

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou para cima a projeção de carga de energia no Brasil para o mês de maio. A nova estimativa aponta um crescimento de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 80.541 megawatts médios (MWm). Na semana anterior, a previsão era de alta de 1,7%.
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
- Assine nossa newsletter neste link.
A expectativa de aumento na carga acompanha uma leve melhora nas projeções de chuvas que abastecem os reservatórios das usinas hidrelétricas. No entanto, segundo boletim divulgado na última quarta-feira (30), a energia natural afluente (ENA) — indicador que mede a quantidade de água que chega às represas para gerar eletricidade — deve seguir abaixo da média histórica em todas as regiões do país.

MediaTek anuncia Helio G200 com GPU levemente mais rápida e
A MediaTek anunciou nesta segunda-feira (12) o novo Helio G200, chipset que dá continuidade à sua linha voltada para smartphones…
Samsung Galaxy S25 Edge vaza em vídeo antes do lançamento
Faltando poucas horas para o lançamento oficial, o Samsung Galaxy S25 Edge foi alvo de mais um vazamento. Desta vez,…
Nutanix e Pure Storage firmam parceria para oferecer solução integrada
A Nutanix (NASDAQ: NTNX), líder em computação multicloud híbrida, e a Pure Storage (NYSE: PSTG), pioneira em TI que fornece…
Entrevista: Viviane Rosa, CEO da VR Energia, revela planos de
Em meio à crescente preocupação com a sustentabilidade e à busca por soluções que combinem eficiência energética e responsabilidade ambiental,…
Thiago Bertacchini, da Nethone, explica como se proteger das fraudes
O crescimento exponencial de setores como criptomoedas, NFTs e iGaming tem gerado grandes oportunidades no mercado digital, mas também uma…
Capacitação gratuita da T-Systems prepara universitários para o mercado de
Em um movimento que reforça o compromisso da T-Systems com o desenvolvimento de talentos em tecnologia em todo o Brasil,…
No Sudeste/Centro-Oeste, que abriga as principais hidrelétricas brasileiras, a previsão subiu de 80% para 86% da média histórica. No Sul, a estimativa passou de 48% para 49%, no Norte de 66% para 70% e no Nordeste, de 34% para 39%.
Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste devem encerrar o mês com 71,4% de sua capacidade, um leve avanço em relação aos 71,1% previstos anteriormente. A região concentra cerca de 70% da capacidade de armazenamento de água do país, sendo estratégica para a segurança energética nacional.
A elevação nas projeções de carga elétrica sugere retomada moderada da atividade econômica e maior consumo, inclusive no setor industrial e nos grandes centros urbanos. Já o desempenho abaixo da média da ENA ainda reflete os efeitos do El Niño, que alterou o padrão de chuvas no Brasil ao longo dos últimos meses. A situação exige atenção redobrada na gestão dos reservatórios e reforça a importância de fontes alternativas como eólica e solar para garantir estabilidade no fornecimento.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.