

No dia 1º de maio, além do Trabalhador, também é celebrado o Dia da Inteligência Artificial. Com o mundo avançando a passos largos rumo à transformação digital, a famigerada IA tem sido responsável por fomentar debates constantes, em especial sobre o futuro do trabalho e das interações humanas.
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
- Assine nossa newsletter neste link.
No que se diz respeito ao atendimento a consumidores, os famosos chatbots já são uma realidade em empresas dos mais variados segmentos. O que antes era comum em apenas grandes companhias, como é o caso da BIA, assistente virtual do Bradesco, e a Lu, queridinha do público que além de chatbot também é influenciadora da Magazine Luiza, hoje se tornou comum em empresas de todos os portes.
Dados do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, produzido pelo Mobile Time e divulgado em outubro passado, apontam que o Brasil tem 164 mil chatbots em operação. Trata-se de um crescimento de 14% frente à edição do mapa feita em 2023. Ainda segundo o levantamento, os robôs de conversação brasileiros realizam em média 705 milhões de sessões por mês, o que representa uma média de 4,3 mil atendimentos mensais por bot.

Entrevista: Como evitar apagões com a proteção de redes OT
Um colapso elétrico de grandes proporções atingiu a Península Ibérica na segunda-feira (28), deixando milhões sem energia em Espanha e…
“Ferramentas de IA podem propagar falhas de segurança”, alerta Pedro
O avanço da inteligência artificial (IA) baseada em nuvem tem transformado o ambiente corporativo, impulsionando inovação, automação e ganho de…
Motivo para Suécia encerrar projetos de energia eólica no Mar
O Mar Báltico é conhecido por suas fortes rajadas de vento, tornando-se um local ideal para a instalação de parques…
Dia da Inteligência Artificial: conheça as assistentes virtuais que estão
No dia 1º de maio, além do Trabalhador, também é celebrado o Dia da Inteligência Artificial. Com o mundo avançando…
Entrevista exclusiva: ASUS detalha por que o TUF Gaming F15
Após mais de duas décadas, a icônica franquia Fatal Fury, da SNK, retorna com um novo capítulo repleto de ação,…
Volkswagen abre vaga híbrida com foco em digitalização e TI
Profissionais de Tecnologia da Informação que buscam ingressar em uma empresa de porte global, com cultura inovadora e oportunidades reais…
Chatbots otimizam o atendimento ao cliente com respostas imediatas, 24 horas por dia, resolvendo dúvidas frequentes e atendendo várias pessoas ao mesmo tempo. Muitos usam a inteligência artificial para aprender com as interações e melhorar continuamente. Conheça abaixo assistentes virtuais que estão transformando o atendimento ao cliente, tornando as interações cada vez menos “robóticas”, com foco na linguagem mais natural e personalizada:
Kris, do Klubi
Kris é a assistente 100% digital do Klubi, a única fintech autorizada pelo Banco Central a atuar como administradora de consórcios no Brasil. Desenvolvida com base em inteligência artificial generativa, a assistente virtual está presente nas principais áreas da empresa: vendas, pós-vendas e retenção. Desde sua implementação, o volume de vendas aumentou 6 vezes, e ela já fez mais de 1 milhão de atendimentos. Por oferecer respostas imediatas, a Kris ajuda a eliminar ruídos de comunicação, tornando a jornada do cliente mais clara e ágil. Atualmente, 75% dos chamados são resolvidos diretamente pelo bot, seja por texto ou por voz. Apenas 25% são direcionados a atendentes humanos, já com todo o contexto da interação com a Kris. O Klubi se posiciona como consórcio do futuro justamente por promover autonomia para o usuário por meio de tecnologia de ponta e o uso de IA conversacional.
CV Magic do CV CRM
Lançada no começo de 2024, a assistente virtual do CV CRM, software de gestão comercial para incorporadoras e construtoras, auxilia com chamados diários os mais de 2 clientes da plataforma em temas sobre listagens de leads, empreendimentos, contratos, comissões, atendimentos, assistências técnicas, entre outros assuntos, seja por meio de texto ou áudio. Em questão de segundos, a IA dá as respostas com base nos dados disponíveis no CRM, trazendo mais inteligência à gestão. A CV Magic tem como base o uso de Inteligência Artificial generativa, integrada às soluções da OpenAI.
Assistente Virtual Sienge
A assistente virtual do Sienge Plataforma, software de gestão para indústria da construção, atua como o primeiro ponto de contato com os mais de 5 mil clientes. No primeiro trimestre deste ano solucionou mais de 69 mil chamados, reduzindo em 40% o tempo de espera. O chatbot recebe dúvidas, identifica a intenção por trás da pergunta e consulta a base de conhecimento para fornecer uma resposta precisa e imediata. Quando necessário, também pode encaminhar a conversa para um atendente humano, garantindo que questões mais complexas sejam tratadas com atenção especial. A assistente é baseada em tecnologia de Inteligência Artificial (IA), combinando Processamento de Linguagem Natural (PLN) e aprendizado de máquina. Isso significa que ela entende a linguagem humana de forma contextual, consegue interpretar diferentes formas de perguntas e aprende continuamente com as interações. A IA consulta uma base de conhecimento estruturada, alimentada com informações atualizadas da empresa, para oferecer respostas assertivas. Sempre que há uma informação nova ou atualização de algo relacionado ao produto, a IA “aprende” e fica apta a responder o cliente com aquele novo contexto. Com o tempo, ela melhora sua performance, ficando cada vez mais eficaz em entender e resolver dúvidas.

