O que você precisa saber Realidade Virtual e Aumentada

Marcelo Marcati, CCO da Venturion, estúdio de experiência imersivas, responde às principais dúvidas sobre os benefícios e usos das ferramentas

Conhecidas pelo seu alto potencial de engajamento e por proporcionar experiências diferenciadas e imersivas, as chamadas Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (VA) já são muito populares no segmento de games. Contudo, os benefícios destes recursos tecnológicos não se limitam, apenas, a esse setor, trazendo diversas possibilidades para áreas como educação, saúde e treinamentos corporativos, por exemplo. Na visão de Marcelo Marcati, CCO e cofundador da Venturion , estúdio de experiências imersivas investido pela Tapps Ventures , o movimento se deve, principalmente, pois as tecnologias são capazes de romper barreiras físicas e transformar a forma como o público – seja final ou dentro de uma corporação – interage e consome informações.

“O grande ‘pulo do gato’ é que esses recursos trazem um apelo emocional e uma prática mais lúdica para as atividades, independentemente de quais sejam. Isso porque as ferramentas de VR e AR são capazes de transportar o usuário de forma imersiva para qualquer ambiente, transformando conteúdos maçantes, densos e difíceis em algo mais atrativo”, afirma Marcati.

Não à toa, os investimentos no mercado de VR devem atingir a marca de US$ 22 bilhões até 2025, conforme aponta um levantamento realizado pela Goldman Sachs, e setores como Turismo e Varejo têm apostado fortemente no método. A fim de prestar alguns esclarecimentos e sanar de vez as dúvidas sobre as Realidades Virtual e Aumentada, o fundador da Venturion explica os diferenciais e benefícios das tecnologias. Confira!

Só empresas do universo do entretenimento e dos games podem aderir?

Não. Embora as práticas tenham ficado mais em evidência nesses nichos, elas não se limitam a eles! Com uma boa estratégia, propósitos bem amarrados e doses de criatividade, diversos setores podem se beneficiar das tecnologias, desde a educação até o agronegócio. As possibilidades são inúmeras, indo dos treinamentos e aulas até showrooms de produtos.

Quais as diferenças entre Realidade Virtual e Realidade Aumentada?

Ambas entram em ação para ludificar processos e transformar a experiência do usuário, mas a principal diferença é a forma como isso é feito. No caso da VR, é necessário um equipamento próprio, como os óculos e o uso de softwares específicos. Já a VA é uma alternativa mais simples e barata, que permite a integração entre o ambiente físico e o virtual por meio de dispositivos mais simples, como smartphones e projetores, por exemplo.

Por que adotar esses recursos nos treinamentos corporativos?

A tecnologia, em especial da Realidade Virtual, é uma excelente alternativa para treinamentos de atividades que exigem algo mais “mão na massa” e que possuem conteúdos muito densos. Isso se deve ao fato de que o colaborador que está passando pelo treinamento consegue ver, na prática e de maneira realista, o que deve ser feito, possibilitando as chances de erro e acerto, mas em um ambiente seguro, tornando a atividade em uma experiência gamificada e trazendo feedbacks constantes e instantâneos.

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Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

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