Se você está cansado de ouvir a palavra “metaverso”, eu não te culpo – eu estou com você. Por enquanto, parece que tudo é conversa sem nenhuma substância. Na melhor das hipóteses, vimos avatares sem pernas flutuando em uma sala de reunião virtual, e isso não parece atraente.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Enquanto muitos de nós está lutando para imaginar como o metaverso pode ser, temos apenas a certeza de que os fones de ouvido de realidade virtual mista desempenharão um papel imenso para a popularização da nova tecnologia.
Existem duas grandes empresas que podem lançar um novo fone de ouvido no próximo ano, e finalmente nos apresentar as experiências que foram prometidas: Apple e Meta (Facebook).
Embora a Meta tenha anunciado suas ambições, a Apple se mantem bastante tranquila, quando se trata de apresentar tecnologia para o metaverso.
Sabemos algumas coisas sobre o que podemos esperar dessas empresas no próximo ano. Bora:
Apple
Há uma enorme expectativa sobre como será a primeira tentativa da Apple em hardware VR/MR. Tanto Mark Gurman, da Bloomberg, quanto o renomado analista Ming-Chi Kuo observaram que a empresa pode lançar o fone de ouvido no próximo ano.
Vários relatórios sugeriram que este fone de ouvido poderia ser precificado em US $ 3.000 ou mais. Assim, ele pode ser direcionado para desenvolvedores e entusiastas de jogos.
Leo Gebbie, analista principal da CCS Insights, sugeriu que é improvável que a Apple se mova no início do mercado e lance um dispositivo que apenas algumas pessoas possam utilizar.
Ele observou que, embora a Apple não tenha qualquer envolvimento direto com VR, sua API ARKit é a prova que a empresa em computação espacial está trabalhando no desenvolvimento de produtos cm VR. Portanto, devemos esperar experiências, no mínimo, nem interessantes.
Em termos de hardware, não devemos esperar nada além de especificações top-end do dispositivo da Apple.
Snehal Dhruve, CEO & fundador da Cameraah, uma empresa de criação de experiências AR/VR, acredita que a Apple terá uma vantagem de hardware no espaço com sua poderosa linha de processadores.
Em seu boletim informativo, Gurman observou que o fone de ouvido terá um display avançado, tecnologia de resfriamento e recursos baseados no avatar.
Gebbie acha que, assim como a Meta, a empresa também pretende incluir experiências sociais — mas isso pode ficar restrito, como sempre, somente para quem utiliza dispositivos Apple.
Dhruve comentou que, como a Apple não tem nenhuma estrutura prévia para VR, poderíamos ver a empresa nos dar um vislumbre da plataforma em sua conferência de desenvolvedores, a famosa WWDC no próximo ano.
Meta
Ao contrário da Apple, a Meta não está começando com suas ambições quando o assunto é VR. A empresa já é líder de mercado com vários fones de ouvido como o Oculus Quest 2.
De acordo com um relatório da Counterpoint, a empresa dominou no quarto trimestre de 2020 e no primeiro trimestre de 2021 o mercado de fones de ouvido, com uma participação de quase 75% dos embarques globais.
Então a Meta já tem um avanço em termos de alcance de plataforma. No entanto, a empresa também tem ambições maiores com um fone de ouvido mais poderoso chegando no próximo ano.
Durante sua recente palestra sobre a mudança de nome da empresa, Mark
Zuckerber revelou o Project Cambria, um novo fone de ouvido com melhor rastreamento facial e recursos de realidade mista.
Há muitas especulações de que este novo fone de ouvido é o Oculus Pro, que vazou no mês passado.
Em sua recente apresentação, Zuckerberg admitiu que este novo dispositivo será hardware high-end, mas pode não ser tão caro quanto a faixa de US$ 3.000 do fone de ouvido da Apple.
Dhruve observou que, embora o Quest 2 já tenha introduzido as APIs do Passthrough este ano para permitir algum nível de experiência de MR, o novo fone de ouvido da empresa terá como objetivo trazer coisas mais imersivas e perfeitas a bordo.
Gabbie disse que a Meta pode ter como alvo desenvolvedores e entusiastas de jogos com o próximo fone de ouvido para testar experiências envolventes. Só nos resta aguardar!
Uma rivalidade emergente
Espera-se que ambas as empresas apresentem seus novos fones de ouvido no próximo ano. No entanto, a escassez de chips pode ser um grande contra tempo para os produtos chegarem ao mercado.
Tanto Dhruve quanto Gabbie concordaram que, embora esses fones de ouvido possam ser caros, ambas as empresas vão querer chegar ao mercado com um preço mais baixo.
“A Apple com certeza vi querer introduzir óculos AR na vida cotidiana dos usuários. É assim que a estratégia de dispositivos da empresa tem sido há anos”, disse Gabbie.
Para Meta, será tudo sobre fazer as pessoas esquecerem o Facebook e entrar em seu metaverso. Para a Apple, será sobre a criação de altos padrões em outra vertical tecnológica. É uma batalha que vai dar o que falar!
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.