A visão computacional tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas com o objetivo de solucionar problemas reais. Já é possível encontrar esse tipo de solução na medicina, com o uso de ressonâncias e ultrassonografias, como também em carros autônomos, que com o uso desse recurso podem reconhecer sinalizações das vias ao processar imagens de placas em tempo real, sendo até mais assertivo que humanos. Até mesmo a NASA já utiliza esse conceito em diversos projetos.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
É importante entender que a visão computacional também pode ser utilizada na logística interna da indústria siderúrgica aqui em nosso país e isso já está sendo feito. O objetivo do uso no segmento tem a proposta de melhorar o gerenciamento de processos que até então não conseguiriam ser medidos apenas com geoprocessamento, telemetria e IoT. Para uma plataforma que é capaz de realizar a gestão de máquinas móveis para siderúrgicas, construtoras e operadores logísticos, a utilização da visão computacional é mais um salto tecnológico que proporcionará avanços importantes.
Toda tecnologia visa uma melhora quando se trata de desempenho de processos e resultados e para a siderurgia não é diferente. No início desse ano, o Bradesco BBI apontou que 2022 será o ano das empresas de siderurgia na Bolsa, devido ao crescimento da economia global pós pandemia, estímulos monetários na China e aceleração do crédito. Com isso fica mais do que claro que o mercado está aquecido e toda tecnologia pode vir a agregar.
Vale lembrar que existem outras soluções, como o IoT, já citado nesse artigo, Big Data, Cloud Computing e Inteligência Artificial que também são essenciais para otimizar processos da indústria de base. Posso afirmar que a IC tem trazido ganhos de eficiência para o mercado como um todo e muito mais para empresas que já possuem coleta de informações (por meio de hardwares IoT) de forma confiável e centralizada.
A visão computacional já pode ser utilizada dentro de siderúrgicas, por exemplo, para o controle de vagões de locomotivas espalhados pelas linhas férreas, bem como na movimentação de bobinas e placas. Essas são apenas algumas aplicações, porém, nos próximos anos, a visão computacional ganhará cada vez mais espaço e será um grande salto no valor agregado das plataformas de gestão de frotas com base em IOT. É importante que as empresas nacionais estejam atentas as movimentações do mercado com intuito de tornar suas operações mais eficientes e assim terem plenas condições de absorver as tecnologias que avançam a cada dia em diferentes partes do mundo.
*Vinicius Callegari é Cofundador e Head de Desenvolvimento Comercial da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas, construtoras e operadores logísticos.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.