Entrevista exclusiva: V8.Tech projeta R$ 440 milhões em vendas em 2025 e detalha planos de expansão internacional e aposta em IA

Com uma trajetória de crescimento expressivo nos últimos anos, a V8.Tech inicia 2025 com metas ambiciosas e um olhar cada vez mais voltado para o mercado internacional. A companhia, especializada em soluções de tecnologia e inteligência artificial, projeta alcançar um volume recorde de R$ 440 milhões em vendas neste ano, o que representa um avanço de 16% em relação a 2024.

O impulso para esse novo patamar vem, principalmente, da estratégia de internacionalização para países da América Latina e do aumento da demanda por soluções baseadas em inteligência artificial generativa, áreas nas quais a V8.Tech já vem se destacando. Segundo Rodrigo Xavier, um dos co-CEOs e fundadores da V8.Tech, a companhia adota um modelo de atuação consultiva e remota, buscando adaptar suas ofertas às necessidades específicas de cada mercado, mesmo sem presença física local.

A V8.Tech construiu uma trajetória sólida nos últimos 10 anos, crescendo a uma taxa média de 41% ao ano – um desempenho bem acima da média do mercado de tecnologia, que, segundo o Gartner, registrou valorização anual de 12% no mesmo período. Com um portfólio robusto que inclui desenvolvimento e migração de aplicações, projetos DevOps, Big Data, Analytics e inteligência artificial, a empresa já atendeu mais de 200 clientes, incluindo 100 das 1000 maiores empresas do Brasil.

Nesta entrevista exclusiva ao tecflow, Rodrigo detalham os planos de expansão, os desafios da internacionalização, a estratégia de crescimento impulsionada por IA e como a inovação contínua, materializada em iniciativas como a plataforma V8Accelerate, tem sido fundamental para manter a companhia à frente do mercado. Confira a seguir!

tecflow: Quais são os principais desafios que a V8.Tech enfrenta ao expandir suas operações para outros países da América Latina, mesmo sem presença física local?

Rodrigo Xavier: Um dos principais desafios enfrentados pela V8.Tech ao expandir para outros países da América Latina é a adaptação ao contexto local, especialmente sem presença física. A empresa lida com a necessidade de construir um relacionamento forte e entender as nuances de cada mercado, o que exige uma abordagem consultiva personalizada. Por enquanto, adotamos uma estratégia remota, utilizando tecnologias para manter uma comunicação fluida e eficaz com os clientes, além de parcerias locais que ajudam a superar barreiras culturais e econômicas. A adaptação à diversidade cultural e econômica dos países da América Latina também exige flexibilidade nas soluções oferecidas, para garantir que sejam relevantes e adequadas a cada contexto específico.

tecflow: A internacionalização vem acompanhada de adaptações nos produtos ou estratégias da empresa? Como vocês personalizam as soluções para atender às diferentes demandas regionais?

Rodrigo Xavier: Embora os produtos principais da empresa permaneçam consistentes, a customização das ofertas para os diferentes mercados latino-americanos é fundamental. A empresa se adapta, por exemplo, com a personalização de estratégias digitais e soluções de infraestrutura para atender às necessidades regionais, levando em consideração aspectos como nível de maturidade digital, a complexidade das regulamentações locais e os tipos de negócios predominantes em cada mercado. Isso envolve um processo de consultoria estratégica, onde os clientes são guiados para a melhor solução, levando em conta suas particularidades.

tecflow: A IA generativa é um dos motores de crescimento mencionados. Quais setores estão mais avançados na adoção dessas soluções e como a V8.Tech tem se posicionado nesse cenário?

Rodrigo Xavier: A IA generativa está ganhando destaque em setores como tecnologia, finanças e varejo, onde a adoção de soluções baseadas em IA tem sido mais acelerada. A V8.Tech se posiciona como uma consultoria estratégica, ajudando seus clientes a incorporar inteligência artificial (IA) de forma que agregue valor real, como na automação de processos e na melhoria da eficiência operacional. A empresa tem trabalhado para educar e orientar seus clientes sobre as capacidades da IA, especialmente sobre como as ferramentas de IA podem otimizar o trabalho, reduzir custos e melhorar a produtividade. O foco da V8 é garantir que a transição para soluções baseadas em IA seja feita de forma estratégica, para que as empresas possam aproveitar ao máximo o potencial dessa tecnologia.

tecflow: Vocês cresceram mais de 40% ao ano na última década, muito acima da média do mercado. Qual é o diferencial competitivo da V8.Tech que permitiu esse desempenho tão expressivo?

Rodrigo Xavier: Nosso principal diferencial competitivo está na forma como utilizamos a tecnologia para transformar a nossa própria operação e espelhar para os clientes. Um bom exemplo disso é o investimento que fizemos no desenvolvimento da nossa própria plataforma de aceleração, o V8Accelerate, que vem sendo um divisor de águas em termos de performance e entrega.

Enquanto muitas empresas do setor digital ainda estão explorando inteligência artificial apenas na camada de interação com o cliente, nós decidimos aplicar IA de forma estratégica, no core do nosso negócio. Isso significa usar IA para aumentar a produtividade dos nossos times, ampliando significativamente nossa capacidade de entrega com a mesma estrutura. Essa visão de futuro e a capacidade de execução nos colocaram à frente de grande parte do mercado. Já vemos resultados concretos com o V8Accelerate, inclusive com um time dedicado a desenvolver provas de conceito para mostrar esse ganho de valor na prática.

Essa combinação de inovação aplicada, foco em performance e coragem para liderar movimentos transformadores é o que explica nosso crescimento consistente e acima da média do mercado nos últimos anos.

tecflow: Quais são as metas de médio a longo prazo da V8.Tech após atingir o marco dos R$ 440 milhões em vendas? Há planos para captação de investimento, IPO ou fusões e aquisições?

Rodrigo Xavier: Após atingir o marco de R$ 440 milhões em vendas, a V8.Tech tem metas de expansão contínua no mercado internacional, principalmente na América Latina, e de fortalecimento de sua posição no mercado global. A empresa está focada em manter seu crescimento, com investimentos em inovação e a exploração de novas oportunidades tecnológicas. Em termos de estratégias financeiras, a V8 sempre avaliou as melhores opções para sustentar seu crescimento. Mas como as estratégias e oportunidades dependem muito do momento do mercado e das necessidades de crescimento da empresa, nosso foco principal está em garantir uma expansão sustentável, mantendo a excelência no atendimento ao cliente e a inovação constante.

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Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

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