
No cenário altamente competitivo da tecnologia, a MediaTek continua a impulsionar a inovação com o lançamento do Kompanio Ultra, seu processador mais poderoso para dispositivos Chromebook Plus. Projetado para elevar a experiência dos usuários, o Kompanio Ultra combina desempenho excepcional com as mais avançadas capacidades de inteligência artificial (IA), oferecendo uma plataforma ideal para a próxima geração de Chromebooks. Equipado com uma NPU de 8ª geração, capaz de processar até 50 TOPS (Tera Operations Per Second), o chip garante uma performance sem precedentes, perfeita para tarefas exigentes, como edição de vídeo, criação de conteúdo e jogos de alta resolução, tudo enquanto mantém a eficiência energética necessária para uma utilização prolongada.
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
- Assine nossa newsletter neste link.
Com a colaboração estratégica entre a MediaTek e o Google, o Kompanio Ultra integra IA generativa, oferecendo aos usuários a capacidade de realizar automações em tempo real e realizar tarefas de forma mais rápida e inteligente, mesmo sem uma conexão à internet. Além disso, o processador foi desenvolvido com a litografia de 3nm, garantindo uma excelente relação entre desempenho e consumo de energia, o que resulta em mais de 20 horas de uso contínuo.

Descubra o futuro da IA: DIO lança evento gratuito com
A Inteligência Artificial (IA) está atravessando uma nova fase de evolução, e os protagonistas dessa transformação são os agentes autônomos,…
Entrevista exclusiva: Decio da MediaTek revela os desafios e inovações
No cenário altamente competitivo da tecnologia, a MediaTek continua a impulsionar a inovação com o lançamento do Kompanio Ultra, seu…
Samsung avança com a One UI 7, mas brasileiros seguem
A Samsung ampliou, nesta terça-feira (22), a distribuição da One UI 7, interface baseada no Android 15. A nova leva…
Empresa de energia busca especialistas de TI para preencher 23
A Light, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em boa parte do estado do Rio de Janeiro, está com…
Brasil ampliará uso de fontes renováveis e terá matriz elétrica
O Brasil, conhecido por ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, deverá ver um avanço significativo nas fontes…
Gamescom Latam 2025 promete agito com SEGA, Bandai Namco e
Prepare o controle, a câmera e o cosplay: de 1 a 4 de maio, São Paulo será o palco da…
Para explorar os detalhes dessa inovação, conversamos com Decio Farias, gerente de desenvolvimento de negócios da MediaTek para o Cone Sul, que compartilha os principais desafios técnicos enfrentados no desenvolvimento dessa plataforma de alto desempenho, como a parceria com o Google, o papel da IA generativa no cotidiano dos usuários e as perspectivas de expansão para novos segmentos de mercado. Em uma entrevista exclusiva, Decio também revela como o Kompanio Ultra está moldando o futuro dos Chromebooks e da computação móvel.

tecflow: O Kompanio Ultra é apresentado como o processador mais potente da MediaTek para Chromebooks. Quais foram os principais desafios técnicos e estratégicos no desenvolvimento dessa nova plataforma?
Decio: O Kompanio Ultra é mais um exemplo da aposta da MediaTek em trazer para o mercado o que existe de mais inovador em termos de performance, eficiência energética e inteligência artificial. Quando trazemos núcleos de super performance ARM Cortex X925 de até 3.62 GHz, o desafio que surge imediatamente é o consumo energético e duração da bateria. Nesse sentido, a adoção da litografia de 3nm permite essa característica de melhor performance com eficiência energética, trazendo mais de 20 horas de uso em chromebooks. Tudo isso com uma NPU de 8ª Geração e conectividade super-rápida – WiFi 7 e suporte ao Bluetooth 6.0.
tecflow: A IA generativa é um destaque do Kompanio Ultra. Como a MediaTek enxerga o papel dessa tecnologia no uso cotidiano dos usuários de Chromebook Plus?
Decio: A IA generativa vem entrando na vida dos usuários de forma consistente, desde de resumos de textos, livros, pesquisas mais inteligentes, como na parte de imagem, com a criação/correção de imagens em tempo real, dando asas a criatividade do usuário para criar figuras novas, adicionar ou remover objetos dentro de outras possibilidades.
tecflow: O chip traz uma NPU de 8ª geração com 50 TOPS de potência. Na prática, que tipo de experiência isso proporciona em termos de automação, segurança e desempenho offline?
Decio: Além dos exemplos acima, vemos a importância de uma NPU de grande potência para a chegada da AI agêntica, integrando aplicativos e trazendo maneiras mais eficientes de fazer as tarefas do dia a dia, seja pagar uma conta ou pedir comida com uma simples ordem. A capacidade de rodar isso no dispositivo (EDGE) garante performance pois as tarefas são processadas de forma mais rápida sem nenhuma latência de rede, ubiquidade, ou seja, podem utilizar de onde estiver de forma independente da conectividade de rede e mais privacidade pois os dados ficam somente dentro do dispositivo.
tecflow: A parceria com o Google foi mencionada como um fator chave. Como essa colaboração contribuiu para a integração entre o Kompanio Ultra e o ecossistema ChromeOS?
Decio: A MediaTek e Google colaboraram para garantir a melhor experiencia do usuário, desde funcionalidades de Inteligência Artificial mais rápidas, excelência em multimidia e uma melhor performance.
tecflow: Olhando para o futuro, quais segmentos a MediaTek pretende explorar com essa nova geração de chips, além do mercado educacional e corporativo dos Chromebooks?
Decio: A MediaTek vem trazendo ao mercado uma oferta cada vez mais ampla de processadores, desde os mais potentes até os mais acessíveis mas sempre focando na missão de democratizar a tecnologia, ou seja, trazer a inovação para o maior número de segmentos de mercado.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.