5 dicas para evitar o aquecimento de notebooks



O notebook é o segundo item eletrônico mais utilizado no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em 2018, 70% dos brasileiros usam o aparelho com frequência (o dispositivo só perde para os smartphones). Com o passar do tempo, e dependendo da frequência da utilização, a máquina pode apresentar problemas técnicos e um dos defeitos mais comuns é o superaquecimento. 

Para prevenir essa falha, Carlos Silva dos Santos, profissional de manutenção de computadores que atende pelo GetNinjas , maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, separou algumas dicas para garantir o funcionamento e aumentar a vida útil do aparelho.

Por que esquenta?


Inúmeros motivos podem causar o aquecimento: a idade da máquina, poeira e até mesmo os pelos de cães e gatos, que podem entrar no sistema de resfriamento do aparelho e obstruí-lo. 



Segundo Carlos, a melhor maneira de evitar o problema é fazer uma manutenção preventiva, que consiste na desmontagem total do notebook, na limpeza da placa mãe, memória, processador, cooler e dissipador de calor, e na troca da pasta térmica. “Esse cuidado sai mais barato do que fazer uma manutenção corretiva, quando o problema aparece”, acrescenta o profissional.

2. Superfície plana


No conforto de casa é comum usar o notebook na cama ou no sofá, mas o ideal é que ele fique em uma superfície plana. “Assim você evita de tampar a ventilação e também vai fazer com que a máquina consiga aspirar ou ejetar o ar e manter a temperatura adequada”, comenta Carlos. 



Ao deixar o aparelho nas cobertas, o “cooler” se esforça para manter a temperatura sob controle e consequentemente a vida útil dele cai. Para aqueles que não conseguem abandonar o cobertor e o eletrônico, a solução pode ser comprar um suporte portátil.

3. Transporte


Apesar de serem portáteis, os notebooks devem ser manuseados com cuidado. No momento do transporte, é importante desligar antes de fechá-lo. 


Evite transportá-lo no modo de hibernação porque o aparelho pode não ser encerrado corretamente e causar um superaquecimento. Segurar a máquina pela tela é outra prática que deve ser evitada.

4. Aplicativos


Alguns aplicativos podem ajudar o proprietário a monitorar a temperatura do notebook. Recursos como o HWMonitor permite que o usuário veja até mesmo a rotação dos coolers e é de fácil interpretação. 



Outro aplicativo recomendado por Carlos é o HWiNFO, uma ferramenta que apresenta um diagnóstico completo sobre o hardware.

5. Limpeza


É recomendável que apenas profissionais desmontem o notebook para limpá-lo, mas no dia a dia, pequenas ações podem manter a máquina higienizada. O profissional aconselha o uso de pincéis ou cotonetes. Caso o proprietário queira usar um pano, o tecido não deve soltar fiapos. Limpar o aparelho não requer nenhuma faxina pesada e produtos multiuso ou abrasivos não são necessários.

Confira também algumas dicas para manter seu notebook limpo por dentro e por fora

https://www.tecflow.com.br/feed

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!