

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (22) o requerimento 5/2025, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), para que a Política Nacional de Cibersegurança volte a ser avaliada ainda neste ano. O objetivo é reforçar o debate sobre ações de proteção digital, em meio à crescente onda de ataques cibernéticos que atinge o Brasil.
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
- Assine nossa newsletter neste link.
Segundo o senador, os crimes digitais geraram prejuízos equivalentes a 18% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2024, de acordo com dados do Instituto Nacional de Combate ao Cibercrime (INCC) e do Fórum Econômico Mundial. As principais vítimas desses ataques, alerta o parlamentar, são pequenas e médias empresas, que enfrentam dificuldades para implementar medidas robustas de segurança.
“A situação é alarmante. O Brasil se tornou, em 2024, o país mais atacado por crimes cibernéticos na América Latina, segundo relatório da Google”, enfatizou Amin durante a sessão.
Apesar do crescimento das tentativas de fraude, o número de golpes evitados também aumentou. Em 2024, as fraudes digitais evitadas somaram R$ 51,6 bilhões, um crescimento de 10,4% em relação ao ano anterior.

Comissão voltará a discutir Política Nacional de Cibersegurança em 2025
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (22) o requerimento 5/2025, de…
Entrevista: Carlos Bastos, da Agora Distribuidora, analisa os rumos da
A conectividade é o alicerce da transformação digital e uma condição indispensável para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de…
Sony abre 100 vagas na Irlanda e convida talentos de
A Sony Interactive Entertainment, divisão da gigante japonesa responsável pelo PlayStation, anunciou um importante passo em sua estratégia de expansão…
Empresa de Trump fecha parceria com Crypto.com para lançar ETFs
A Trump Media & Technology Group, empresa do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22) uma parceria…
ASUS e ROG vão revelar inovações em IA e experiências
A ASUS e a Republic of Gamers (ROG) anunciaram sua participação na Computex 2025, uma das maiores e mais importantes…
Empresas de tecnologia ofertam mais de 180 vagas de emprego
O setor de tecnologia segue aquecido no Brasil, com 187 vagas de emprego abertas em três empresas de destaque no…
Agência Nacional de Cibersegurança segue como proposta pendente
O requerimento destaca ainda a necessidade de criação de uma Agência Nacional de Cibersegurança, uma das recomendações feitas pela CRE em 2024, mas que ainda não foi formalmente encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional.

Esperidião Amin defende uma centralização no combate aos crimes digitais, com melhor articulação entre os setores público e privado, para garantir respostas mais rápidas e eficientes diante das ameaças.
“Avaliando novamente essa política pública, poderemos acompanhar a implementação das ações e propor soluções mais robustas para mitigar os efeitos danosos dessa realidade que afeta todos os segmentos da sociedade brasileira”, concluiu.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.