Os aparelhos eletrônicos fazem parte do nosso cotidiano, como no caso do celular, computador, dentre outros.
E nós dependemos deles para uma série de tarefas do dia a dia, principalmente, dos smartphones.
Também é difícil imaginar a sociedade atual sem o respaldo da tecnologia, principalmente dos computadores, que auxiliam nas mais diversas atividades.
Mas, apesar de serem muito importantes, eles não são eternos, mas podemos tomar alguns cuidados para que durem mais tempo.
Principalmente, em relação ao uso da bateria, que costuma ser um dos itens mais prejudicados pelo mau uso.
Depois de um tempo, o celular e o notebook começam a apresentar algumas falhas, algo que começa a acontecer, geralmente, 1 ano depois, se você não for muito cuidadoso.
Existem alguns detalhes que precisamos levar em consideração ao utilizar os eletrônicos, caso contrário, eles vão apresentar mais problemas, o que envolve dinheiro para consertar ou até comprar aparelhos novos.
Para poupar o seu bolso e os seus equipamentos, neste artigo, vamos explicar os fatores que reduzem a vida útil dos aparelhos, os cuidados importantes que você precisa ter e quais aparelhos disponíveis no mercado são mais duráveis.
Fatores que reduzem a vida útil dos aparelhos eletrônicos
Algumas atitudes corriqueiras podem prejudicar a durabilidade de aparelhos eletrônicos, como celulares e notebooks. Um exemplo disso é quando usamos o computador perto dos animais de estimação.
Quem tem gato em casa não deve permitir que ele se deite em cima dos eletrônicos, pois seus pelos entram no orifício de ventilação, provocando o superaquecimento da máquina.
Tanto o equipamento usado em casa quanto em uma clínica de fisioterapia também pode sofrer o mesmo problema por conta de formigas e baratas. Assim sendo, não coma enquanto usa o computador.
Também evite balançar o computador ou movimentá-lo bruscamente, pois isso pode interferir em seu funcionamento e até mesmo levar à perda de dados.
Outro comportamento que danifica esse equipamento é dobrar os fios do carregador. Apesar de parecer muito resistente, na verdade, ele é muito frágil, uma vez que os notebooks foram feitos para serem móveis.
Outro ponto muito importante é não deixar o seu computador carregando o tempo todo. É impossível deixar a bateria sobrecarregada porque elas são feitas de íons de lítio.
Quando você o deixa na tomada o tempo todo, o controlador que protege a bateria pode ser danificado, e a carga excessiva pode fazer com que ele superaqueça, comprometendo a vida útil da bateria.
Depois que o home office entrou de vez na vida das pessoas, outro hábito muito comum é trabalhar com o laptop no colo. Não faça isso, pois a pele e a roupa bloqueiam a ventilação e provocam o superaquecimento.
Todo tipo de bateria, com a bateria de 60, exige alguns cuidados e isso também se aplica ao seu celular.
Algo que muitas pessoas fazem é carregar os eletrônicos com outros tipos de carregadores, principalmente de baixa qualidade.
Eles podem prejudicar severamente o funcionamento da bateria e prejudicar a vida útil do aparelho. Também é bom carregar o celular via USB no notebook porque a corrente elétrica dessas entradas oscila muito.
Além disso, não se esqueça de manter o seu celular sempre limpo, já que a falta de higiene pode levar ao acúmulo de sujeira, prejudicando as entradas do fone e do carregador. Quando isso acontece, a vida útil do aparelho também diminui.
Como prolongar a vida útil dos aparelhos eletrônicos?
Assim como existem hábitos que prejudicam esses equipamentos, existem aqueles que podem ajudar a conservá-los, tais como:
1. Desabilitar funções desnecessárias
Existem algumas funções dos eletrônicos que podem aquecer o dispositivo enquanto estiver ligado.
Exemplos disso são o Wi-Fi, GPS e dados móveis, pois eles aumentam a atividade do processador, baterias e chips.
Se você utiliza um aplicativo importante para o trabalho, como de transporte de cargas ou para falar com os clientes, desligue os de jogos e outros muito pesados em dias quentes, pois eles superaquecem o aparelho.
Se puder, use o seu aparelho sempre no modo de economia de energia, pois ele ajuda a controlar a temperatura interna.
2. Atentar-se às chuvas e quedas de energia
No Brasil, o verão tem como característica, além dos dias quentes, tempestades intensas e com muitos raios.
