Muitas empresas têm avançado em seus processos de transformação digital. A Marabraz, empresa especialista em móveis e decoração, de olho nas tendências que o mercado exige, decidiu migrar toda a infraestrutura de tecnologia da informação para a nuvem. Com a Service IT, integradora de soluções e serviços de TI com 26 anos no mercado, como parceiro para serviços de tecnologia, a Marabraz conseguiu reduzir em cerca de 70% seus custos em pouco tempo.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
Por ser uma empresa familiar com mais de 30 anos de mercado, a decisão da Marabraz sempre foi manter toda a infraestrutura de TI dentro de casa, por acreditar que era mais seguro. Em 2015, quando criou seu e-commerce, a organização o manteve separado da operação física. No entanto, como a manutenção de um data center interno tem custo alto, e a empresa conquistou grandes resultados com o e-commerce que havia sido criado diretamente na nuvem, a Marabraz enxergou o valor em potencial de terceirizar seu data center e decidiu fazer a transformação nas lojas físicas.
A rede tem 137 lojas, todas no estado de São Paulo e, antes da migração, as unidades se conectavam ao centro de distribuição da companhia, onde ficava a central de dados. A equipe de tecnologia da Marabraz entendeu, então, que não fazia sentido as unidades se conectarem ao centro de distribuição para, de lá, se ligarem à infraestrutura na nuvem. Hoje, as lojas são independentes e se conectam diretamente com a nuvem.
“Um de nossos principais desafios era a atualização do data center on-premise. Precisávamos ser capazes de fazer as atualizações com mais agilidade, e melhorar a escalabilidade do nosso negócio. Vimos os bons resultados do nosso e-commerce, que já nasceu na nuvem, como uma oportunidade para realizar a migração para o ambiente virtual. Com a ajuda da Service IT, em poucos meses, nossa central de dados já estava inteiramente na nuvem, de forma segura, e nós já estávamos colhendo os benefícios da mudança”, conta Klaus Fournou D’ Angelo, CIO da Marabraz.
Além da redução de 70% nos custos, a percepção da equipe é que houve uma melhoria significativa na gestão das operações. No banco de dados, por exemplo, a escalabilidade foi o principal benefício. Anteriormente, um upgrade de driver era difícil, pois envolvia licenciamento. Com poucos cliques, hoje, é possível recuperar o backup do banco de dados para homologação, ou mesmo aumentar os recursos de marketing.
“A Marabraz tem como próximos objetivos a criação do Disaster Recovery (DR) e a revisão de todo o ambiente virtual. A migração para nuvem é um caminho sem volta, e traz novas possibilidades que antes não existiam, de integração de ferramentas, de crescimento ágil, além de dar uma visão panorâmica das necessidades do negócio, permitindo que os gestores tenham acesso a muito mais informações para a tomada de decisões”, afirma Eduardo Gallo, CEO e fundador da Service IT.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.