A CD Projekt Red confirmou uma mudança significativa na forma como está desenvolvendo The Witcher 4: pela primeira vez, o estúdio está priorizando os consoles na fase inicial do projeto, ao invés de começar pelo PC — uma estratégia que representava a abordagem padrão em produções anteriores como The Witcher 3: Wild Hunt e Cyberpunk 2077.
A revelação foi feita por Charles Tremblay, chefe de tecnologia da CD Projekt, em entrevista à ResetEra, após a apresentação de uma tech demo impressionante: The Witcher 4 rodando a 60 quadros por segundo com ray tracing em um PlayStation 5 base. O feito surpreendeu fãs e especialistas, especialmente pela complexidade gráfica associada à franquia.
“Sempre começávamos no PC, fazíamos o máximo possível e depois tentávamos adaptar para hardwares mais fracos”, explicou Tremblay. “Desta vez, queremos realmente priorizar o desenvolvimento voltado para consoles.”
A SNK Corporation anunciou oficialmente que Andy Bogard, um dos personagens mais icônicos da franquia Fatal Fury, será o primeiro…
Segundo o executivo, a nova estratégia tem como objetivo garantir que o jogo rode com performance estável, evitando o histórico de otimizações problemáticas. A CD Projekt agora trabalha com a Unreal Engine 5, motor gráfico de nova geração que facilita o desenvolvimento multiplataforma e permite testar limites de performance com mais precisão.
PS5 é a base, mas o Series S preocupa
A meta da CD Projekt é clara: garantir que The Witcher 4 atinja os 60fps com ray tracing ativado nos consoles mais potentes, como o PlayStation 5 e o Xbox Series X. No entanto, quando se trata do Xbox Series S, a situação é bem diferente.
“Alcançar 60fps no Series S será extremamente desafiador. Vamos apenas dizer que é algo que ainda teremos que resolver”, admitiu Tremblay.
Embora a versão para o console mais acessível da Microsoft ainda não esteja no centro dos esforços da equipe, a CD Projekt afirma estar ciente das limitações de hardware e já mapeia alternativas para entregar uma experiência satisfatória.
Inversão de prioridades: PC virá depois
Com essa mudança, o PC — tradicionalmente a plataforma principal nos lançamentos do estúdio — passará a receber aprimoramentos posteriores, como maior resolução, suporte a placas de vídeo mais potentes e funcionalidades específicas. Segundo Tremblay, a ideia é garantir que o jogo funcione bem nos consoles desde o início e, só então, liberar recursos extras para o público de computador.
Essa inversão de prioridades parece ser uma resposta direta às críticas que Cyberpunk 2077 enfrentou em seu lançamento em 2020, quando sofreu com diversos problemas técnicos, especialmente nos consoles da geração anterior.
The Witcher 4: um novo começo
Ainda sem título oficial ou data de lançamento, The Witcher 4 marca o início de uma nova saga dentro do universo criado por Andrzej Sapkowski, e será o primeiro título da franquia a usar a Unreal Engine 5, abandonando o motor gráfico proprietário REDengine.
A promessa da CD Projekt é entregar um jogo mais polido, com performance fluida e menor tempo de correção pós-lançamento. E, pelo visto, a estratégia começa pela base: garantir que consoles como o PS5 recebam a melhor experiência possível desde o dia um.
Enquanto isso, jogadores no Xbox Series S terão que esperar para saber se a mágica da CD Projekt conseguirá também se adaptar às limitações do console de entrada da Microsoft.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.
Este site utiliza cookies para personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso serviço você aceita tal monitoramento. Saiba maisAceitar
Manage consent
Privacy Overview
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.