Monitor Ultrawide: Vale a pena investir?

A personalização de componentes para desktop é uma demanda em pleno crescimento, com opções cada vez mais diversas de acessórios e peças de hardware para computadores, uma dessas é o monitor ultrawide

O monitor ultrawide funciona como uma tela maior que monitores para computador ou televisores comuns. 

Seu formato curvo, mais ergonômico, favorece a largura da peça, diferenciando-se, com isso, das TVs. 

Uma TV apresenta uma proporção de 16:9, assim como grande parte dos monitores comuns usados para gerir emissão de AVCB para edifícios residenciais

O monitor ultrawide, estende as dimensões para 21:9, favorecendo a largura em detrimento da altura. 

A mudança também justifica sua aparência mais curva, como se pudesse dominar todo o campo de visão do usuário. 

Além da experiência imersiva, sua proposta busca solucionar as queixas daqueles que usam muitas ferramentas simultaneamente, a cada sessão.

Enquanto a tecnologia de 48 quadros por segundo transformou a experiência de cinema, gerando uma sensação de realismo quase assustadora para o cinema, o monitor ultrawide é uma experiência de nível semelhante, aplicada ao uso de computadores. 

A busca por telas maiores e com maior poder de definição se encontra também em outros recursos, como os novos smartphones e tablets, aproveitando o máximo possível do espaço disponível no dispositivo. Em desktop, essa tendência ganha expressão máxima. 

Um monitor ultrawide apresenta aplicações no cenário doméstico e empresarial, podendo ser inserido na realidade de salas de gestão e indústrias de tecnologia, dispostas em mesa corporativa para recepção ou centros de apoio em instituições de saúde.  

Por isso, esse artigo vai esclarecer algumas dúvidas muito comuns sobre essa ferramenta, como sua utilidade para ações comuns, qual é o público-alvo desta versão e quais são as vantagens de aderir ao modelo. 

Para quem foi feito o monitor ultrawide?

O monitor ultrawide estabelece conforto visual para o usuário, com níveis variados de resolução e outras configurações que acentuam alguns benefícios diante de outros. O público-alvo para esse tipo de personalização é composto por: 

Gamers

Para quem desfruta de uma boa configuração de desktop para jogar, o monitor ultrawide pode melhorar a experiência dos gráficos realistas contidos nos lançamentos mais recentes. 

O formato e extensão da tela garante uma experiência mais fidedigna para o usuário. 

Um ponto importante na aquisição deste tipo de monitor é a disponibilidade de móveis para escritórios capazes de fornecer estabilidade para a base do dispositivo. 

A curvatura da tela inviabiliza certos tipos de instalação, como a colocação na parede. 

Os desenvolvedores de jogos também podem ser beneficiados com o monitor ultrawide. 

O trabalho de criação de múltiplos detalhes exige um bom espaçamento de tela, com oportunidades para detalhar materiais gráficos como:

  • Avatares e seus acessórios, como roupas e armas; 
  • Desenho da storyline e diagramação de cada arco do enredo; 
  • Renderização e ajuste de movimentos corporais; 
  • Ambientação da trajetória do jogo. 

Os monitores ultrawide também costumam apresentar uma resolução mais sofisticada, com tela de 4K e 33% a mais de espaço, comparada a telas comuns, acentuando detalhes de cores e formas, o que torna a visualização do jogo mais rica e agradável. 

Editores e diagramadores

Para aqueles que trabalham com o design gráfico, seja na edição de fotografias e vídeos, na criação de peças de marketing para a venda de um relógio de ponto digital ou na construção de animações, o espaço de tela é um aspecto importante. 

Esse tipo de trabalho por vezes exige a manipulação de múltiplos programas ao mesmo tempo, exigindo do profissional a manipulação de duas ou mais telas ao mesmo tempo. Realizar ajustes de som e transições são tarefas facilitadas pelo monitor ultrawide. 

O advento das impressoras 3D para criação de expositor de acrílico e outros produtos, configura-se como uma nova força que impulsiona o emprego dos monitores ultrawide no contexto empresarial. 

Alguns de seus efeitos nesta área são: 

  • Menor sensação de cansaço visual; 
  • Cores mais vivas e detalhes mais definidos; 
  • Experiência visual mais realista; 
  • Reprodução mais fluida de imagens em movimento.

A capacidade imersiva das telas mais extensas também facilita a visualização de um produto ainda não fabricado pelo profissional. 

Isso ajuda na projeção de plantas da engenharia e arquitetura, contribuindo com a maturidade digital no setor. 

