Entrevista: André Varga, diretor de produtos da Jovi, revela a estratégia para conquistar o mercado brasileiro de smartphones

A Jovi fez sua estreia oficial no mercado brasileiro nesta noite (28), em um evento em São Paulo. A nova marca lança por aqui dois modelos: o Jovi V50, seu smartphone premium, com foco em fotografia de altíssima qualidade graças à parceria com a Zeiss, referência global em lentes e câmeras; e o Jovi V50 Lite, uma opção mais acessível, mas que mantém o compromisso da marca com qualidade e resistência.

O Jovi V50 chega com preço sugerido de R$ 4.999, enquanto o V50 Lite será vendido por R$ 3.199. Ambos contam com dois anos de garantia e atualização garantida para três versões do sistema Android, reforçando a proposta da marca de entregar segurança, confiabilidade e durabilidade aos consumidores brasileiros.

Para entender em profundidade os planos da Jovi no Brasil, os diferenciais competitivos da marca e a proposta exclusiva de valor para o consumidor brasileiro, o tecflow conversou com André Varga, diretor de produtos da Jovi. Ele explicou como a empresa estruturou sua entrada no país com uma rede de distribuição nacional e regional, detalhou o pacote exclusivo de benefícios que vai além da garantia tradicional — incluindo troca gratuita de tela, revisão anual e atualização do sistema por três anos —, além de compartilhar como a marca aposta em qualidade, resistência e assistência técnica capilarizada para conquistar a confiança e fidelidade dos consumidores brasileiros.

tecflow: A Jovi está desembarcando agora no Brasil. Qual é a estratégia de entrada da marca no país e como vocês estão estruturados regionalmente?

André Varga: A nossa entrada no Brasil está sendo feita com muito planejamento. Temos relacionamento com grandes redes nacionais, como Casas Bahia, além de diversas redes regionais. Além da nossa matriz em São Paulo, contamos com três escritórios regionais — em Recife, Manaus e Brasília — justamente para atender de maneira próxima o varejo de cada região. Nosso objetivo é negociar com os varejistas locais, respeitando as particularidades de cada mercado, e também construir uma presença sólida no canal direto ao consumidor.

tecflow: Diversas marcas asiáticas de smartphones que desembarcaram recentemente no Brasil apostaram em lojas próprias para reforçar sua presença e se aproximar dos consumidores. A Jovi também planeja seguir esse caminho?

André Varga: Sim, faz parte da nossa visão. Ter lojas próprias, as chamadas “lojas top”, é importante porque conseguimos oferecer um sortimento maior, trazer novidades com mais agilidade e proporcionar um atendimento diferenciado ao consumidor. Ainda não divulgamos oficialmente nossos planos, mas essa é uma estratégia que está no radar, com o objetivo de aumentar a exposição da marca e o relacionamento direto com o cliente.

tecflow: Qual é a posição que a Jovi busca conquistar no competitivo mercado brasileiro de smartphones?

André Varga: A nossa ambição é conquistar o respeito do consumidor e do varejo. Não estamos aqui para atropelar ninguém ou desrespeitar as práticas de mercado, mas sim para construir uma relação sólida e sustentável. Queremos ser vistos como uma marca que entende o consumidor brasileiro e entrega benefícios reais. O objetivo é ganhar espaço de forma consistente, tornando-nos uma referência, e não apenas um concorrente pontual.

tecflow: Como vocês definiram o portfólio de produtos para o Brasil? E qual a faixa de preço prioritária?

André Varga: Optamos por um portfólio estratégico. Nosso patrimônio global inclui produtos de gama média, alta e também de entrada. Porém, entendemos que, no Brasil, o consumidor que busca smartphones entre R$ 2 mil e R$ 5 mil é o que mais avalia custo-benefício e está aberto a experimentar novas marcas. Esse é o espaço ideal para conquistarmos uma base sólida. Produtos mais caros geralmente geram fidelização, enquanto nas faixas mais acessíveis, há mais migração de marca. Por isso, começamos pela faixa onde o potencial de sucesso é maior.

tecflow: O que diferencia a Jovi em termos de benefícios para o consumidor brasileiro?

André Varga: Fizemos uma pesquisa extensa sobre o que o consumidor valoriza. Por isso, estamos oferecendo um pacote exclusivo de benefícios, chamado de “Benefício 5 Estrelas”. Inclui troca de tela gratuita no primeiro ano, caso haja quebra, dois anos de garantia, e ainda três anos de troca de capa e película — com direito a duas substituições por ano. Além disso, nossos aparelhos já vêm com capa e película de proteção na caixa. Também oferecemos revisão anual gratuita, semelhante a uma revisão automotiva, para garantir que o aparelho esteja sempre em bom estado.

tecflow: Como está estruturada a assistência técnica da Jovi no Brasil?

André Varga: Já contamos com 60 pontos de assistência técnica homologados e estamos expandindo. Nosso modelo é baseado em parcerias com redes regionais que possuem capilaridade e capacidade de atendimento. Isso nos permite garantir um suporte eficiente e próximo ao consumidor. Até o final do ano, teremos ainda mais pontos. Além disso, fazemos a revisão anual do aparelho, o que reforça nosso compromisso com a qualidade e a tranquilidade do cliente.

tecflow: Além dos serviços e garantias, quais são os diferenciais técnicos dos produtos da Jovi?

André Varga: Um dos destaques é a nossa bateria, que já foi lançada globalmente com uma capacidade de recepção de até 200% superior. Se, eventualmente, ela não funcionar conforme o esperado, nós garantimos a substituição. Queremos oferecer ao consumidor não só tecnologia de ponta, mas também a paz de espírito de saber que será bem assistido. Afinal, uma marca nova precisa conquistar a confiança do consumidor com seriedade, serviço e qualidade.

tecflow: Como surgiu a ideia de oferecer benefícios como troca de tela e revisão anual?

André Varga: Observamos que, muitas vezes, o consumidor tem prejuízo com quebras de tela ou outros problemas que não são cobertos por garantia tradicional. Por isso, decidimos incluir esses benefícios, como a troca gratuita de tela no primeiro ano, para garantir mais segurança ao usuário. Além disso, criamos a revisão anual, em que o cliente pode levar o aparelho à assistência para uma verificação completa: limpeza, avaliação da RAM, bateria, e outros ajustes — algo parecido com a revisão de um carro.

tecflow: A Jovi anunciou recentemente o início de sua produção nacional. O que motivou essa decisão e como está o andamento desse processo?

André Varga: Sim, a produção nacional é um passo estratégico muito importante para a Jovi. Somos uma marca exclusiva da vivo Mobile Communication Co., Ltd. para o mercado brasileiro, e começamos nossa produção local em parceria com a fabricante brasileira GBR Componentes. Iniciamos a fase de testes em janeiro de 2025 e, hoje, já estamos operando em capacidade de produção em massa. Essa decisão visa não só agilizar o atendimento ao consumidor brasileiro, mas também garantir mais competitividade em preço e maior eficiência logística, além de reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento da indústria local.

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Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

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