer, combinadas com a integração das ferramentas Teamcenter e NX, da Siemens, permitiram acesso contínuo ao Digital Twin, garantindo um conteúdo de treinamento consistente e atualizado. 

Os resultados foram substanciais e a GE Aerospace relatou uma redução de 20% a 40% no tempo do ciclo de treinamentos, além de uma melhor qualidade dos treinamentos e uma implementação bem-sucedida da solução em suas operações globais.

tecflow: Como a integração com parceiros tecnológicos como Siemens, SAP e Microsoft fortalece a proposta da TeamViewer e amplia as possibilidades de aplicação da computação espacial no setor industrial?

Georg Beyschlag: A estreita integração da TeamViewer com seus principais parceiros de tecnologia, a exemplo da Siemens, SAP e Microsoft, aumenta significativamente o valor e a escalabilidade das soluções de computação espacial. Por exemplo, o Teamcenter, que é a plataforma PLM da Siemens, garante uma linha digital contínua que conecta dados CAD, fluxos de trabalho de fabricação e experiências de Realidade Aumentada, tornando as atualizações e a implementação mais eficientes. A infraestrutura de nuvem e o ecossistema de dispositivos da Microsoft oferecem uma base segura e dimensionável para aplicativos globais de RA. Ao se integrar ao SAP, a TeamViewer capacita os funcionários da linha de frente com acesso direto a dados comerciais relevantes – como níveis de estoque, programações de manutenção ou listas de verificação de conformidade – em seus ambientes habilitados para a tecnologia de Realidade Aumentada, fechando dessa forma o ciclo entre planejamento empresarial e execução no chão de fábrica. Juntas, essas integrações ampliam o impacto da TeamViewer em todo o setor industrial, oferecendo suporte a tudo, desde o projeto e a produção até o treinamento e a manutenção, em um ambiente digital unificado.

tecflow: A segurança cibernética é um ponto crucial para a adoção de novas tecnologias na manufatura. Como a TeamViewer garante a proteção dos dados e a conformidade com regulamentações como o NIS2 da União Europeia?

Georg Beyschlag: A TeamViewer garante proteção robusta de dados e conformidade com o NIS2 por meio da implementação de medidas de segurança de nível empresarial. Nossa solução Frontline abrange políticas de auditoria e confiabilidade, segurança de aplicativos e interfaces, gerenciamento de continuidade de negócios, controle de alterações e gerenciamento de configuração, criptografia e gerenciamento de chaves, segurança e privacidade de dados, gerenciamento de identidade e acesso, registro e monitoramento, resposta a incidents e gerenciamento de vulnerabilidades e de cadeia de suprimentos. 

Com essas medidas, os fabricantes podem adotar novas tecnologias com segurança e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos regulamentares e manter a eficiência operacional.

tecflow: Além da manufatura, que outros setores podem se beneficiar da computação espacial imersiva? Há planos de expandir essa tecnologia para novas áreas no futuro?

Georg Beyschlag: Além da manufatura, a computação espacial imersiva já está remodelando os treinamento e a qualificação em setores como MedTech e farmacêutico, transformando instruções estáticas em experiências interativas em tempo real. Conforme a tecnologia amadurece, seu potencial se expande e ultrapassa o uso em treinamentos. 

Nós já começamos a enxergar oportunidades muito promissoras em áreas como garantia de qualidade e suporte à produção – onde orientação visual em tempo real, instruções passo a passo em Realidade Aumentada e integração perfeita de dados podem ajudar a garantir conformidade, redução fr erros e otimização de desempenho. À medida que a transformação digital avança, a TeamViewer permanece focada em expandir o impacto das soluções imersivas em toda a cadeia de valor industrial.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!