O que é SD-Wan?

SD-Wan

Um recurso que vem sendo muito escolhido pelas empresas dos mais variados portes e setores para lidar com o grande volume de informações é o SD-WAN.

Afinal, estamos falando de dados que são provenientes de clientes, fornecedores, filiais e de seus próprios processos internos, devido à digitalização e aos recursos tecnológicos usados hoje em dia.

As companhias precisam manter seus setores sempre conectados, e isso deve ser feito por meio de uma infraestrutura ágil e segura, algo que o SD-WAN é capaz de proporcionar.

Todo negócio precisa de uma boa estrutura de e-mails, conexão entre dispositivos móveis, chamadas online, dados estruturados ou não, entre outras necessidades que surgem com o passar do tempo.

Contudo, apesar de ser muito importante, não são todas as pessoas que compreendem o conceito de SD-WAN. Portanto, antes de utilizá-lo, é fundamental saber um pouco mais sobre suas características.

Se você acredita que seu negócio precisa de uma boa solução para lidar com os dados coletados, não deixe de ler este artigo.

Vamos explicar o que é SD-WAN e por que usar esse recurso, além de mostrar as principais funcionalidades da ferramenta. Confira!

Qual é o conceito por trás de SD-wan?

Conforme a tecnologia avança, as empresas procuram investir em aplicativos e diferentes maneiras de atender suas demandas de trabalho. Para isso, é necessário contar com redes flexíveis, configuráveis, ágeis e baratas.

Antes do SD-WAN, as soluções eram embasadas nas redes WAN (Wide Area Networks), que possuíam a capacidade de interconectar ambientes distribuídos geograficamente.

Só que, devido a todas as transformações digitais, esse sistema não consegue mais dar conta. Assim, empresas como uma fábrica de perfil de alumínio podem contar com a SD-WAN, uma das soluções mais importantes atualmente.

Também conhecido como Software-Defined Wide Area Network, surgiu como uma alternativa para o problema de gerenciamento de redes e conectividade.

As organizações sabem que gerenciar a WAN sempre foi um trabalho caro e complexo, por outro lado, a SD-WAN é muito mais simples e ainda ajuda a melhorar o desempenho das redes.

Por meio da arquitetura computacional estruturada por softwares e hardwares, todas as conexões WAN são virtualizadas, além de oferecer diferentes serviços, com base nas necessidades e objetivos da empresa.

O recurso é capaz de criar redes de longa distância, bem como gerenciá-las e controlá-las de um único lugar. Outro ponto de destaque é a agilidade e a redução de custos, algo completamente diferente das WAN tradicionais.

Para funcionar, é necessário criar uma rede híbrida, levando em conta a aplicação e que seja capaz de resolver o tipo de canal de transmissão usado, como Wi-Fi, 4G ou banda larga.

Por que adotar o SD-WAN?

Uma loja de envelopamento de carros tem muitos motivos para investir em SD-WAN, e dentre os que mais se destacam estão:

  • Redução de custos;
  • Bom desempenho e produtividade;
  • Canais qualificados;
  • Mais segurança;
  • Adaptação em etapas;
  • Mais flexibilidade;
  • Controle de gerenciamento;
  • Aplica ações visíveis;
  • Autogerenciável.

Um dos maiores objetivos de qualquer organização é diminuir seus custos, e esta é uma das maiores vantagens de usar essa tecnologia.

A alternativa tradicional exige muitas alocações de recursos, ao passo que a SD considera o custo de cada tipo de transmissão e mostra um momento ideal para cada tipo de uso de internet.

Isso também implica em redução de custos de investimento em infraestrutura tecnológica, uma vez que a organização não precisa instalar servidores.

O tráfego é enviado automaticamente e de maneira dinâmica, por meio do caminho mais adequado e respeitando as condições de segurança e qualidade.

Isso ajuda a otimizar processos interligados, além de melhorar o desempenho das aplicações e a produtividade da companhia.

A tecnologia também considera a qualidade da rede para fazer transmissões de longa distância. Isso ajuda a identificar problemas ou falhas de segurança na rede, direcionando o tráfego de maneira segura.

Dentro de uma clínica de fonoaudiologia, o objetivo é a fluidez dos dados e a integridade das redes. Justamente por isso, o programa considera cada canal e faz sua qualificação, procurando evitar sobrecargas e quedas.

Outra preocupação constante entre as corporações é a segurança de dados, pois pelo fato de coletarem muitas informações, estas precisam aumentar o controle dos processos internos.

Qualquer departamento de TI deve prezar pela integridade dos dados, e o SD-WAN é a melhor ferramenta nesse processo.

Ela se utiliza de recursos fundamentais, como criptografia avançada e firewalls que só permitem o acesso aos dados a pessoas devidamente autorizadas.