Um monitor desse tipo, nesses casos, deve estar acompanhado pelas combinações de processador potente e boa capacidade de memória, uma vez que muitos tipos de software de gestão administrativa exigem um alto desempenho de máquina. 

Desenvolvedores de software

O desenvolvimento de software é um trabalho que também exige muito da capacidade de tela e do hardware. 

Compreendendo um grupo de programadores que atuam no suporte de rede, configuração de bancos de dados e criação de sites, formam um perfil extenso. 

Um monitor ultrawide sintetiza, em termos de experiência visual, a capacidade mais elevada de computadores personalizados. 

O usuário que escolhe cada componente de sua máquina, da placa mãe até o monitor, deseja explorar o máximo potencial do desktop. 

Com valores de mercado acima do monitor comum, é inegável que a versão ultrawide é feita para um público específico, que realiza atividades que vão além do consumo doméstico e por isso, procuram por maior potência. 

Para os desenvolvedores de software restaurante comanda eletrônica, um monitor ultrawide pode viabilizar suas rotinas de trabalho ao abrir espaço para a manipulação de múltiplas janelas sem comprometer o ritmo de atuação ou a velocidade da máquina. 

O monitor ultrawide é relevante?

A demanda pelo monitor ultrawide vai além da escolha de uma peça maior e mais luxuosa. 

A versão, disponível para o consumidor em uma faixa de preço entre 1300 a 10 mil reais, apresenta vantagens para a experiência do usuário, tais como: 

Duas telas pelo preço de 1

A extensão horizontal do monitor ultrawide transforma a experiência do usuário similar a quem acessa o computador por meio de duas telas. 

O efeito pode ser justificado pela altura semelhante a um monitor comum, apesar da largura. 

O monitor ultrawide surgiu após o crescimento da procura por telas maiores a partir da formação de “setups”, termo empregado para a personalização de computadores, com dois monitores instalados. A opção reduz os custos para quem precisa desse espaço. 

O monitor ultrawide é também uma alternativa superior aos televisores que, apesar de sua viabilidade de conexão com o computador, apresentam um custo mais elevado se comparados com o ultrawide, além do formato pouco ideal. 

As grandes TVs apresentam uma altura que acompanha suas dimensões horizontais, mantendo o padrão de tela 16:9. 

Uma TV de 40 polegadas pode conferir uma experiência desconfortável, enquanto um ultrawide de 40 polegadas se encaixa no objetivo de uso. 

Prioriza o desempenho

O monitor ultrawide é ideal para configurações que priorizam o desempenho da máquina. A aquisição de um processador mais potente, placas de vídeo com alto poder de armazenamento e mais slots de memória exigem um monitor melhor. 

O aumento na capacidade de um computador é motivado pela necessidade de uso de softwares mais pesados para produção ou acompanhamento, usualmente profissionais, como sistemas de monitoramento de transporte de carga

A necessidade de usar múltiplas ferramentas ao mesmo tempo, muito comum no contexto empresarial, também gera grande impacto sobre as demandas por configurações de alto desempenho, uma vez que as máquinas comuns não suportam tal esforço. 

Um monitor ultrawide encerra a inclusão de ferramentas mais avançadas com seu espaço para manipulação de tela, permitindo a expansão de janelas a um nível que seja confortável diante do usuário, que não se vê reprimido a uma janela de cada vez. 

Aproveitamento da vertical

Muitos modelos de monitor ultrawide abrigam a possibilidade de rotação da tela na posição vertical, com adaptações de suporte previstas em sua base. Monitores com tecnologia touch screen podem ser empregados para uso coletivo. 

O aproveitamento da vertical, além disso, confere ao usuário a possibilidade de adaptar atividades de design gráfico que exigem a criação de grandes peças nesta posição, além da criação de avatares para jogos e animações. 

No contexto das empresas, o aproveitamento da vertical pode embutir o uso desses monitores em totens de atendimento ou sistemas de monitoramento do trabalho diário, além de aumentar a concentração dos colaboradores. 

Conclusão

Em resumo,o monitor ultrawide é uma das muitas ferramentas de criação de computadores personalizados, uma tendência que indica o rumo dos padrões de consumo atuais, durante a consolidação da internet como uma fase decisiva para a vida em sociedade. 

O desktop, também chamado computador de mesa, ao contrário do que muitos previram com o surgimento do smartphone, está longe de ser uma tecnologia obsoleta. 

A qualidade de imagem e desempenho deste e outros recursos provam sua importância. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!