Justine da Projuris
Os fluxos da Justine, assistente virtual da Projuris, plataforma de inteligência legal, solução do Grupo Softplan, são criados manualmente e encontrados por meio de palavras-chave. A solução, que tem mais de 31 mil advogados ativos e mais de 2 milhões de processos capturados, está prevista a migração da ferramenta de atendimento do suporte atual para uma que traga funcionalidades de IA embarcadas, bem como a contratação de fornecedores adicionais, como por exemplo a Open Click. Implementada em 2019 para o Enterprise, e em 2022 no Empresas, a Justine auxilia clientes com questões que vão desde ajudar a otimizar buscas no robusto banco de dados que conta com mais de 700 textos. Caso o cliente precise de informações mais detalhadas, ele é direcionado automaticamente para o atendimento com o suporte.
Evertec + Sinqia
A Evertec + Sinqia, empresa líder em tecnologia para o setor financeiro na América Latina, anunciou em abril o investimento de mais de R$ 30 milhões na modernização dos seus produtos e processos internos por meio da utilização de Inteligência Artificial (IA). A empresa já utiliza IA em seus produtos e soluções, como chatbots, motores de decisão, modelos preditivos e aceleradores internos, mas com o investimento em pesquisa e desenvolvimento, essas iniciativas ganharão ainda mais foco, velocidade e escala, servindo como base para impulsionar novos projetos.
“Estamos entrando em uma nova era de relacionamento entre pessoas e sistemas, na qual a IA deixará de ser um “recurso adicional” para se tornar parte do próprio fluxo de uso. Nosso compromisso é criar soluções que aumentem a eficiência dos nossos clientes, não apenas acelerando processos, mas redefinindo a experiência do usuário final. Isso significa utilizar inteligência embarcada, personalização em escala e interações mais humanizadas, sem que o cliente perceba que está em contato com uma IA”, afirma Thiago Saldanha, Diretor de Tecnologia.
D4Sign
Em um momento em que a IA tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo como um meio para maximizar processos operacionais, a D4Sign by Zucchetti, plataforma de assinatura eletrônica e digital, tem largado na frente quando o assunto é inovação. A empresa conta com a D4Sign.AI, sua frente de inteligência artificial que otimiza processos de gestão de contratos e os torna 7 vezes mais rápido, além de permitir uma leitura facilitada por meio da tecnologia, no qual as partes envolvidas podem resumir cláusulas e tirar dúvidas em tempo real com o chatbot.
“Por meio da nossa tecnologia, o processo de geração de insights para tomada de decisões do cliente é embasado em dados estratégicos que reduzem o processo de assinatura de contratos, aceleram negociações e, consequentemente, trazem maiores resultados para os nossos parceiros”, comenta Rafael Figueiredo, fundador e CEO da D4Sign by Zucchetti.

Gamers Club
A Gamers Club, maior hub de soluções para esportes eletrônicos no Brasil, tem investido em soluções para aprimorar a experiência dos jogadores dentro da sua plataforma. Em parceria com a empresa americana AllStar, a empresa utiliza a IA para gerar vídeos com os principais highlights das jogadas realizadas pelos usuários em competições, que podem ser compartilhados posteriormente com o restante da comunidade gamer. Hoje são gerados mensalmente mais de 200 mil vídeos.
“Ferramentas IA estão se tornando bastante populares e por conta desse tipo de tecnologia, conseguimos aumentar o grau de interatividade da comunidade na geração de conteúdo para a nossa base de usuários e, até mesmo, abrir uma oportunidade para marcas aumentarem a sua visibilidade, ao mostrarem sua conexão com o segmento”, comenta Gui Barbosa, diretor de parcerias da Gamers Club.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.