Essas chuvas provocam instabilidade na rede elétrica, prejudicando o fornecimento de energia e equipamentos, como:
- Computadores;
- TVs;
- Caixas de som;
- Eletrodomésticos.
Para lidar com esses riscos, você pode adquirir aparelhos que auxiliam em casos de quedas de energia, como o nobreak.
3. Não deixar os aparelhos no carro
Se você trabalha com serviços de certificação e foi visitar um cliente ou está saindo de casa por alguma razão, ao sair do carro, leve seus aparelhos com você, principalmente, durante o verão.
O interior do automóvel pode alcançar temperaturas muito altas, que junto com a temperatura dos aparelhos podem até mesmo derreter seus componentes, consequentemente, prejudicando o funcionamento.
4. Cuide dos aparelhos na praia
Não é novidade para ninguém que os aparelhos eletrônicos não combinam com água, portanto, é fundamental ter cuidado ao levar o aparelho a locais como praias e clubes.
A maresia, areia e altas temperaturas podem prejudicar seu aparelho, portanto, não chegue muito perto do mar para tirar fotos.
A água pode oxidar os componentes e caso você derrube o celular acidentalmente, desligue-o imediatamente.
Ao chegar em casa, abra-o para que ele seque naturalmente e espere alguns dias para usar de novo.
Para proteger ainda mais o seu aparelho, utilize uma capa protetora impermeável e deixe o aparelho sempre na sombra.
Assim, você não precisa gastar com um celular novo e pode investir em um bom projeto de ar condicionado para a sua casa.
5. Manter os aparelhos limpos
Em épocas do ano em que a umidade é muito elevada, os aparelhos podem apresentar alguns problemas devido à poeira que acumulam em seu interior.
A umidade junto com o pó forma moléculas que grudam nas placas e provocam curtos-circuitos.
Por essa razão, é muito importante fazer limpezas frequentes e as manutenções devidas em seus aparelhos.
Aparelhos com vida útil maior
De todos os aparelhos e eletrodomésticos que usamos em casa, existem alguns que duram mais tempo, como no caso do ar-condicionado.
A durabilidade deste aparelho depende da manutenção e limpeza que você realiza, mas se for bem-cuidado, pode durar até 15 anos.
Ao incluí-lo em seu projeto sala comercial, por exemplo, tenha em mente que é muito importante fazer as manutenções periódicas e usá-lo corretamente.
Outros aparelhos do dia a dia muito duráveis são o ferro de passar, aspiradores de pó e outros.
Na verdade, não se sabe ao certo quanto tempo eles podem durar, mas dependendo do fabricante, uma pessoa pode usar o mesmo aspirador por mais de uma década.
Se você não deixar água dentro do reservatório do ferro, ele pode durar mais de 3 anos, além disso, lembre-se de utilizar a temperatura correta para cada tipo de tecido e não usar produtos agressivos para limpá-lo.
A máquina de lavar também é outro exemplo de equipamento que pode durar muitos anos, chegando a ultrapassar uma década, caso você use do jeito certo.
Assim como é necessário cuidar de outros equipamentos, como um computador usado, no caso da máquina de lavar, use apenas a quantidade de sabão em pó recomendada pelo fabricante e verifique o que vai lavar.
Verifique bolsos de calças para se certificar de que não existem objetos que possam prejudicar a máquina, como moedas, clipe de papel e outros. Mantenha o tambor interno sempre limpo, usando um pano úmido.
Por fim, geladeiras e freezers também são aparelhos altamente duráveis, podendo ultrapassar uma década de uso, se você for cuidadoso. Para isso, mantenha-os sempre limpos e bem organizados.
Eles devem ser colocados em espaços com boa ventilação, longe, pelo menos, 5 centímetros da parede.
Também descongele de tempos em tempos, para isso, observe se a camada de gelo já ultrapassou um centímetro.
Conclusão
Sendo assim, como você viu, no dia a dia, usamos diversos tipos de equipamentos eletrônicos, além de outros recursos, como cabeamento estruturado, para facilitar a vida. Mas, se eles não forem bem cuidados, podem apresentar problemas.
Comprar esses aparelhos é um investimento importante, mas não é legal ter de arcar com os consertos ou substituí-los por falta de cuidado.
Por essa razão, esteja atento ao modo como você os utiliza e siga as instruções dos fabricantes sempre que estiver em dúvidas.
Se precisar fazer manutenções ou consertos, também procure empresas e profissionais de confiança e experientes, pois isso vai proteger seus aparelhos eletrônicos por muito mais tempo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.