A tecnologia também não precisa de novos protocolos de segurança ou de autorização de redes tradicionais, assim sendo, pode ser usada em redes balançadas, por meio de software e preservando os investimentos em segurança.

Uma empresa terceirizada de limpeza também deve investir em SD-WAN porque ela não precisa de um processo longo. Na verdade, pode ser inserida aos poucos para não prejudicar a rotina de trabalho.

Outra grande vantagem é sua flexibilidade, principalmente se comparada a outros serviços. A SD-WAN é flexível porque pode ser configurada por links, além de poder ser aplicada para diferentes situações e necessidades.

Por meio dela, a área de abrangência é maior, e caso o link dedicado e o MPLS (Multiprotocol Label Switching) não estiverem disponíveis em determinada região, é certo que links 3G ou 4G, bem como ADSL (Asymmetrical Digital Subscriber Line), estarão.

A ferramenta é gerenciada a partir de um único data center, por isso, opera de maneira muito mais assertiva.

Os usuários podem confiar em sua performance e qualidade de conexão, o que traz para o departamento de TI mais capacidade para automatizar e implantar o sistema, usando apenas uma interface de gerenciamento.

A SD-WAN também evita que uma fábrica de camisetas lisas tenha problemas com perda de pacote ou atrasos. Com isso, as aplicações ganham mais visibilidade e as redes se tornam mais eficientes.

Por fim, vale a pena investir nesse recurso porque ele possui inteligência superior no controle de tráfego. Isso quer dizer que depois que a SD-WAN é configurada, se torna autogerenciável.

Em outras palavras, é capaz de monitorar a qualidade da WAN, com base nos resultados e com isso tomar decisões em relação ao fluxo de tráfego das aplicações.

Funcionalidades da SD-WAN

Existem alguns usos comuns da SD-WAN dentro das empresas, e dentre os que mais se destacam estão:

1 – Acesso remoto integrado

Os eventos de 2020 fizeram com que muitas empresas precisassem mudar sua maneira de trabalhar, e muitos colaboradores passaram a atuar no modelo home office, que basicamente é modelo de trabalho de “escritório em casa”.

Só que o que deveria ser apenas uma medida de contingência se tornou uma tendência, e muitas organizações, como uma empresa de arquitetura, precisaram aprender a fornecer acesso seguro e simplificado aos seus funcionários.

A tecnologia VPN não é uma boa estratégia, sendo necessário investir em opções de conectividade remota que possam ser integradas aos sistemas de segurança contínuos.

Uma das melhores opções é a SD-WAN, que oferece tecnologia abrangente, capaz de lidar com as necessidades relacionadas à confiabilidade, desempenho e latência de escritório doméstico.

Seus recursos podem ser aplicados contra ataques de phishing e malwares que possam impactar os dados da corporação.

2 – Uso na tecnologia 5G

A expectativa em relação à internet 5G é muito grande por conta da velocidade de conectividade que vai oferecer, chegando a ser superior a muitos serviços de internet banda larga.

Eles são fáceis de provisionar e permitem que novas filiais sejam inseridas, mas a tendência é que as empresas de assistência técnica geladeira electrolux e de diversos outros segmentos se tornem cada vez mais 5G.

Nesse sentido, elas podem usar o SD-WAN para backup e para aumentar a confiabilidade da conexão. Isso porque conforme a tecnologia se populariza, os custos com pacotes de dados serão menores, fazendo com que as conexões 5G WAN sejam mais atraentes.

3 – Inteligência artificial e automação

A inteligência artificial e o aprendizado de máquina vão automatizar as redes WAN. Desde 2021, os fornecedores começaram a automatizar seus serviços, e o objetivo é criar uma plataforma unificada, que ajude a controlar e a centralizar as políticas de segurança.

Com isso, também é possível garantir a qualidade dos serviços, dos aplicativos e dos dispositivos. Ademais, os operadores de TI de uma empresa de conserto de computadores conseguirão garantir QoS de ponta.

4 – Conexão multi-nuvem

As empresas precisam fornecer acesso simplificado à internet da filial, à medida que os aplicativos passam a utilizar a tecnologia SaaS, também conhecido como “software como serviço”. A melhor opção para isso são serviços baseados em nuvem.

Vários provedores de SD-WAN fizeram parcerias com plataformas SaaS para simplificar o acesso e tornar a conexão mais rápida.

Eles vão continuar aprimorando a profundidade da parceria com soluções em nuvem para melhorar a confiabilidade de QoS.

Considerações finais

Utilizar a tecnologia SD-WAN é trazer mudanças importantes para o negócio e acompanhar tendências que facilitam os processos internos.

Neste artigo, você viu de que maneira esse recurso pode ser aplicado em todas as vantagens que pode trazer para as companhias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!