As empresas latino-americanas aceleraram sua transição para a nuvem: estão prontas para migrar também seus dados?

A nuvem já não é uma promessa para o futuro: é o padrão para operar, escalar e competir. No entanto, migrar sistemas SAP e ambientes de dados complexos continua sendo um dos maiores gargalos para as empresas que buscam modernizar suas operações.

Segundo a SNP, empresa líder em transformação digital de ambientes SAP, a maioria das empresas na América Latina está pronta para mover sua infraestrutura para a nuvem, mas não seus dados, o que representa um risco real para a integridade operacional e o cumprimento regulatório.

“A gestão estratégica do volume de dados é fundamental para otimizar custos, desempenho e tempos de execução em projetos complexos SAP. Ao reduzir a carga de informações por meio de arquivamento ou filtragem de históricos, acelerar o processamento, minimizar o tempo de inatividade e garantir-se uma transição mais eficiente nas consolidações ERP”, comenta Antonella Squadrito, Gerente de Vendas para a América Latina Norte da SNP.

Os 5 erros mais comuns na migração para a nuvem:

  1. Ignorar a qualidade e estrutura dos dados antes da migração, o que gera duplicidades, erros operacionais e custos elevados na nuvem.
  2. Não estabeleça um modelo híbrido claro, combinando sistemas on-premise, nuvem pública e nuvem privada, conforme as necessidades do negócio.
  3. Subestimar os processos regulatórios associados a dados sensíveis ou pessoais em setores como banco, saúde ou varejo.
  4. Migrar sistemas sem transformar processos, arrastando ineficiências do passado para o novo ambiente digital.
  5. Não utilize ferramentas de automação e validação, que permitem migrar com menos risco e quase sem tempo de inatividade.

O que as empresas devem fazer?

A SNP, com mais de 30 anos liderando projetos globais de transformação SAP, recomenda que as empresas abordem a migração para a nuvem não como um desafio técnico, mas como uma estratégia de negócios baseada em dados. Isso implica em:

  • Projetar uma arquitetura de nuvem centrada em dados.
  • Aplique processos de limpeza, segmentação e validação antes de mover as informações.
  • Utilizar soluções que permitem visualizar, testar e automatizar as mudanças, com total rastreabilidade.

“Migrar não é apenas mudar de infraestrutura: é redefinir a lógica dos negócios em tempo real. E isso só é possível com dados corretos, contextualizados e disponíveis desde o primeiro dia”, conclui Antonella Squadrito.

A SNP já executou centenas de projetos em mais de 90 países, incluindo setores altamente regulamentados como farmacêutico, financeiro e telecomunicações. Graças à sua plataforma, permite realizar migrações inteligentes com uma abordagem de tempo mínimo de inatividade e visibilidade máxima.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!