
O Google quer formar uma nova geração de profissionais brasileiros capacitados em inteligência artificial. A empresa anunciou a meta de treinar 1 milhão de pessoas no país com cursos gratuitos focados em IA e computação em nuvem. A iniciativa foi divulgada durante o Web Summit Rio, realizado nesta semana.
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
- Assine nossa newsletter neste link.
A proposta é democratizar o acesso ao conhecimento técnico em uma área que, embora ofereça salários altos — podendo superar os R$ 20 mil por mês — ainda é vista por muitos como inacessível. Para quebrar essa barreira, o Google oferece formações introdutórias em parceria com instituições de ensino, além de disponibilizar conteúdos no YouTube e na plataforma Cloud Skills Boost.
Segundo o Google, são 648 cursos em português, incluindo 49 voltados especificamente à inteligência artificial generativa — tecnologia por trás de assistentes como o ChatGPT e o Gemini.
Como se inscrever nos cursos
Para começar, é preciso acessar o catálogo de cursos do Google Cloud. Em seguida:
- Escolha o tema desejado;
- Use os filtros para selecionar o tipo, nível e idioma;
- Clique no curso de interesse e siga as instruções da página.
A plataforma também oferece a seção “Caminhos”, que reúne trilhas de aprendizado compostas por cursos rápidos com foco em áreas específicas, como análise de dados, segurança da informação, infraestrutura de nuvem e IA generativa.

Capacitação gratuita da T-Systems prepara universitários para o mercado de
Em um movimento que reforça o compromisso da T-Systems com o desenvolvimento de talentos em tecnologia em todo o Brasil,…
Mercado Financeiro – Audax Capital abre 20 vagas com salários
Com crescimento expressivo no volume de crédito e atuação em mais de 20 estados brasileiros, a Audax Capital, um dos…
Entrevista com Adrianus Warmenhoven, da NordVPN: IA e clonagem de
Com o avanço da inteligência artificial, novas ameaças digitais estão surgindo — e uma das mais alarmantes é a clonagem…
Certificação em IA: Sebrae Startups e AWS democratizam acesso com
O Sebrae Startups e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram o lançamento de um curso preparatório gratuito para a certificação…
Dia das Mães: Ideias tecnológicas para homenagear as mães modernas
A tecnologia tem atuado como uma aliada quando se trata de inovar e utilizar a criatividade em datas comemorativas como…
GoDEV da Senior Sistemas abre novas vagas para quem busca
Com o objetivo de impulsionar o ingresso de novos talentos no mercado de tecnologia, a Senior Sistemas está com inscrições…
“Comece, mesmo sem saber tudo”
Para quem ainda se sente inseguro com o tema, a dica é começar com cursos rápidos. É o que aconselha Patricia Florissi, diretora técnica do Google Cloud e uma das participantes do Web Summit Rio.
“Se não sabe o que fazer, comece, quebre a inércia. Mesmo porque, se você começar e depois ver que não deu certo, o aprendizado já será valioso”, afirmou a executiva, que nasceu em Recife e hoje integra o time de apoio ao CTO global do Google Cloud.
Segundo Patricia, o uso da IA está criando uma nova divisão no mercado: entre quem sabe e quem não sabe utilizar essas ferramentas — o que vale para programadores e também para usuários comuns.
“Você não vai perder o seu emprego para a inteligência artificial. Vai perder o emprego para alguém que entende como atingir o potencial completo da inteligência artificial”, disse.
Ela ainda prevê que 2025 será um ano de grandes avanços no que os especialistas chamam de reasoning — a capacidade de raciocínio das inteligências artificiais, permitindo a resolução de problemas mais complexos com maior compreensão de contexto.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.